Campanha Super Deals - Aliexpress
Promobit
Guias de Compra

Brastemp ou Electrolux: qual a melhor marca de fogão?

Brastemp e Electrolux disputam a preferência dos compradores quando o assunto é fogão e eletrodomésticos em geral. Confira qual delas é a melhor marca de fogão para você.

Avatar do membro Yolanda Moretto

Yolanda Moretto

29 de fev de 2020

0 comentários

Compartilhe:

Electrolux e Brastemp são duas grandes marcas fabricantes de eletrodomésticos aqui no Brasil e, na hora de procurar um novo modelo de fogão para sua casa, você com certeza irá se deparar com modelos delas. Ambas possuem modelos de diferentes faixas de preço e características variadas, para atender vários perfis de consumidores.

Neste artigo, vamos comparar algumas características de cada fabricante, analisar seus principais modelos, conferir seu atendimento de pós-venda e garantias e procurar responder qual é a melhor marca de fogão.

Fogão Brastemp

A Brastemp é uma das marcas mais procuradas quando o assunto é eletrodoméstico e isso também se aplica aos fogões. A empresa oferece uma grande variedade de modelos, desde fogões de piso, cooktops e de embutir, de 4 a 6 bocas, com tecnologia digital ou analógica e até com diferenciais, como grill, duplo forno, quadrichama, etc.

A principal vantagem de ter tantos modelos disponíveis é que os preços também variam bastante, sendo possível encontrar desde modelos populares e bem em conta até modelos premium. Além disso, os produtos da marca são considerados de ótima qualidade (é claro que isso também vai variar de modelo para modelo).

Fogão Electrolux

Outra marca bastante considerada pelos consumidores na hora de comprar fogões e cooktops, a Electrolux trabalha com eletrodomésticos que pesam mais para o premium, apesar de apresentar alguns modelos também mais em conta, variando desde fogões de 4 a 6 bocas, com modelos de piso, embutido e cooktop. As avaliações dos consumidores em geral consideram seus produtos bem construídos e confiáveis.

Características dos fogões

fogão gourmet

As duas marcas oferecem modelos extremamente variados de fogão, que podem ser de piso ou cooktop, a gás ou elétrico e alguns até mesmo por indução, com quantidades de bocas que podem ir de apenas 1 a até 6, com um ou dois fornos.

Seria impossível comparar todos os modelos das duas marcas para trazer uma análise total dos modelos de cada fabricante. Por isso, separamos apenas um modelo de cada marca. 

Caso esteja procurando por modelos específicos, você pode conferir nossa análise de melhores fogões para comprar em 2020.

O modelo de destaque da Brastemp é o Fogão de Embutir Inox BYS5VCR. Ele tem funcionamento a gás e um revestimento em inox, com mesa de vidro, que fazem com que seu design seja bastante atrativo. 

Em termos de tecnologia (que é o que mais nos interessa), ele tem interface touch para gerenciar as configurações do eletrodoméstico, timer com desligamento automático, acendimento super automático e prateleiras deslizantes no forno.

Já o modelo que trazemos como destaque da Electrolux é o Fogão de Piso 76DXW. Ele funciona a gás e traz como diferencial o forno duplo (também presente em outros modelos da Brastemp). Traz seis funções pré-programadas para facilitar o uso e vem com um termômetro para identificar a temperatura dos alimentos no forno, ajudando a chegar no ponto correto de preparo. O modelo também conta com timer digital, painel de controle touch e Grill Elétrico.

Em geral, os modelos mais avançados de cada fabricante trazem qualidade muito próxima, se diferenciando em alguns detalhes e faixas de preço apenas e com alguma vantagem para a Electrolux. Mesmo assim, ressaltamos que vale mais você analisar suas necessidades para um fogão do que apenas a marca do produto.

Atendimento ao usuário

Saber como usuários que já tiveram modelos das marcas se sentem sobre suas compras é uma ótima forma de conhecer melhor a empresas e seus produtos. Para isso, analisamos a reputação das empresas no Reclame Aqui e a opinião de membros da comunidade Promobit.

A Brastemp possui nota 7,8 no RA, com 99,7% das reclamações respondidas, o que são ótimas métricas para a empresa. O índice de solução de problemas é de 83% e mais de 60% dos usuários voltariam a fechar negócio com a marca.

Já a Electrolux conta com uma excelente nota no Reclame Aqui, 8,6, com incríveis 100% das reclamações respondidas. O índice de solução é de 91,6% e quase 80% dos usuários voltariam a fazer negócio com a marca.

De novo, uma ligeira vantagem para Electrolux, mas a Brastemp não fica muito atrás.

Brastemp ou Electrolux?

A diferença entre as duas marcas é pequena e provavelmente sua escolha vai depender mais do tipo de fogão que você está procurando comprar do que realmente uma das duas fabricantes. A Electrolux costuma oferecer produtos de nível mais premium, com algumas facilidades a mais que ajudam na correria do dia a dia, como o termômetro de forno. Mas, quando analisamos a parte prática de cada produto, as duas fabricantes oferecem produtos parecidos em praticidade, design e durabilidade.


As melhores promoções de fogão estão aqui no Promobit, seja um fogão 4 bocas, fogão 5 bocas ou fogão 6 bocas. Não se esqueça de usar nossos cupons de desconto para economizar ainda mais!