Campanha Super Deals - Aliexpress
Promobit
Guia de compras

TV TCL é boa? Conheça as vantagens e modelos da marca

Conheça um pouco mais sobre a história da TCL e as características das TVs da marca.

Avatar do membro Bruno Braga

Bruno Braga

11 de abr de 2024

0 comentários

Compartilhe:

A TCL é uma gigante mundial no ramo de eletrônicos e entre os produtos que fabrica estão smartphones, computadores, caixas de som e televisores. A empresa chinesa já ocupou o posto de maior vendedora de TVs a cores do mundo e, embora esteja presente no Brasil a menos tempo que marcas mais tradicionais como Samsung e LG, a TV TCL desperta o interesse de muitos consumidores. Porém na hora da compra sempre surge a dúvida: será que a TV da TCL é boa? Confira algumas informações da marca e indicações de modelos.

TV TCL é boa?Conheça os modelos

TCL P735Acessível e tela grande
TCL S5400AModelo mais barato
TCL P635Ótimo custo-benefício 
TCL C635QLED acessível
TCL C645Modelo gamer com tela QLED
TCL C835Boas cores e completa em recursos
TCL C845Melhor TV de mini LED na marca

TCL P735 – Acessível e tela grande

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Para quem deseja uma TV grande para sua sala ou quarto, mas não quer gastar muito na compra, a TCL P735 é uma boa opção. O modelo está disponível nos tamanhos de 65 e 75 polegadas, mas lembre de como escolher o tamanho ideal de TV para sua casa. Entre os grandes destaques do modelo estão a resolução 4K, sistema operacional Google TV, que permite inclusive controlar somente por comandos de voz, e design minimalista, com bordas bem finas.

Sobre a imagem, a P735 vem com HDR para melhorias nas cores exibidas e tecnologias de aprimoramento de som e imagem Dolby Atmos e Dolby Vision para maior imersão nos conteúdos. Para quem gosta de jogar, possui entrada HDMI 2.1 para gráficos melhores e mais rápidos, e ALMM para diminuir a latência nos consoles da nova geração.

Compre agora a TCL P735 no Mercado Livre

TCL S5400A – Modelo mais barato

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Agora, se o que procura é uma TV menor bem baratinha, nossa indicação é a TCL S5400A. Disponível nos tamanhos 32, 40 e 42 polegadas, o modelo possui resolução Full HD e vem equipado com o sistema Android TV. A S5400A também possui tecnologia Dolby Audio para maior imersão e HDR10 para aprimoramento das imagens.

Mesmo sendo um modelo mais acessível, seu design é bem moderno, com bordas finas e pézinhos e V que garantem maior estabilidade nas superfícies. Para a conexão, o televisor conta com entrada USB, Wi-Fi e Bluetooth. O controle é bem intuitivo e possui Google Assistant para comandos de voz e já vem com Chromecast integrado, deixando a TV muito mais funcional e inteligente.

Compre agora a TCL S5400A na Amazon

TCL P635 – Ótimo custo-benefício

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Sendo a boa relação custo-benefício o principal destaque da marca, a P635 é uma TV intermediária da TCL que representa essa característica da melhor maneira. O modelo pode ser adquirido no tamanho de 43, 50, 65 e 75 polegadas, e conta com resolução 4K, com painel LCD e frequência de 60 Hz. A grande característica de sua imagem é o seu contraste bem definido, junto a uma boa nitidez, ângulo de visão agradável, suporte a HDR10 e micro dimming. 

A TCL P635 conta com dois alto-falantes na parte inferior do aparelho com 10W de potência cada, e a qualidade é digna de uma TV intermediária, com destaque nas frequências médias e uma definição mais tímida nos agudos e graves. Sua conectividade é composta por 3 entradas HDMI 2.1 e uma USB 2.0, junto a uma saída de áudio digital. E mesmo sendo um modelo intermediário, seu preço costuma ficar abaixo de modelos de entrada de marcas como Samsung e LG.

Compre agora a TCL P635 na Amazon

TCL C635 – QLED acessível

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

A TCL C635 é um modelo com painel QLED de 50 ou 55 polegadas com preço mais acessível para quem quer mais que o básico. O modelo conta com Google Assistant para comandos de voz e sistema operacional Google TV, com interface bem intuitiva e de fácil navegação. As outras tecnologias de aperfeiçoamento de imagens são HDR, Wide Color GAMUT, para deixar as cores mais reais e detalhistas, e Dolby Vision. Boas imagens não serão problema para este modelo.

