Promobit
Guia de compras

Quais as melhores marcas de TV no mercado brasileiro?

Para saber quais as melhores marcas de TV, analisamos cada uma das principais para que você tenha uma ideia inicial de seus produtos e serviços.

Avatar do membro Bruno Braga

Bruno Braga

16 de abr de 2023

0 comentários

Compartilhe:

O mercado brasileiro de televisão se mantém rico em possibilidades, mesmo com tantas idas e vindas das marcas. O ano de 2021 foi muito movimentado nesse quesito, com grandes nomes retornando e outros saindo, como a Sony e Panasonic, que pararam de fabricar em terras nacionais, e a Toshiba que retornou em parceria com a Multi. Em contrapartida, alguns dos principais nomes como LG e Samsung seguem como gigantes do meio. Com tantas marcas, pode ser difícil escolher entre uma ou outra e saber qual de fato é a melhor marca de TV. Pensando nisso, nós fizemos uma análise de todas elas, avaliando a qualidade dos produtos, assistência técnica, sistema operacional, entre outros quesitos para apontar qual a melhor marca de TV em 2023.

Melhores marcas de TV

Confira os preços

SamsungMelhor marca com destaque QLED
LGMelhor marca com destaque OLED
TCLMarca custo benefício 
PhilipsModelos intermediários
PhilcoAlternativa em modelos intermediários
AOCModelos de entrada
ToshibaVariedade de modelos custo benefício
AiwaMenção honrosa

Samsung

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Sendo referência em toda uma gama de produtos eletroeletrônicos em geral, a marca sul-coreana segue sendo não só uma das melhores marcas de TV, mas também como a maior fabricante de televisores no mundo. E um de seus diferenciais está não só em sua qualidade, mas pela amplitude de modelos que agradam desde usuários mais simples até os que buscam uma televisão mais tecnológica possível.

Seus modelos de entrada, à partir de 32 polegadas, possuem resolução HD ou até mesmo 4K, e podem ser uma boa opção para games, filmes de ação ou esportes. Esses modelos mais simples apresentam taxa de atualização de 60 Hz, podendo aumentar em seus modelos intermediários e premium, chegando até os 120 Hz. As opções de topo de linha da marca chegam até a resolução 8K com a tecnologia Neo QLED, que tem como função principal produzir altos níveis de brilho e contraste nas imagens exibidas. A pouco menos de um ano atrás, a Samsung criou a linha The Frame, que consistem em TVs entre 43 a 65 polegadas, tendo não só a tecnologia QLED, mas também acabamento Matte, que impede que reflexos de luz atrapalhem a imagem, e com o diferencial de ser uma TV que vira um quadro com o Modo Arte.

E uma das grandes usabilidades mais atuais nas Smart TVs Samsung, é o aplicativo da Xbox, que permite a transmissão de jogos em alta qualidade do serviço Gamepass através do Cloud Gaming. Com isso, o usuário consegue jogar utilizando seu controle do Xbox direto na TV sem a necessidade de possuir um console. Os produtos da marca, sejam aqueles mais baratos ou os voltados ao público premium, apresentam boa qualidade de construção e configurações, mas ainda assim, a Samsung acumula grande quantidade de análises negativas.

As reclamações, em sua maioria, são sobre defeitos que as TVs da marca podem apresentar após o término da garantia e o mau atendimento prestado pela assistência técnica. As TVs Samsung contam com sistema operacional Tizen, plataforma bem completa e fácil de usar, com boa variedade de apps e que raramente apresenta lentidão.

Compre agora a Samsung The Frame na Amazon   

LG

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Sem dúvidas, a principal concorrente da Samsung no que diz respeito a televisões, batendo de frente tanto no quesito qualidade como na amplitude de produtos para diferentes gostos e faixas de preço. A fabricante possui catálogo com inúmeras opções, indo de TVs com resolução apenas HD e chegando ao 8K, mas atualmente o número maior de opções encontra-se nas TVs com resolução 4K e a qualidade do produto costuma ser condizente ao preço. As TVs mais baratas da marca podem ser encontradas por cerca de R$ 1.000, mas a qualidade de construção e software atenderão só aqueles que esperam apenas o básico, como resolução HD.

