Take a fresh look at your lifestyle.

Como funciona o fogão por indução

Saiba como funciona o fogão por indução e quais os benefícios que ele pode trazer para sua casa

0

Os modelos de fogão por indução têm chamado atenção de quem quer uma cozinha reformada, com um ar mais moderno na casa, e também de pessoas que querem abrir mão de utilizar o gás para preparar seus alimentos.

Entre as vantagens dos fogões por indução estão a segurança – já que ele não utiliza gás nem fogo -, economia de energia e um design pessoal para o seu espaço de alimentação, já que como precisa ser instalado em bancadas, ele é ótimo para cozinhas planejadas. No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como ele funciona e quais os cuidados que deve-se tomar com um desses aparelhos.

Leia também:

O funcionamento do fogão por indução

O fogão por indução é um tipo de fogão elétrico, ou seja, funciona com base na energia elétrica e não gás, como os fogões convencionais (este podem ou não ter entrada para energia elétrica, mas ela serve apenas para produzir o estalo que acende a chama no acendimento automático).

A principal diferença então entre os modelos por indução e os modelos simplesmente elétricos é o modo como o aquecimento é feito no aparelho. No caso dos fogões elétricos, o aquecimento da panela é feito diretamente pela eletricidade, que circula por fios internos do aparelho e se concentram no metal embaixo das bocas, fazendo com que estes se aqueçam e, consequentemente, aqueçam a panela.

Mas os fogões por indução, como adiantamos, são um pouco diferentes. Eles utilizam também energia elétrica, mas o aquecimento se dá por indução magnética. Isso significa que o aparelho cria um campo eletromagnético entre a parte interna e o interior da panela que, por sua vez, gera correntes que circulam entre os objetos e aquecem a panela e o que ela contém.

Cooktop Brastemp BDJ77

 

Quer receber avisos sempre que aparecer Fogão por indução em promoção?

Vantagens dos fogões por indução

Esse método de aquecimento traz várias vantagens para o usuários. Primeiro, a segurança. Como não possui chamas e seu aquecimento se dá por indução eletromagnética, a superfície desse fogão não fica quente para as mãos humanas. Isso é ótimo se você tem crianças em casa, já que elas não irão se queimar se encostarem acidentalmente na superfície do aparelho (ou se você for um pouco distraído). O fogão por indução também esfria rapidamente após seu uso.

Por ter a superfície lisa, é mais fácil também limpar o aparelho e fazer sua manutenção. Outro ponto para levar em consideração na hora de comprar um fogão do tipo é sua eficiência: enquanto é verdade que ele consome mais energia elétrica, ele também é capaz de aquecer e resfriar com maior precisão e velocidade.

Panelas para fogão por indução

Não é possível usar todo tipo de panela com o fogão por indução. Se você pretende adquirir um modelo desse tipo, fique com as panelas de aço inox, fundo triplo ou ferro fundido. Para saber se sua panela pode ser usada neste fogão, você também pode testá-la colocando um ímã na base exterior da panela: se o imã grudar, ela pode ser usada.


Além de ótimos preços para fogão, você também encontra no Promobit ofertas de eletrodomésticos de diversos tipos e pode ainda aproveitar os cupons de desconto que selecionamos para você. Não deixe ainda de ficar ligado em nosso blog para mais dicas de consumo!

Veja também
Comentários

Novo comentário
cancelar
Responder comentário:

Quer receber alertas de novas postagens?

Receba notificações em seu navegador!