Campanha Super Deals - Aliexpress
Promobit Explica

Qual o melhor tamanho de TV para você? Saiba como escolher

O tamanho de TV ideal para o ambiente é uma das dúvidas comuns no momento de comprar um novo aparelho. Descubra como fazer a melhor escolha!

Avatar do membro Jonathan Robert

Jonathan Robert

17 de abr de 2024

0 comentários

Compartilhe:

Se você está pensando em trocar seu televisor antigo já deve ter se perguntado: qual o tamanho de TV ideal para a sala ou quarto? Afinal, este é um ponto tão importante quanto as outras especificações técnicas para que você aproveite o tempo em frente à TV de maneira confortável. Por isso, saiba como escolher o tamanho ideal e algumas dicas sobre o que ficar de olho para acertar na escolha da sua TV nova.

Mas antes, confira nossas indicações de melhor TV 50 polegadas para comprar em 2024, já que pode ser considerado a escolha segura de um tamanho médio que funciona bem na grande maioria dos ambientes.

Melhor TV 50 polegadas

TCL C645Melhor TCL 50 polegadas 
Samsung CU8000Melhor Samsung  barata 
TCL P635Melhor TV custo benefício
Samsung Neo QLED QN90CMelhor TV 50 polegadas para jogos 
LG NANO77TV LG custo benefício 
Samsung Q60CTV 50 polegadas com design ultrafino 
Philips 50PUG7907/78Melhor TV Philips barata
Samsung QLED The FramePara compor o ambiente
LG UR8750PSAMelhor TV LG barata 
10ºSamsung CU7700TV de entradapara esportes

Medindo a distância entre TV e sofá

Para descobrir como escolher o tamanho de TV é importante saber a distância que você ficará do aparelho. Para isso, utilize uma trena, fita métrica ou instrumento parecido para medir a distância entre TV e sofá, cama ou do local onde pretende ficar. 

Como os televisores atuais são finos e ficam bem próximos da parede, você pode medir a distância a partir da parede ou móvel que o aparelho ficará instalado. Não se preocupe em partir do ponto exato em que você estará ao assistir a TV, o importante é ter a distância aproximada. Abaixo você encontra uma tabela com as distâncias recomendadas para cada tamanho de TV.

Tamanho da telaMedida diagonal da telaLargura/altura (sem base)Distância entre TV e sofá
TV 32 polegadas80 cm73 x 44 cmaté 1,50 metro
TV 40 polegadas100 cm89 x 50 cmentre 1,50 e 1,80 metros
TV 43 polegadas108 cm94 x 53 cmentre 1,80 e 2 metros
TV 49 polegadas123 cm107 x 60 cmentre 2 e 2,10 metros
TV 50 polegadas126 cm112 x 65 cmentre 2,10 e 2,30 metros
TV 55 polegadas139 cm121 x 68 cmentre 2,30 e 2,40 metros
TV 58 polegadas146 cm130 x 76 cmentre 2,4 e 2,65 metros
TV 65 polegadas164 cm143 x 80 cmentre 2,65 e 3 metros
TV 75 polegadas189 cm165 x 96 cmmais de 3 metros

A distância para  aproveitar a resolução 4K é medida usando como base o ângulo de visão mais comum de 30 graus. O Rtings, veículo especializado em avaliações de TVs, usa este método, e define também a distância ideal para aqueles que preferem assistir à televisão mais de perto.

É comum ver tabelas que definem a distância recomendada multiplicando a medida diagonal da tela por 1,5. Essa regra é utilizada por algumas fabricantes desde o surgimento do 4K, e embora seja um pouco diferente do modelo utilizado neste texto, não lhe privará de aproveitar sua nova TV.

Lembramos que a distância recomendada é apenas aproximada e baseada em um cenário ideal. Além do formato do ambiente e da posição do televisor, você pode optar por uma TV menor ou maior do que o recomendado. A decisão final pode variar de acordo com as preferências individuais.

