Campanha Aliexpress Divertimento ao ar livre
Promobit
Promobit Explica

Como saber se um suplemento é falsificado?

Separamos algumas dicas sobre como saber se um suplemento é falsificado para você poder cuidar da sua saúde com segurança e não cair numa cilada.

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

23 de mar de 2024

0 comentários

Compartilhe:

Promoções de suplementos costumam aparecer com certa frequência aqui no Promobit. Embora só aprovemos produtos originais e de lojas confiáveis, já que cada oferta é verificada individualmente antes de ser postada, muitos usuários ainda ficam com dúvidas sobre a procedência do produto. Para ajudá-lo a saber saber se o suplemento é falsificado ou não, separamos algumas dicas e pontos a se atentar no momento da compra.

A seguir, você vai conferir dicas práticas e informações que te ajudarão a olhar no seu próprio suplemento se ele é falso ou verdadeiro. Se você quer economizar ainda mais na compra do seu suplemento, cadastre-se no Promobit e adicione o produto almejado em sua lista de desejos, para não perder nenhuma promoção dele. Aproveite e confira também nossa seleção de melhores creatinas para comprar.

Melhor creatina: opções para melhorar seu treino

Growth Supplements CreapureCompre agora na Amazon
DUX Nutrition Creapure 100%Compre agora na Amazon
MAX TitaniumCompre agora na Amazon
Integralmédica HardcoreCompre agora na Amazon
Black Skull TurboCompre agora na Amazon
ProbióticaCompre agora na Amazon
VitaforCompre agora na Amazon

Como identificar um suplemento e quais informações devem estar no rótulo?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O primeiro passo para saber se o suplemento é falsificado é verificar a embalagem do produto. Segundo informações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), além do próprio nome do produto, a embalagem pode trazer: a categoria do nutriente fornecido pelo suplemento, a categoria da substância bioativa e da enzima, além da fonte da qual essa substância foi extraída. 

Além do nome, é dever do fabricante informar no rótulo, segundo a Anvisa: 

  • A quantidade recomendada para uso do produto e a frequência diária de consumo para cada grupo de pessoas e faixa etária; 
  • Advertências gerais e específicas, que variam de acordo com a composição ou forma de administração do suplemento; 
  • Restrição de uso, quando o produto não puder ser consumido por determinado grupo, como gestantes ou idosos; 
  • Tabela nutricional, com descrição das quantidades de nutrientes, substâncias bioativas, enzimas, probióticos;
  • Lista de ingredientes, com todos os constituintes usados na formulação; 
  • Declaração da presença de alergênicos, glúten e lactose.

Portanto, se no rótulo do seu suplemento alimentar não conter todas essas informações, mesmo que seja a presença ou ausência de algum componente, é melhor evitá-lo, pois a probabilidade de que ele seja falso é grande.

A aparência é importante

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Além das informações presentes no rótulo, outra fora de saber se o suplemento é falsificado é prestar atenção também na aparência dele. Marcas reconhecidas prezam bastante pela embalagem e apresentam produtos chamativos e vibrantes, algumas vezes coloridos, mas também pendendo para o cinza ou preto brilhante, além de embalagens de boa qualidade e sem aspecto genérico que transmita impressão de que poderia haver qualquer produto em seu interior, ao invés de um suplemento.

Quando um suplemento alimentar chegar à sua casa, compare o rótulo dele com a foto do produto no site que você realizou a compra. Outra etapa é ver se ele está bem fechado ou se parece que foi reaberto. Verifique também o código de barras e se há a impressão de que o rótulo é o original ou se parece que ele foi recolocado. Se tiver qualquer dúvida, confira as informações do fabricante e entre em contato com o SAC da loja. 

Compre agora o Glutamine Natural 300g na Amazon 

Há suplementos que devem ser registrados na Anvisa, outros não 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Em 2018, ocorreu o marco normativo da categoria de suplementos alimentares. Isso quer dizer que o órgão regulatório criou uma série de normas para a comercialização e distribuição desses produtos. Dentre outros pontos, ela dispõe sobre os requisitos sanitários para a comercialização dos suplementos, estabelece os requisitos para a comprovação da segurança e dos benefícios dos probióticos usados, os limites de uso e rotulagem complementar dos suplementos. 

Portanto, é importante saber que é possível encontrar no mercado produtos que estejam dentro dessa adequação e produtos que não. Além disso, a partir das novas regras, nem todos os suplementos devem ser registrados na Anvisa, mas somente aqueles que contém enzimas ou probióticos. 

