top amazon primeday
Promobit Explica

O que é caseína? Conheça mais sobre o suplemento e seus benefícios

A caseína é um suplemento muito utilizado para ganho muscular. Mas também contém propriedades que auxiliam na diabetes e pressão alta. Conheça mais sobre o que é caseína e todos os benefícios que ela traz.

Avatar do membro Rafaela Melo

Rafaela Melo

29 de jul de 2022

0 comentários

Dentre os diversos tipos de suplementos alimentares que temos disponíveis para nos auxiliar com objetivos estéticos ou de saúde, temos a caseína. Essa é uma propriedade presente em diversos alimentos de origem bovina como o leite, sendo 80% da composição da bebida que integra diversas receitas e refeições dos brasileiros. Ao consumi-la em forma de suplemento os benefícios como o ganho de massa muscular ou sensação de saciedade, por exemplo, são mais eficientes e presentes do que no consumo somente através dos alimentos. Por isso, hoje falaremos mais sobre o que é caseína, suas vantagens e desvantagens e quem pode ou não consumi-la.  

O que é caseína e para que serve?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Fonte: banco de imagens

A caseína é uma proteína muito rica em fósforo encontrada em maior quantidade no leite de origem animal, como o leite de vaca. E como já mencionamos anteriormente, é responsável por pelo menos 80% da composição do alimento, ou seja, está ricamente presente no leite, assim como em queijos, iogurtes etc. Mas mesmo em alta quantidade de consumo destes alimentos, somente a ingestão da proteína desta maneira não é suficiente se você deseja aproveitar os mais diversos benefícios que a caseína oferece. 

Atualmente o suplemento de caseína micelar é muito utilizado por pessoas que desejam um ganho de massa muscular. Isso pois a proteína apresenta propriedades de aminoácidos que auxiliam em todo o processo de manutenção do músculo até a ingestão dos alimentos da dieta. Mas também pode ser receitada por nutricionistas e nutrólogos como auxiliar em casos de perda de peso, por suas vantagens de saciedade, em pessoas com diabetes, já que diminui a absorção dos alimentos e ajuda a equilibrar os níveis de glicose e insulina, e até mesmo em pacientes com pressão alta, por controlar os níveis de enzima conversora de angiotensina (responsável pela contração dos vasos sanguíneos). 

Vale ressaltar que o uso de qualquer tipo de medicamento e suplemento deve ser feito com a prescrição e o acompanhamento de um profissional. Isso pois, se tratam de agentes que apesar de proporcionar diversos benefícios, se utilizados em doses erradas ou por pessoas com condições não favoráveis pode gerar outros problemas como o efeito contrário, problemas renais ou no fígado, por exemplo. 

Quais os benefícios à saúde ao ingerir a caseína?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Fonte: banco de imagens

Certamente já ficou mais que claro anteriormente como o uso da caseína pode ser benéfico em alguns casos, mas reunimos os principais pontos que fazem essa proteína ter tanta notoriedade dentre os suplementos, veja:

1. Promove o ganho de massa muscular

A caseína é usada normalmente por pessoas que desejam o ganho de massa muscular, sendo tão eficiente quanto o famosos Whey Protein, e sua principal diferença é o tempo de absorção, que é mais lento que o tradicional pós treino. Esse suplemento é muito utilizado por esportistas, pois oferece todos os aminoácidos essenciais favorecendo o ganho de massa magra.

2. Auxilia na sensação de saciedade

Um outro benefício muito notório na caseína é a eficiência no auxílio à perda de peso . Essa proteína é bem eficiente em equilibrar os hormônios da fome e saciedade. Além disso, é uma proteína pouco calórica contribuindo para uma dieta equilibrada.

3.Evita o catabolismo durante o sono

Por ser um suplemento de absorção lenta, auxilia a evitar o catabolismo (processo em que o corpo utiliza fibra muscular para obter energia para o organismo). Esse é um temor muito presente em pessoas que treinam ou que ficam longas horas em jejum, por isso a recomendação é que a caseína seja ingerida nestes momentos, como durante a noite, por exemplo.

Quem pode ou não tomar caseína?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Fonte: banco de imagens

A caseína, assim como todo medicamento e suplemento, possui contra indicações para o uso. Antes de tudo tornamos a ressaltar que o uso deve ser feito com a prescrição e acompanhamento de um profissional. Trouxemos alguns casos em que o uso da proteína não deve ser feita:

  • Pessoa alérgica à proteína do leite: como mencionamos a caseína é a própria proteína do leite animal, por isso o uso não deve ser feito;
  • Quem possui problemas renais: Ao ingerir grandes quantidades de proteínas o funcionamento dos rins podem ser prejudicados, por isso evite a ingestão da caseína micelar que é a proteína do leite em seu mais puro estado.

Pessoas intolerantes à lactose podem tomar caseína?

A intolerância a lactose é diferente da alergia ao leite, enquanto uma é direcionada à proteína do alimento, a lactose é o açúcar presente no leite do qual algumas pessoas tem intolerância. Por isso, quem está somente nesta condição pode fazer o uso do suplemento através de acompanhamento médico, pois algumas marcas podem ou não conter traços da lactose em sua composição. Uma dica é sempre verificar o rótulo e para intolerantes muito sensíveis é possível entrar em contato com o SAC da empresa para pedir o aval de consumo para a contaminação cruzada (quando o maquinário é compartilhado para fazer outros produtos que contenham a substância).


Agora que você já sabe o que é caseína aproveite nossas ofertas de suplementos. Para garantir ainda mais desconto nas suas compras utilize o cupom Amazon ou o cupom Centauro.