Você também pode optar por uma TV menor mesmo que sua sala seja grande, mas, nesse caso, pode não aproveitar todos os benefícios do 4K. É recomendado assistir à TVs 4K mais perto da tela, justamente para que a diferença entregue pela alta resolução seja percebida.

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Diferenças entre os tamanhos de TV

É possível que a distância da TV fique no meio termo entre um tamanho e outro. Nestes casos, é importante saber a diferença entre os tamanhos de televisor. Cada polegada é aproximadamente equivalente a 2,54 centímetros. Portanto, você pode calcular apenas multiplicando o tamanho em polegadas da sua TV por 2,54 para saber qual o tamanho aproximado da tela. Confira na imagem a seguir a diferença em números, ilustrada pela Panasonic:

polegadas da tv

Como podemos ver, uma TV de 55 polegadas é 21% maior do que uma de 50 polegadas. Na prática, a diferença é notada dependendo do tamanho da sua sala e do ângulo de visão. 

Tipos de painel

Após decidir o melhor tamanho de TV para você, é normal ficar com dúvida em relação ao ângulo de visão. Se o que você busca é o melhor ângulo de visão, a opção deve ser TVs com telas OLED, já que por serem composta por pixels que emitem a própria luz, ficam mais próximos ao painel, tornando o ângulo de visualização mais abrangente. Em um ângulo de até 180° graus é possível ter uma visualização da tela praticamente sem distorções. Porém, apesar dos melhores ângulos e de ter a melhor qualidade de imagem, as TVs OLED são, em média, as mais caras.

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Caso queira ou precise economizar e o ângulo de visão será algo em torno de 70º graus, recomendamos a compra de uma televisão com painel IPS. Esse tipo de painel mantém a qualidade de imagem em ângulos mais acentuados, mas sacrifica um pouco o contraste geral e tem menos qualidade que painéis QLED ou OLED.

Agora, caso queira economizar o máximo possível, o ângulo não é um problema e você assiste à TV de frente, a recomendação é que opte por um televisor com painel VA, como os presentes em TVs de entrada da Samsung e da TCL, por exemplo. Esse tipo de painel perde qualidade de imagem em ângulos mais acentuados, mas tem contraste superior ao IPS quando visto de frente.

Leia também:TV Samsung ou TV LG: Qual a melhor?

Outros pontos importantes para escolher o melhor tamanho de TV

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Além da distância, alguns outros quesitos podem melhorar a sua experiência em frente a TV enquanto consome seus conteúdos favoritos, seja de perto ou de longe. É importante saber estas informações pois tamanhos como os de 32 e 43 polegadas, geralmente, são opções mais limitadas.

Resolução da tela

Já falamos sobre o tipo de painel, porém a resolução também deve ser considerada quando fizer sua escolha. As TVs com resolução mais alta oferecem imagens mais nítidas, com melhores níveis de brilho e com maior riqueza de detalhes. Atualmente, a mais comum no mercado é a Ultra HD ou 4K (2160p), mas você também pode encontrar opções mais baratas em Full HD (1080p) e até mesmo em 8K. 

Se estiver em uma distância muito perto, por exemplo, as telas 4K oferecem imagens melhores que a Full HD por não deixar os pixels tão aparentes.

Brilho e Contraste

TVs com brilho e contraste alto permitem uma experiência de visualização muito melhor, especialmente em ambientes muito iluminados com luz natural ou artificial. As telas OLED são as que oferecem os melhores resultados em contraste, com pretos profundos e brilho intenso. As TVs QLED também oferecem uma visualização imersiva superior à painéis IPS ou VA. 

Tecnologias disponíveis

As tecnologias para melhorias de imagem disponíveis nos modelos também podem elevar a experiência e deixar ainda mais imersiva. O HDR e o Dolby Vision, por exemplo, são recursos que fazem melhorias nas cores, brilho e contraste de forma automática para exibir mais detalhes em partes claras e escuras das cenas. Fique de olho nas especificações do modelo escolhido para ter certeza quais tecnologias são suportadas.


No Promobit você encontra as melhores promoções de TVe pode economizar ainda mais com os cupons de desconto!