Campanha Super Deals - Aliexpress
Promobit Explica

TV com ambilight vale a pena ou é só um recurso bonito?

As TVs com ambilight projetam luzes na parede de acordo com a cor das imagens na tela

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

26 de out de 2019

0 comentários

Compartilhe:

Um dos grandes desafios das fabricantes de TV é que seus telespectadores sintam-se imersos no conteúdo que estão assistindo ao sentarem em frente às suas telas. Em busca de aumentar a sensação de imersão, as marcas investem em televisores com telas curva, aparelhos com soundbar integrado para melhor o áudio e até a projeção de luzes coloridas de LED na parede, tecnologia chamada de ambilight

Na busca por essa maior imersão, a Philips desenvolveu a tecnologia ambilight com LEDS na parte traseira e lateral da TV, que projetam luzes na parede de acordo com as cores que estão sendo exibidas na tela. Mas será que o ambilight é útil ou apenas um recurso colorido?  

Além artigos e guias de compra, no Promobit você também encontra as melhores promoções de TV da internet!

O que é a tecnologia ambilight?

A tecnologia criada pela Philips está longe de ser nova e começou a ser comercializada ainda em 2005. O ambilight funciona muito antes da luz ser projetada no ambiente. As TVS com essa tecnologia possuem um processador exclusivo da fabricante que analisa cada quadro para identificar quais as principais cores que devem ser projetadas.

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Os LEDs localizados na parte lateral e traseira do aparelho reproduzem as cores e tonalidades predominantes de cada quadro que foram identificadas pelo processador da TV. A cada novo quadro, uma nova análise é realizada, porém o processo é praticamente simultâneo ao que está sendo exibido em tela e a exatidão na tonalidade das cores aliada ao sincronismo com a imagem dão a impressão de que a imagem está expandida.  

Utilidade do recurso ambilight

Visualmente a tecnologia ambilight chama a atenção, embora aparente ser apenas uma tentativa de transformar o ato de assistir TV em uma experiência sensorial, existem utilidades de fato na tecnologia. Pelo menos é o que argumenta a Philips, já que de acordo com a fabricante, o recurso proporciona melhora na percepção do contraste da imagem. 

Outra utilidade defendida pela empresa é para a saúde dos olhos, pois as TVs com tal funcionalidade são opções adequadas para serem assistidas com a luz apagada sem prejudicar a visão. A iluminação proporcionada pelo recurso diminui significativamente o esforço visual em locais escuros. 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

As TVs da Philips com a tecnologia permitem a personalização de uso, desde configurações pré-definidas como “relaxar”, com cores mais frias e menos intensas, à troca constante de luzes e cores durante a reprodução de músicas e games. A função também funciona com a tela desligada, auxiliando na composição do ambiente.  A TVPhilips PUG64/12/78 de 65 polegadas e ambilight já esteve disponível no Promobit por R$2.940,10

TV com ambilight vale a pena?

Por ser uma tecnologia que já está há quase 15 anos no mercado, já é possível afirmar que as TVs com Ambilight até agradam a uma parcela dos consumidores, mas não é um recurso com grande adesão, já que outras fabricantes não desenvolveram suas versões de projeção de LEDs na parede que reproduzem as cores que estão em tela. 

O recurso melhora a percepção do que está sendo exibido em tela e pode ser uma boa forma de criar ambientações sem fazer mudanças drásticas na decoração do cômodo, porém para a maioria dos consumidores é provável que o Ambilight seja um recurso a mais do aparelho, não um fator decisivo na hora de escolher qual TV comprar


Modelos com as tecnologias mais avançadas podem sair ainda mais baratos aproveitando o cupom Americanas. Está de olho em um modelo específico? Fique atento, pois durante a Black Friday ele pode estar com um preço imperdível.