Campanha Super Deals - Aliexpress
Promobit
Promobit Explica

Como funciona o fogão por indução?

Está na dúvida de qual eletrodoméstico comprar para preparar suas refeições? Veja como funciona o fogão por indução e quais os benefícios que ele pode trazer para sua casa.

Avatar do membro Rafaela Melo

Rafaela Melo

17 de ago de 2022

0 comentários

Compartilhe:

Sem tempo para leitura? Então aperte o play e ouça nosso conteúdo!

O fogão por indução vem ganhando popularidade nas cozinhas com pouco espaço, para quem deseja mais segurança ou deseja um eletrodoméstico com um ar mais moderno. Isso pois o aparelho é ultrafino, sem bocais elevados, já que não utiliza saída de fogo, fazendo-o ser também muito seguro com questões relacionadas à gás de cozinha. Mas por causa destas mudanças em sua usabilidade, surgem diversas dúvidas de como funciona o fogão por indução e se vale a pena mesmo fazer a troca do tradicional pelo modelo de última tecnologia do mercado. Confira o texto para saber mais.

Além disso, você pode encontrar aqui, dentro do Promobit, diversos eletrodomésticos e eletroportáteis para equipar a sua casa sem gastar muito com as melhores ofertas da internet, junto a diversos cupons de desconto. Aproveite a próxima Black Friday e se programe para economizar.

Como funciona o fogão por indução?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
fonte: banco de imagens

O fogão por indução é basicamente um modelo de fogão elétrico, já que seu uso é à base de energia elétrica e não a gás como os modelos tradicionais que hoje temos no mercado. Apesar de alguns modelos a gás terem uma parte de funcionamento elétrica para acendimento das chamas e outras funcionalidades, o modelo de indução não conta com a necessidade de qualquer outro recurso se não a eletricidade.

Mas mesmo o modelo de fogão de indução ser semelhante ao elétrico, suas características na forma de contato com a panela são diferentes. No caso de fogões elétricos, o aquecimento da panela é feito por meio direto da eletricidade, que circula por fios internos do aparelho e se concentra no metal embaixo das bocas, aquecendo assim a superfície do aparelho e a panela. 

Já a forma como funciona o fogão por indução é diferente, apesar de utilizar a eletricidade, o aparelho aquece por meio de indução magnética, ou seja, um campo eletromagnético entre a parte interna do aparelho e o interior da panela, gerando correntes que circulam entre os objetos e aquecem a panela e os alimentos. 

Vantagens e desvantagens do fogão por indução

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
fonte: banco de imagens

1. Ocupa pouco espaço

O modelo de indução é ótimo para quem possui pouco espaço de bancado, pois o mesmo não ocupa muito espaço. O aparelho é compacto e fino tornando-se apenas uma elevação na bancada, além disso não aquece nenhuma superfície senão as panelas em contato direto e estando ligado, tornando-se também um local de apoio nos preparos enquanto não estiver sendo utilizado para cozinhar os alimentos.

2. Segurança

Como mencionado anteriormente o aparelho não aquece a superfície e nem outros materiais como mão humanas em contato direto se não a panela, sendo o modelo mais seguro no mercado atualmente, evitando acidentes com fogo e até saída de gás (já que o mesmo não possui essa função). Além disso, alguns modelos contam com sistema de segurança para desligamento automático e até acionamento das bocas. 

3. Praticidade

Por conta da superfície lisa o aparelho se torna muito fácil de limpar e fazer sua manutenção. Mesmo após o uso basta esperar apenas alguns minutos para que as bocas “esfriem” e possa fazer a higienização se necessário. Já no aquecimento dos alimentos, esse modelo é ainda mais potente e veloz que os outros disponíveis no mercado. 

4. Consumo energético

Uma das desvantagens do fogão elétrico por indução é seu consumo energético. Apesar da economia gerada com o gás de cozinha é preciso mensurar se os benefícios que ele oferece e a economia com o gás compensam o uso de energia elétrica que ele terá. 

Uma dica é verificar o selo de classificação Procel do aparelho, dando preferência aos modelos com nota A. Inclusive, é possível fazer uma breve conta para ter uma noção de quanto será o gasto mesal do aparelho.

Veja aquiComo calcular o consumo de energia de um eletrodoméstico?

5. Preço

Um outro ponto de consideração no momento da compra de um fogão por indução é o preço. Apesar de diversas vantagens, esse tipo de modelo conta com um preço mais elevado em comparação com outros tipos de fogão presente no mercado. Dê preferência para a comprar em épocas de grandes promoções como Black Friday ou Semana do Consumidor onde é possível encontrar modelos por um preço abaixo do valor de mercado.

6. Limitação de utensílios 

Incluindo o alto preço do aparelho, entra também a limitação de qual panela utilizar para fogão por indução. Esse aparelho só é compatível com modelos de aço inox, fundo triplo ou ferro fundido para que a indução eletromagnética ocorra. Uma boa dica na hora de comprar é levar um imã e testá-lo na base exterior da panela, caso ele grude é uma opção que pode ser usada no fogão por indução.

Vale a pena fazer a troca para o fogão de indução?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
fonte: banco de imagens

O fogão por indução vale a pena para quem tem como prioridade usufruir de seus benefícios, como a segurança que ele oferece e até mesmo o espaço e a praticidade, tendo em mente seus gastos imediatos com o aparelho, utensílios e instalação (caso necessário). Isso pois, o modelo não é um dos mais acessíveis do mercado e se um modelo tradicional ou elétrico consegue entregar o que você precisa por um preço que você está disposto a pagar talvez o investimento não seja necessário. Contudo, também é importante medir os prós e contras a longo prazo.


Agora que você já sabe como funciona o fogão por indução, não deixe de conferir a nossa seleção deeletrodomésticos em promoção para comprar o seu por ótimo preço. Garanta mais desconto na sua compra usando o cupom Shoptime e o cupom Americanas