O som também é um dos destaques, já que seu sistema sonoro é assinado pela ONKYO, empresa especialista em experiência sonora profissional. O modelo também conta com ALMM, taxa de atualização de 120 Hz, HDMI 2.1 e MEMC para quem curte jogar.

Compre agora a TCL C635 no Amazon

TCL C645 – Modelo gamer com tela QLED

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

A TCL C645 é um dos modelos QLED gamer com melhor custo-benefício do mercado atualmente. Disponível nos tamanhos de 50, 55 e 65 polegadas, ela também vem com o sistema operacional Google TV.

Os televisores QLED já possuem uma boa imagem por conta da tecnologia do painel, mas a experiência se torna ainda melhor com as tecnologias de aprimoramento HDR10+, Dolby Vision, algoritmo TCL habilitado para AiPQ Engine 3.0. Os jogos também ficam com gráficos mais estáveis com taxa de atualização de 120Hz, MEMC, AMD FreeSync, Dolby Vision Gaming, Game Master, HDMI 2.1 e DLG (Dual Line Gate) para ajuste automático da latência.

O sistema de som DTS-HD & Virtual-X garante um som 3D pelo ambiente de forma otimizada e o Dolby Atmos aumenta a imersão. O design do modelo é bem minimalista, com bordas bem finas, que deixam o ambiente mais elegante e moderno.

Compre agora a TCL C645 na Amazon

TCL C835 – Boas cores e completa em recursos

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Partindo para os modelos mais premium, com o mais alto nível de qualidade de imagem e diversos recursos, a TCL C835 é uma Smart TV premium recomendada para diversas finalidades. Sua tela contém um painel QLED de resolução 4K e taxa de atualização de 144 Hz, com painel VA e iluminação por Mini LEDs. Sua imagem se destaca pelo alto brilho que pode ser ajustado, ótima nitidez, contraste de alto nível, cores vivas e bem definidas abrangendo 96% do padrão DCI-P3. 

Recursos extras como IMAX Enhanced, HDR10+ e Dolby Vision IQ também estão presentes. Além da imagem, sua qualidade de áudio também se sobressai, tendo um sistema feito pela ONKYO, com 60W de potência distribuídos em um subwoofer e em canais 2.1, além de contar com suporte a Dolby Atmos. Com isso, o áudio da C835 abrange diferentes tipos de frequências, em um áudio de alta qualidade que dispensa o uso de um soundbar. Em sua traseira encontram-se 4 portas HDMI e duas portas USB 2.0.

Compre agora a TCL C835 na Amazon

TCL C845 – Melhor TV de mini LED na marca

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O segundo modelo premium citado é a TCL C845. Para começo de conversa, seu painel QLED é feito de mini LED, que garante mais definição das cores e tons de preto e branco mais equilibrados, já que cada pixel se ilumina de forma individual. Os resultados são imagens mais perto do real, brilho e contraste melhores e menos reflexos independente do ângulo de visão.

O sistema de som possui 2.1 canais com subwoofer com som stereo que espalha melhor os audio pelo ambiente, muito bom para otimizar a experiência de assistir um show, por exemplo, além de contar com Dolby Atmos. O modelo conta ainda com Modo Esporte e Modo Filme com configurações específicas para cada conteúdo. 

O processador é capaz de fazer otimizações em tempo real com base nas cenas transmitidas e tecnologia IMAX Enhanced para uma verdadeira experiência de cinema em casa. Para os jogos, além do Modo Jogo, possui AMD FreeSync Premium Pro para evitar “rasgos” na imagem durante as partidas.

Compre agora a TCL C845 na Amazon

Vantagens das TVs TCL

Google TV

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

A plataforma Google TV destacou-se por sua interface amigável para usuários que já possuem celulares com o mesmo sistema operacional e a grande biblioteca de aplicativos presente na interface do Google, incluindo as opções de jogos da biblioteca do Google Play.

A compatibilidade não reflete-se apenas no visual já familiar, mas também na experiência de uso em que os comandos podem ser feitos por comando de voz e com o auxílio do Google Assistente, assim como nos smartphones.

O que já funcionava bem, está aperfeiçoado no Google TV que foi a atualização da anterior Android TV que mantém os méritos de ampla biblioteca, boa capacidade de personalização e suporte aos comandos de voz com uma interface mais fluida e agradável visualmente. A nova versão encontra-se nas TVs da TCL atuais.

