Take a fresh look at your lifestyle.

5G no Brasil: já é possível usar a nova geração de internet móvel?

Algumas empresas já anunciaram suas opções de internet 5G, porém trata-se de uma versão prévia do que está por vir.

O leilão das radiofrequências que serão usadas para a internet 5G que estava marcado para 2020 foi adiado para 2021 e, quando a internet 5G parecia uma realidade ainda mais distante do Brasil, a Claro anunciou que passaria a oferecer a internet 5G em algumas localidades já este ano. Mas afinal, como está o atual cenário do 5G no país? Neste artigo abordamos a expansão do 5G no Brasil e quais as localidades que já estão na quinta geração da internet móvel. 

Quer receber avisos sempre que aparecer smartphone em promoção?

O que é a internet 5G?

A internet 5G é mais que apenas velocidade, ela vai permitir que inúmeros objetos sejam conectados constantemente e possibilitar mais do que apenas downloads e uploads muito rápidos, mas também  que múltiplos dispositivos estejam conectados simultaneamente e trocando informações entre eles simultaneamente. Com tal cenário, ambientes e até cidades inteligentes e conectadas tornam-se cada vez mais reais.

Os principais pontos da internet 5G são velocidade, capacidade e latência. A velocidade da internet 5G deve chegar a 20 Gbps enquanto o atual 4G é de 1 Gbps o que na prática significa que o download de um arquivo de vídeo que demora 2 minutos no 4G será feito em 3 segundos com o 5G. Já a latência refere-se ao tempo de resposta entre os dispositivos conectados, fundamental para ambientes em que é necessários que aparelhos troquem dados constantementes. Assim como a capacidade de suportar um número muito maior de dispositivos em uma mesma área. 

Leia mais:

Situação do 5G no Brasil em 2020

Para que esse cenário que atualmente parece mais um filme futurista saía do papel é necessário que as radiofrequências frequências por onde o sinal do 5G vai transitar sejam leiloadas pela Anatel para que, a partir daí, exista uma estrutura em que seja possível as operadoras de telefonia móvel oferecerem planos com internet 5G com tamanha capacidade. 

Serão leiloadas faixas de uso regional e nacional e de diferentes frequências. O leilão estava marcado para acontecer no final de 2020, porém, foi adiado para 2021 devido à pandemia. O que não impediu as principais operadoras que atuam no país de apresentar suas versões iniciais da internet 5G.

Prévias do 5G

Entre as operadoras de telefonia móvel que atuam no mercado brasileiro, a primeira a anunciar a sua conexão 5G foi a Claro, durante o anúncio do Motorola Edge em julho de 2020. Na sequência, as demais operadoras anunciaram primeiras ações e começaram a disponibilizar o sinal de internet 5G em diferentes localidades e áreas de cobertura específicas. 

Entretanto, enquanto não houver o leilão das frequências o que teremos até o momento é o 5G de tecnologia DSS (Dynamic Spectrum Sharing ou Compartilhamento Dinâmico de Espectro), que usa de frequências já existentes e usadas também em outras conexões, como 2G, 3G e 4G, para distribuir conexões 5G que são, de fato, superiores às velocidades atuais, mas que não atingem todo o potencial ao qual a internet 5G pode chegar utilizando as frequências que ainda serão leiloadas. O 5G disponibilizado atualmente pelas operadoras pode ser considerado um “aperitivo” do que estar por vir. 

Claro

A Claro foi a primeira a oferecer internet 5G DSS durante o lançamento do Motorola Edge e Edge+ no Brasil. Porém apenas o primeiro é compatível com o 5G da Claro. A operadora é a que mais disponibiliza informações sobre sua cobertura 5G até o momento e para ter acesso as conexões mais rápidas da empresa o usuário precisa aderir ao plano Pós de 50 GB, com preço de R$ 295,89 mensais que dá direito a adquirir o Motorola Edge, aparelho compatível, com desconto.

Quer receber avisos sempre que aparecer Motorola Edge em promoção?

De acordo com a Claro, o 5G DSS é capaz de conexões até 12 vezes mais velozes que o 4G convencional e atualmente o sinal 5G está disponível em regiões específicas das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. Na capital paulista, o sinal da Claro é encontrado em algumas localidades da zona Sul, nos bairros de Moema, Vila Olímpia, Paraíso, Jardins e na região da avenida Paulista, Vila Madalena, entre outros.  Já no Rio, o 5G da Claro está em vários locais dentro de uma extensão que estende-se de parte da barra da Tijuca até parte do leme. 

Tim

Após testes em 2019 nas cidades de Florianópolis, Campina Grande na Paraíba e na mineira Santa Rita do Sapucaí usando a frequência de testes de 3,5 GHz quando obteve velocidades na casa de 1 gigabit por segundo, a TIM anunciou os primeiros locais com disponibilidade para o 5G DSS que começam a funcionar agora em setembro. São eles Bento Gonçalves no Rio Grande do Sul, Itajubá em Minas Gerais e Três Lagoas no Mato Grosso do Sul. Porém não existem ainda planos específicos com o 5G da empresa.

Vivo

A vivo anunciou o inicio do seu sinal 5G, também DDS  em julho de 2020, de forma gradual, mas sendo no total o mais abrangente em número de cidades, porém restrito a pequenas regiões. São elas:  

  • São Paulo: regiões da Avenida Paulista, Vila Olímpia e Berrini.
  • Brasília: Eixo Monumental, Esplanada dos Ministérios e shoppings.
  • Belo Horizonte: regiões de Savassi e Afonso Pena.
  • Salvador: Pituba e Itaigara.
  • Rio de Janeiro: Copacabana, Ipanema e Leblon.
  • Goiânia: região central da cidade.
  • Curitiba: Centro Cívico, Alto da Glória, Batel e Água Verde.
  • Porto Alegre: Moinhos de Vento, Avenida Carlos Gomes e Shopping Iguatemi.

Aqui no Promobit você confere as melhores promoções de smartphone. Modelos da melhores marcas podem ficar ainda mais baratos aproveitando o cupom Americanas ou cupom Submarino.

O que você achou desse post?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
Veja também
Comentários

Novo comentário
cancelar
Responder comentário:

Quer receber alertas de novas postagens?

Receba notificações em seu navegador!