Nas TVs 4K, os modelos de entrada costumam ser bastante completos para a categoria, normalmente com telas IPS convencionais. Para opções mais avançadas, as telas contam com a tecnologia tecnologia NanoCell, sendo uma bela evolução em comparação às de entrada quando o assunto é a imagem. Os modelos com essa tecnologia são capazes de reproduzir uma gama de cores e um brilho maior, resultando em cores mais fiéis e imagens que agradam mais aos olhos; o ângulo de visão continua amplo, como nos modelos de entrada. Já a profundidade da cor preta não é tão precisa quanto em uma TV OLED, mas o resultado pode agradar até mesmo os usuários mais exigentes.

Para 2023, a marca preparou grandes lançamentos para diferentes faixas de preços. As três linhas: G3 (premium), C3 (intermediárias) e B3 (nível de entrada), foram anunciadas em Março, com variações de tamanho que vão desde 42 até 83 polegadas, todas com telas OLED e resolução 4K.

As TVs LG possuem o sistema operacional WebOS. É a plataforma mais completa, fluida e com melhor usabilidade entre todas as smart TVs do mercado. Ainda assim, trata-se de um sistema fechado, que pode ficar devendo um ou outro aplicativo não tão comum, portanto verifique se a TV tem aquilo que você procura antes da compra. Um outro elemento presente em algumas TVs da marca é o controle Smart Magic, que possui inteligência artificial e permite controlar inúmeras funções do aparelho por comando de voz. 

Compre agora a LG OLED C2 EVO na Amazon   

TCL

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Saímos de duas gigantes consolidadas no meio para uma marca mais nova, que vem crescendo a cada ano e se tornando um sinônimo de boas televisões também. A chinesa TCL chegou ao Brasil em 2016, e rapidamente ganhou muita popularidade por possuir aparelhos de qualidade e da mais alta tecnologia com uma boa relação custo benefício. O modelo C715 foi a primeira TV da marca com resolução 4K e tela QLED a chegar no Brasil, se destacando não só por possuir boa parte dos principais recursos presentes em aparelhos do mesmo nível, como HDR10+ e Dolby Vision, mas também por ser a opção mais barata.

Em 2022, os modelos da marca ganharam uma maior notoriedade, aparecendo em diversas listas de melhores TVs custo benefício, principalmente para quem gostaria de uma tela nova para acompanhar a Copa do Mundo, com o modelo C835 tendo grande destaque entre TVs top de linha com preços mais acessíveis. Para 2023, a marca busca a melhor definição e resolução do mercado com o modelo QLED C645, e aposta em uma tela gigante de 95 polegadas com o modelo C735. 

Um de seus diferenciais também se dá pelo seu sistema operacional, o Google TV, que está presente desde os modelos mais simples, como a P725. O sistema se trata de uma evolução do Android TV, e permite uma grande capacidade de personalização por parte do usuário, além de transicionar entre apps de uma forma bem fluida. De forma geral, é uma marca que fica dentro da média em todos os quesitos, priorizando a qualidade de imagem em praticamente todos os modelos.

Compre agora a TCL C635 na Amazon     

Leia também:

Philips

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Marca estabelecida no Brasil a quase um século, com inúmeros produtos, e também sendo uma referência em televisões, só que com um foco mais claro. A Philips possui uma grande abrangência em TVs de entrada e de nível intermediário, com bons recursos e resolução 4K até em modelos mais simples. 

A principal tecnologia divulgada pela Philips como diferencial em seus aparelhos é o Ambilight que, através de uma série de pequenos LEDs localizados na parte lateral traseira da TV, projeta na parede as cores e tonalidades predominantes na imagem. O sistema operacional utilizado pela marca é o Android TV, que permite uma conexão prática com smartphones e outros dispositivos, além de possuir diversos aplicativos. 

