Campanha Amazon APP Day
Promobit
Promobit Explica

O 5G vai tirar minha parabólica? Saiba o que ficou decidido

Então quer dizer que o 5G vai tirar a minha parabólica? Sim, mas o edital aprovado pela Anatel define quais as medidas para solucionar o impasse.

Avatar do membro Txai Zerbeto

Txai Zerbeto

6 de mar de 2021

0 comentários

Compartilhe:

Com a aprovação do edital para licitação da tecnologia 5G no Brasil pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), ficou determinado que as operadoras que adquirirem lotes do 5G também serão responsáveis pela distribuição de receptores e antenas menores para quem ainda utilizar antenas parabólicas.

Essa decisão foi tomada após o longo debate sobre o que aconteceria com quem utiliza parabólica para TV aberta, uma vez que essas antenas ocupam as mesmas “avenidas” no céu que a tecnologia 5G. A banda C, que transmite TV via satélite para a parabólica, atua na frequência de 3,7 GHz a 6,45Ghz. Já o 5G deverá utilizar a frequência de 3,3 GHz a 3,7GHz. Com essa sobreposição, haveria interferência na nova tecnologia.

O 5G vai tirar minha parabólica mesmo?

5G vai tirar minha parabólica

Sim e não. Conforme o edital, as operadoras que comprarem lotes da banda de 3,5 GHz, o 5G “puro”, deverão distribuir antenas menores, assim como receptores para quem usa antena parabólica. Além disso, também ficou estabelecido que os aparelhos serão instalados pelas operadoras e não pelos clientes.

Ou seja, o 5G vai tirar sua parabólica, mas em compensação as operadoras fornecerão os novos equipamentos para que seja feita a substituição.

Esse processo será coordenado por uma entidade (ainda a ser criada), que também será responsável pela entrega e instalação dos equipamentos. Segundo o conselheiro da Anatel Carlos Baigorri, o processo será como o da troca da TV analógica para a versão digital.


Aproveite as ofertas no Promobit e economize mais nas suas próximas compras. Aqui você encontra as melhores ofertas de smartphones e ainda pode pagar menos com um cupom Magazine Luiza, cupom Americanas ou cupom Submarino.