Campanha Super Deals - Aliexpress
Promobit Explica

Qual a diferença entre fogão comum e fogão por indução?

Nós explicamos em detalhes qual a diferença entre o fogão comum, o fogão elétrico e o fogão por indução, para você não ter mais dúvidas

Avatar do membro Yolanda Moretto

Yolanda Moretto

12 de mar de 2018

0 comentários

Compartilhe:

O fogão é um dos eletrodomésticos mais importantes em uma residência, sendo utilizado para cozinhar, fritar e preparar diversos tipos de comida, podendo ser usado inclusive para esquentá-las.

Existem diversos modelos de fogão no mercado atualmente e é fácil encontrar boas promoções de fogão, desde os modelos mais simples, como os fogões de piso, até os arrojados cooktops, usados principalmente em cozinhas planejadas, beneficiando o ambiente ao economizar espaço e se envolver melhor com a decoração.

O que há em comum em todos eles é que, na hora de comprar o eletrodoméstico, é importante ter certeza de estar comprando um modelo que irá atender suas necessidades e não te deixará na mão.

Boca Fogão

Para ajudar na hora de realizar essa escolha, tiramos aqui as dúvidas de quais as diferenças entre os fogões tradicionais e aqueles que funcionam por indução, além de mencionar os fogões elétricos. As funcionalidades dos três tipos são bastante parecidas, sendo que as diferenças residem em como se dá o aquecimento do alimento.

Fogão a gás

O fogão a gás é o tipo mais comum e funciona tanto com botijão quanto com gás encanado. A vantagem é que, além de ser mais fácil encontrar fogões desse modelo, você não precisa se preocupar com a energia que irá ele consumir e pode utilizar qualquer panela no preparo de seus alimentos.

A desvantagem, no entanto, é que o gás é um material perigoso, podendo ocorrer vazamentos. Por isso é importante que a instalação do fogão e do botijão sejam feitas por mão de obra qualificada, sempre seguindo as medidas de segurança.

Você pode encontrar bons preços desse tipo de fogão em promoção nas Americanas.

Como funciona o fogão a gás?

Esse tipo de fogão funciona a partir de gás natural ou gás propano, que flui da válvula principal até um cano bifurcado que leva a cada uma das bocas do eletrodoméstico, regulando a intensidade do gás liberado e, dessa forma, mudando a intensidade da chama produzida. Esses fogões costumam utilizar também uma ignição elétrica, para gerar a faísca que, em contato com o gás, cria a chama.

Fogão elétrico

Já um dos tipos de fogão mais procurados atualmente é o elétrico. Como o nome sugere, o aparelho funciona com eletricidade, o que faz com que a precisão de temperatura seja quase perfeita, diminuindo o tempo de preparo. A praticidade também é um fator bem relevante, já que ele pode ser instalado em um lugar de melhor acesso, principalmente se for um cooktop.

Mas lembre-se: é necessário que a instalação seja feita por um profissional. A desvantagem é o alto consumo de energia e o fato de que nem todas as panelas podem ser utilizadas com o eletrodoméstico. Na dúvida, utilize panelas com fundo reforçado e dê preferência para aquelas feitas de ferro ou de aço.

Como funciona o fogão elétrico?

Como o nome sugere, o fogão elétrico funciona por meio de eletricidade, fazendo com que ele não precise produzir fogo para esquentar os alimentos. De forma simples, o fogão transforma a energia elétrica em energia térmica para que você possa cozinhar.

Cooktop por Indução

Fogão por indução

Já os modelos por indução também utilizam energia elétrica, mas a diferença é que o aquecimento se dá por indução eletromagnética. Com esse tipo de indução, o aparelho cria um campo eletromagnético entre a parte interna e o interior da panela que, por sua vez, gera correntes que circulam entre os objetos e aquecem a panela e o que ele contém.

O fogão por indução também tem a vantagem de esfriar rapidamente após o seu desligamento, o que não ocorre com o fogão elétrico.

Mas também não é possível usar todo tipo e panela com o fogão por indução. Se você pretende adquirir um modelo desse tipo, fique com as panelas de aço inox, fundo triplo ou ferro fundido. Para saber se sua panela pode ser usada neste fogão, você também pode testá-la colocando um imã na base exterior da panela: se o imã grudar, ela pode ser usada.

Como funciona o fogão por indução?

O sistema de indução utiliza ondas eletromagnéticas para gerar calor e aquecer o alimento, dispensando a chama do fogão convencional, assim como acontece no caso do fogão elétrico. A diferença deste fogão para o elétrico é que, como ele não aquece na base, não há o risco de queimaduras.

Quais as principais marcas à venda no Brasil?

A Electrolux, a Brastemp e a Consul oferecem ótimas opções de fogões elétricos ou por indução no mercado. Separamos alguns exemplos para você conferir.

Fogão por indução IC80 Electrolux

Com 4 bocas e um visual extremamente moderno, o modelo IC80 apresenta 9 níveis de potência para você preparar suas refeições, além de trazer um timer digital, para que você não corra o risco de esquecer sua comida no “fogo”. O fogão mede 78 centímetros de largura e 52 centímetros de profundidade, com 6,5 centímetros de altura.

fogao inducao electrolux

Fogão Brastemp BDD75AEUNA

O modelo bivolt de 5 bocas BDD75AEUNA da Brastemp possui angulação para permitir um melhor encaixe da panela no suporte. Seu material principal é o vidro, o que facilita em muito a limpeza do eletrodoméstico, além de aumentar sua praticidade. Possui painel digital, mas não traz timer. Tem 73 centímetros de largura, 46 centímetros de comprimento e 8,6 centímetros de altura.

Brastemp BDD75AEUNA

Fogão a Gás 4 Bocas CD060 Consul

O fogão a gás da Consul traz botões que permitem um controle fácil sobre o eletrodoméstico, além de possuir bocas com o tamanho ideal para propiciar praticidade e um bom design. A grande diferença deste fogão para os outros fogões à gás é que ele é um cooktop, ou seja, não é a peça inteira com forno embutido.

Consul CD060AE

Onde comprar fogões elétricos ou por indução?

Hoje em dia é fácil encontrar esses modelos de eletrodoméstico à venda nos principais varejistas do Brasil, como Americanas e Walmart, sendo possível também encontrar promoções na Ricardo Eletro e cupons de desconto Submarino para deixar sua compra ainda mais em conta.

Faça sua Lista de Desejos no Promobit e acompanhe sempre as melhores promoções de fogões elétricos e fogões por indução no ecommerce brasileiro.


Achou interessante comprar um desses tipos de fogão? Então aproveite nossas promoções de fogão, como um fogão 4 bocas, fogão 5 bocas ou fogão 6 bocas!