Em modelos mais atuais, a Philips combina a tecnologia Ambilight, com uma tela LED, permitindo uma resolução em 4K. Tudo isso justifica sua presença entre as melhores marcas de TV como uma forte concorrente no meio de televisões, por saber juntar suas características próprias com algumas das principais tecnologias do mercado.

Por conta de seu foco em TVs não tão avançadas, os modelos top de linha da Philips podem parecer um pouco atrasados quando comparados aos das marcas citadas anteriormente, porém, a fabricante se restabeleceu nesse segmento com o lançamento da Philips The One no final de 2022. Com modelos de 55 até 75 polegadas, a The One soube manter as características da marca, junto dos principais recursos presentes em TVs premium, com um design refinado e uma boa qualidade de imagem. 

Compre agora a Philips PUG7406 na Amazon  

Philco

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Uma marca de grande importância no Brasil, sendo uma das responsáveis pelo desenvolvimento da TV e do rádio no país, também possuindo uma ampla variação de produtos. Ao falarmos sobre as melhores marcas de TV, a Philco também é um destaque por possuir opções custo benefício. São modelos mais simples porém com qualidade para suprir as principais necessidades. 

Sua variedade de modelos vai desde televisores de 24 até 86 polegadas, com opções mais básicas tendo telas em LED ou LCD, e as mais avançadas e recentes com telas QLED. Tal qual a Philips, televisores Philco costumam vir com Android TV como sistema operacional, mas alguns modelos possuem a Roku TV como S.O., sendo um ponto a se observar no momento da compra. 

As duas principais linhas da Philco são a Smart, que são aparelhos com conectividade e internet e suporte para download de apps, porém mais básicas; e a linha Fast Smart, que possui uma gama maior de recursos, como inteligência artificial e suporte para assistentes virtuais. O número de reclamações da Philco é muito maior que a maioria de suas concorrentes. Além disso, no segmento de TVs, a marca opta por oferecer produtos de baixo custo, portanto é muito mais comum ouvirmos relatos de problemas relacionados à baixa qualidade de construção.

Esse é o principal ponto sobre as televisões da Philco: esteja ciente de que está adquirindo um produto mais acessível, construído de forma que possa ser oferecido por preço menor do que o praticado por empresas concorrentes e que visa oferecer experiência básica satisfatória.

Compre agora a Philco Roku TV na Amazon  

AOC

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Apesar de ser amplamente conhecida como uma fabricante de monitores para computador, a AOC também se destaca como uma das melhores marcas de TV por possuir bons modelos de entrada, ideal para quem procura um produto decente e com preço acessível. Apesar de não possuir uma grande linha de televisores e com poucas variações de tamanho, os aparelhos da AOC se destacam por apresentarem bons recursos até nos modelos mais simples, como TVs LCD com suporte a HDR. 

Por toda sua expertise em monitores, a marca possui linhas voltadas para jogos, com telas dedicadas ao público gamer, que buscam um equilíbrio entre qualidade de imagem e bom tempo de resposta. Outro ponto de destaque em TVs AOC é a quantidade de opções de conectividade que os aparelhos possuem, já que geralmente são um dos pontos fracos de modelos de entrada. 

Entre opções de 32 polegadas com resolução Full HD, até as de 50 polegadas com resolução 4K, as televisões da AOC podem variar entre Xmart e Roku TV como seu sistema operacional. A mesma dica que demos em relação à Philco vale para a AOC: As TVs AOC estão entre as mais baratas do mercado e, portanto, não chamam atenção pelo visual, sistema operacional ou características sonoras. São produtos de entrada que visam atender àqueles que desejam o básico.

