Campanha AMazon Dia das Mães
Guias de Compra

TCL P725 é boa? Básica de 2022 da TCL vem com Google TV

Modelo básico da TCL é sucessora da bem avaliada P715 e destaca-se pelo sistema Google TV.

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

20 de jun de 2022

0 comentários

Compartilhe:

As TVs da TCL ficaram conhecidas nos últimos anos por apresentarem boas especificações e preço, vantajoso, a famosa relação custo-benefício. Mesmo em comparação aos principais concorrentes do mercado, Samsung e LG. Para dar continuidade a tal posicionamento de marca, a TCL trouxe ao Brasil a TV 4K P725, substituta da TV P715 e que traz atualizações interessantes, como o novo Google TV. Para saber se a TV TCL P725 é boa para exibir seus conteúdos audiovisual favoritos, confira nossa análise da ficha técnica.

Design e conexões

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

A TV da TCL possui aspectos positivos e negativos em sua construção. Visualmente a parte frontal apresenta tinta metalizada que deixa a TV com aparência mais sofisticada, apesar de ser feita em plástico, além de bordas reduzidas. Os pés em formato de “v” invertido são presos a TV por dois parafusos em cada um deles e proporciona boa estabilidade sobre a superfície. 

Na traseira o visual é menos atrativo, com base que recebe as conexões elevadas da tampa que protege a tela, o que deixa a TV não tão espessa, como a BU8000 da Samsung, TV de entrada da Samsung para 2022.  Falando em conexões a P725 conta com 3 portas HDMI, o que pode ser pouco a depender da quantidade de aparelhos que precisa conectar, 2 portas USB, enquanto as conexões sem fio ficam por conta do Bluetooth 5.0 e Wi-Fi Dualband. 

Resolução e recursos de imagem e aúdio

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Disponível em versões de 55, 65 e 75 polegadas a TCL P725 possui painel VA e as características deste tipo de painel também oferecem vantagens e desvantagens a depender do que o usuário procura ou prefere. Esse tipo de tela proporciona níveis de preto melhores que nas telas IPS, porém a intensidade das cores é apenas burocrática e o ângulo de visão inferior. Tudo isso com resolução 4K a 60 Hz. 

Entre as tecnologias de aperfeiçoamento de imagem e som encontramos o HDR e Dolby Vision, tecnologia semelhante ao HDR, mas presente apenas em alguns serviços de streaming, assim como o Dolby Atmos, recurso de som que, em tese, acrescenta noção espacial ao áudio, porém não espere resultados incríveis em uma TV com falantes limitados e dentro da média do mercado: 20W divididos em dois canais de 10W.  

Para jogos o modo game faz apenas o básico, baixando o input lag quando os jogos estão em tela e, apesar da TCL P725 possuir portas HDMI 2.1, não há suporte a VRR (Taxa de Atualização Variável), inclusive a P725 está limitada aos 60Hz e resolução 4K também em jogos. 

Google TV, o que muda? 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O Google TV é a versão atualizada do Android TV, uma plataforma que já era conhecida pela ampla biblioteca de aplicativos, a maior entre os sistemas para Smart TVs, mas que agora também apresenta maior fluidez na transição entre Apps. A capacidade de personalização permanece grande, inclusive com a possibilidade de instalar alguns aplicativos presentes apenas por aqui, principalmente jogos, sempre tendo em mente que o processador das TVs de uma forma geral não são tão otimizados para tal aplicação.

Visualmente o sistema permanece ocupando toda a tela ao ser acionado, o que pode ser incômodo para quem prefere as soluções da Samsung com Tizen e LG através do webOS que exibe uma barra de acesso rápido ao sistema sem interromper o que está em tela, porém é possível fazer uso do Google Assistente através do microfone presente no controle remoto ou na própria TV para solicitar ações a assistente, como mudar de canal, aumentar o volume, entre outros. 

TCL P725 é boa? 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O preço médio da TCL P725 atualmente é de R$2.600 para o modelo de 55 polegadas, valor que faz com que o modelo concorra com outras opções de entrada da Samsung, BU8000 de 2022 e a AU7700 de 2021, ou com a LG  UQ7500 de 2022 ou a UP7750 de 2021. Outra opção também interessante é a anterior P715 da TCL que pode ser encontrada por valores mais acessíveis e com variedade maior de telas que a atual P725. 

Diante de tal cenário, a P725 chega ao mercado brasileiro para manter a proposta da sua antecessora, ser uma TV de entrada com bons recursos, preço um pouco mais baixo e com sistema Google TV, como diferencial e alternativa às plataformas proprietárias dos concorrentes que nem vão tão bem em quantidade de aplicativos disponíveis. 

A TCL P725 é boa, porém levemente inferior aos modelos da mesma faixa de preço de LG e Samsung se analisarmos apenas a ficha técnica, porém, em promoções futuras, deve aparecer por aqui o modelo da TCL poder ser uma alternativa com melhor custo-benefício entre as TVs 4K de entrada para comprar em 2022.


Aqui no Promobit você também encontra as melhores promoções de smartphones e para economizar ainda mais em suas compras aproveite algum cupom de desconto.