Promobit
Artigos

Vale a pena comprar celular 5G no Brasil em 2021?

Os aparelhos com internet 5G costumam ser mais caros e nem sempre mais potentes que aparelhos 4G equivalentes.

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

23 de mai de 2021

0 comentários

Compartilhe:

Com tantos smartphrones compatíveis com a rede 5G chegando ao Brasil, um questionamento é inevitável: a nova internet móvel já não está entre nós? Embora algumas operadoras disponibilizem conexões bem superiores ao 4G, o 5G de fato ainda não chegou e diante deste cenário fica a dúvida se vale a pena comprar um celular 5G atualmente.

Situação do 5G no Brasil

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

A nova rede de internet móvel só vai chegar de fato ao Brasil quando for realizado, pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o leilão das frequências destinadas para o 5G, de 700 MHz, 2,3 GHz, 3,5 GHz e 26 GHz. O leilão está previsto para o segundo semestre de 2021, mas mesmo após a sua realização, as operadoras vencedoras vão precisar instalar a estrutura necessária para o pleno funcionamento, e como se não bastasse o 5G necessita de um número maior de antenas que o 4G para atingir todo o seu potencial. 

Enquanto esse cenário pleno não se configura, alguns fabricantes de smartphones e operadores de telefonia móvel dão alguns empurrõezinhos para acelerar o processo, mesmo que não se trate da conexão 5G em sua totalidade. O 5G DDS (Dynamic Spectrum Sharing ou Compartilhamento Dinâmico de Espectro), usa de frequências já existentes e também utilizadas nas redes 2G, 3G e 4G com velocidades superiores ao atual 4G, cerca de 400 MBPS, porém a expectativa com o 5G puro é chegar a velocidade na casa dos gigabytes. 

Aparelhos no mercado nacional compatíveis com 5G 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Atualmente é grande a lista de aparelhos compatíveis com internet 5G, seja o 5G de verdade ou o 5G DDS, um sinal de que as fabricantes estão dispostas a trazer aparelhos compatíveis com a nova rede de internet móvel é o destaque dado ao 5G nas embalagens do produto e nas campanhas de marketing dos aparelhos. 

Apesar de um novo smartphone 5G mais barato do mercado chegar às lojas a cada mês, os modelos com suporte às redes de maior velocidade ou já são aparelhos topo de linha e por consequência mais caros como a linha Galaxy S21 e iPhone 12 ou são smartphones intermediários que poderiam ser bem mais baratos e apresentar desempenho equivalente ou superior caso não tivessem suporte ao 5G, como podemos ver no Galaxy A32 ou no Moto G 5G.

Mas afinal, vale a pena comprar um celular 5G no Brasil?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

A resposta para o questionamento principal deste artigo é: depende. O grande detalhe em relação ao 5G é que trata-se de uma tecnologia que ainda não foi implementada no país e que pode demorar cerca de dois anos para começar a ser disponibilizada comercialmente em grande escala. Usar a compatibilidade com o 5G como um critério importante para decisão de compra não é uma boa opção, afinal você provavelmente vai pagar mais caro para ter uma tecnologia que não sabe quando vai usar. 

Ainda levando em consideração o tempo que o 5G vai demorar para estar consolidado no país, é provável que os smartphones mais simples que suportam o 5G já estejam defasados quando a quinta geração de internet móvel estiver em pleno funcionamento. Ainda tem o fato de estarmos em um momento de viagens internacionais restritas, o que enfraquece o argumento de usar o 5G em outros países.

Um celular 5G atualmente só vale a pena se for um algo a mais no aparelho, não um fator primordial para a compra, como acontece nos aparelhos topo de linha que já custam muito caro e nesses casos faz sentido o consumidor exigir o que há de mais moderno no momento. 


Com 4G ou 5G, celular em promoção é aqui no Promobit. para economizar ainda mais confira o cupom Americanas ou cupom Submarino.