Compre agora a TV AOC Roku TV na Amazon 

Toshiba

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Após algum tempo fora do mercado nacional, a Toshiba retornou no ano de 2021, em uma parceria com a brasileira Multilaser. Com aparelhos de fabricação 100% nacional, a parceria entre as marcas resultou em bons aparelhos custo benefício, e com uma grande variedade de modelos, com opções que vão de TVs LCD, até QLED e D-LED. 

Seus modelos também apresentam uma boa variação de recursos nas TVs mais modernas, como upscalling para conteúdos abaixo do 4K e comando de voz através da assistente virtual Alexa da Amazon. Os modelos atuais da marca também contam com suporte para HDR10 e Dolby Vision Atmos. A linha C350 se tornou um sinônimo de Smart TV boa e barata com bons recursos, com seus modelos mais recentes recebendo uma atenção na qualidade de áudio.  

Um de seus diferenciais é a plataforma Smart Vidaa, que está presente desde os modelos mais básicos até os com configurações mais complexas. A plataforma tem como foco de usabilidade a integração com aplicativos de streaming, como Disney+, Netflix e Prime Video, além de ser facilmente customizável e podendo ser controlado pelo celular através de um app. O tempo fora do mercado serviu para a marca retornar com conceitos atualizados e figurar na lista de melhores marcas de TV.

Compre agora a TV Toshiba na Amazon    

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Menções honrosas

Procuramos destacar as marcas de maior abrangência, notoriedade e que são sinônimo de qualidade no meio, mas é importante salientar que essas não são as únicas marcas de TV presentes no Brasil. Conheça algumas opções alternativas dentre as melhores marcas de TV:

A Aiwa, marca japonesa famosa por aparelhos de som, retornou ao mercado brasileiro em Julho de 2022 como parte do grupo MK, com televisões de 32 até 55 polegadas, com alguns dos principais recursos e tecnologias da atualidade e utilizando Android TV como sistema operacional. Desde então, a marca vem ascendendo como uma boa opção custo benefício também. 

Conheça mais sobre a TV Aiwa.

Compre agora a TV Aiwa na Amazon   

Uma opção nacional são as TVs da Britânia, marca amplamente conhecida em território nacional por diversos eletrodomésticos. Em 2021 passou a lançar suas Smart TVs, também possuindo uma boa variedade de tamanhos, e não fazendo feio quanto a tecnologia e os recursos presentes, tendo modelos de 55 polegadas, com resolução 4K e tecnologia D-LED. 

As TVs Britânia possuem um sistema operacional próprio, desenvolvido em parceria com a Netflix, sendo uma variação do sistema Linux. Esse é um ponto que costuma dividir opiniões entre consumidores, uns o acham prático e intuitivo de ser utilizado, e outros já o acham bem limitado. Vai da sua experiência e necessidade de uso. 

Conheça mais sobre a TV Britânia.

Melhores marcas de TV: Veredito

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O mercado de Smart TVs acaba sendo um tanto quanto delicado para o consumidor médio, que pode acabar perdido em meio a diferentes marcas e configurações. Por isso, é de suma importância reconhecer quais são as suas principais necessidades em um aparelho, e pesquisar antes de adquiri-lo de fato. Ao longo desta lista, detalhamos sobre marcas que oferecem aparelhos mais simples, junto de algumas boas opções intermediárias até as mais avançadas.

Dito isso, entre as melhores marcas de TV, Samsung e LG ainda lideram dentre as citadas por possuírem uma gama grande de diferentes modelos com alta qualidade. Portanto, ambas acabam sendo excelentes escolhas tanto para TVs menores e mais básicas, quanto para as maiores e mais complexas.

Importante reforçar que boa parte das marcas, incluindo as duas em destaque, acabam deixando um pouco a desejar em relação a resolução de problemas. Sabemos que cada caso é um caso e assim como clientes podem ser mal atendidos por empresas consideradas boas, é possível que sejamos bem atendidos por empresas com má reputação.


No Promobit você encontra os melhores descontos de Soundbar para a sua TV, e pode economizar ainda mais utilizando cupom Amazon .