Recursos interessantes e avançados

Certamente a maior vantagem dos televisores da TCL está na sua boa relação de custo-benefício, sendo modelos que, apesar de não serem os melhores do mercado em nenhuma faixa de preço, são competitivos em todas elas por apresentarem recursos interessantes sem custos elevados.

Desvantagens

Analisando comentários na comunidade do Promobit e nos relatos de usuários em outras plataformas, como o Reclame Aqui, não encontramos uma queixa constante sobre os modelos e a marca, apenas episódios isolados, aos quais todas as fabricantes estão sujeitas. Um ponto que pode ser considerado negativo para alguns clientes é o tempo de garantia dos televisores, que é de 1 ano. Porém o período é o mesmo que as líderes de mercado Samsung e LG oferecem aos seus clientes.

Provavelmente, a principal desvantagem da TCL seja a ausência de um modelo incontestável, um aparelho que dentro de sua categoria seja o mais completo possível (já que nenhum produto é completo), e tal realidade é consequência da escolha da marca em entregar bons produtos por preços competitivos, fazendo com que algum item ou funcionalidade receba menos atenção para que outro seja priorizado e o preço continue abaixo da média do mercado.  

História da TCL

Conhecer um pouco da trajetória de uma marca ajuda a elaborarmos uma opinião sobre ela e, no caso da TCL, há muita história para contar. De forma resumida, a empresa surgiu na China com a sigla TCL – Telephone Communication Limited, em 1985, como fabricante de telefones fixos e, após crescimento constante, tornou-se uma marca global com destaque na fabricação de televisores a partir de 2003, alcançando posteriormente a liderança de vendas global no setor em 2005.

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Na trajetória da empresa, é frequente a expansão para novos mercados adquirindo marcas tradicionais que estão em baixa ou prestes a encerrar as atividades, como na compra da alemã Schneider e na parceria com a francesa Thomson.No Brasil, a TCL chegou apenas em 2016, após parceria com a também tradicional fabricante brasileira SEMP, e desde de então a marca aumenta sua fatia no mercado brasileiro de televisores. 

O que está por vir da TCL em 2024?

Assim como suas concorrentes, a TCL anunciou novos modelos de televisão que serão lançados ao longo do ano, e que visam abranger diferentes segmentos, tamanhos e tecnologias. Entre as novidades anunciadas na CES no início do ano estão a S1G, com resolução 4K, compatível com HDR Pro+ e Dolby Atmos, e com grandes variações de tamanho, indo de 43 até 85 polegadas, prometendo um grande foco no brilho da tela. 

Outra novidade ficou na amplitude da linha Q, com os modelos Q6, Q6-Pro, QM7 e QM8. A Q6 abrange opções de 43 a 98 polegadas e painel QLED, com a variação Q6-Pro possuindo Full Array Local Dimming, brilho de até 600 nits, com tamanhos de 50 a 85 polegadas. Os outros dois modelos são TVs top de linha, com a QM7 contando diversos recursos para a otimização de imagem para o consumo de jogos além dos 120 Hz nativos, e a QM8 tendo painel antirreflexo, som de 2.1.2 canais e tendo opções de 65 até 98 polegadas. 

E como já se tornou um padrão da empresa nos anúncios para o ano, a TCL costuma surpreender com uma tela gigante, nesse caso sendo o modelo QM89 com impressionantes 115 polegadas, com retroiluminação Mini LED e Quantum Dots, tendo brilho máximo de 5.000 nits. Infelizmente, ainda não há a confirmação do lançamento oficial desses modelos no Brasil.

TV TCL é boa: por que comprar uma TV da TCL?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

A TV da TCL é boa e vale a pena sim o investimento. A marca é atualmente a segunda maior fabricante de telas do mundo e uma das referências em vendas de TV no mercado global.

Os modelos da empresa comercializados por aqui são em média boas opções no quesito custo-benefício. São TVs que apresentam recursos interessantes e com valores acessíveis a uma parcela maior da população, tornando-se boas opções para quem busca a primeira TV 4K, a primeira TV com mais de 50 polegadas ou a primeira TV QLED com preço mais baixo que os concorrentes.

Custando valores que cabem em mais bolsos e com configurações capazes de agradar uma boa parcela de usuários, a TCL é uma marca que possui em seu catálogo de TVs modelos capazes de agradar a maioria dos consumidores.


Além de descobrir se a TV da TCL é boa, no Promobit você encontra os melhores preços para centenas de produtos, como as melhores promoções de celular. Aproveitando algum cupom de desconto a compra de seus produtos ficam ainda mais baratos.