Os suplementos registrados são avaliados e aprovados pela Anvisa antes de irem para o mercado. O número de registro deve ser declarado na rotulagem do produto e pode ser conferido se for feita uma pesquisa no portal da Anvisa. Esse é um jeito de conferir se o suplemento que contenha enzimas ou probióticos passou mesmo pelos procedimentos sanitários e de segurança e se é original. 

Já os demais suplementos não precisam passar pela Anvisa, ou seja, seguem uma rota simplificada que facilita seu acesso. Em contrapartida, os fabricantes precisam declarar que atendem às regras e comunicar o início da fabricação ou importação do produto ao órgão local de vigilância sanitária (do estado ou município).

E como funciona a importação de suplementos?

A importação de suplementos é permitida, desde que a quantidade adquirida não caracterize comércio ou prestação de serviços a outras pessoas. Neste caso, seja no próprio suplemento ou na nota fiscal do produto, deve haver os dados do importador. 

Para verificar a veracidade do suplemento, é possível ligar no SAC da empresa e confirmar o número do lote do produto e bater os dados.

Lembre-se também de guardar as notas fiscais, porque se suas dúvidas com a importadora não forem solucionadas e você precisar fazer algum tipo de reclamação, ela vai ser mais efetiva se você tiver em mãos todos os dados e documentos possíveis sobre sua compra.

Quais os riscos do suplemento falsificado?

O grande risco dos suplementos falsificados é o de não consumir um produto que seja puro em relação aos componentes que o produto padrão possui, como no caso do tão procurado Whey Protein que quando falsificado, pode ter em sua composição não só o soro do leite, mas até maisena. Além  de consumir um produto que não vai entregar a mesma eficácia devido a ausência de ingredientes ou até de ingredientes adulterados, sempre existe o risco à saúde de expor o corpo a um produto em que não é possível saber ao certo a composição.

Como saber se o suplemento é falsificado depois de já ter comprado?

Ficou desconfiado de algum suplemento que já tinha adquirido ou que ganhou de alguém? Aqui vão alguns pontos que podem te ajudar a conferir a veracidade de um suplemento. Um produto oficial é facilmente solúvel em água, enquanto um suplemento falso, por possuir diferentes componentes, ele se torna mais resistente e de difícil solubilidade, geralmente precisando de um liquidificador ou equipamento parecido para dissolver o produto ao invés de apenas um talher, como acontece com suplementos genuínos.

Além disso, por conta de sua diferente composição, suplementos falsos também costumam apresentar uma clara diferença de textura e de gosto. Produtos não oficiais podem conter os mais variados tipos de substâncias misturadas que acarretam em pós de diferentes texturas dentro de uma mesma embalagem. O mesmo vale para um gosto diferente ou que muda a cada “dose” ingerida. Suplementos falsificados geralmente possuem um gosto ácido e azedo, além de um cheiro mais forte que o comum também.

Compre agora o Whey Protein 907g Integralmedica na Amazon  

Se for optar por lojas físicas, procure as autorizadas pelos fabricantes 

Certamente é mais econômico comprar suplementos online, porém existe quem prefira comprar em lojas físicas e nesse caso vale a pena procurar lojas consolidadas e que possuem boa reputação. Para não errar, o melhor é entrar no site da  fabricante dos seus suplementos favoritos e buscar por lojas autorizadas. 

Preços baixos demais são furada, por isso o Promobit está aqui para te ajudar

Por último, mas não menos importante, sabemos que devemos desconfiar de suplementos que estão baratos demais, principalmente os importados. Por isso, o Promobit está aqui para te ajudar. Nós somos uma plataforma que reúne as melhores ofertas e cupons de desconto do mercado e o que nos garante esse compromisso é todo o processo de verificação que uma promoção passa antes de ser aprovada e liberada para a comunidade. 

Aqui, você vai encontrar ofertas de suplementos que foram verificadas por uma equipe de especialistas (que confirmou se o preço está vantajoso mesmo, se a loja que está vendendo é confiável e segura), por isso, não vai precisar se preocupar se o suplemento é falsificado ou verdadeiro. 


Aqui no Promobit você encontra as melhores promoções de aparelhos e acessórios para exercícios e aproveite para economizar ainda mais com o cupom Amazon ou cupom Americanas.