Promobit
Promobit Explica

O que é creatina e para que esse suplemento serve?

Saiba mais sobre a creatina, tipo de suplemento que ajuda na recuperação muscular, a obter mais energia e a melhorar o desempenho

Avatar do membro Jonathan Robert

Jonathan Robert

15 de ago de 2022

0 comentários

Compartilhe:

A alimentação saudável e equilibrada é capaz de fornecer quantidade de nutrientes necessários para uma série de benefícios no corpo humano. Mas em meio a correria do dia a dia e da rotina, a alimentação pode acabar ficando prejudicada. E aí pode ser interessante, sempre acompanhado da orientação de um profissional, fazer uso de suplementos alimentares para ajudar a equilibrar os níveis nutritivos. Um desses suplementos é a creatina, um conjunto de aminoácidos que age no corpo humano para melhorar o desempenho muscular e a liberação de energia. Confira o que é a creatina e para o que o suplemento serve no nosso corpo.

O que é creatina?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Creatina Integralmedica 150g

A creatina é um conjunto de aminoácidos produzidos naturalmente pelo corpo humano. Ela chega até nós por meio das proteínas que ingerimos e é sintetizada nos rins e no fígado para ser absorvida pelos músculos. A creatina favorece o desenvolvimento das fibras musculares e é importante para a geração de energia rápida no organismo.

A substância como forma de suplemento é muito utilizada para esportes que exigem força, com uma maior intensidade e de curta duração como natação, futebol, levantamento de peso e é muito comum na musculação. Além de melhorar o desempenho durante a prática, também ajuda a diminuir o risco de lesões.

Para que serve a creatina no organismo?

A função da creatina no organismo humano é restaurar o chamado ATP (Trifosfato de adenosina), um composto que ajuda a liberar energia para a realização de atividades físicas, após ser transformado em ADP (Adenosina difosfato).

Essa transformação ocorre da seguinte maneira: para ocorrer a liberação de energia, o ATP precisa liberar (perder) uma molécula de fósforo; depois de perder essa molécula, ele vira ADP e, junto a isso, é liberada uma quantidade de energia para os músculos se contraírem para aguentar a força necessária.

Pois bem, imagine que, depois de um tempo praticando a atividade física, sua performance começa a ser reduzida. Isso pode significar que você já não tenha mais ATP no organismo para ser transformado em ADP. Terá que parar, descansar um pouco e depois continuar. Nesse caso, é aqui que entra a creatina, pois grande parte dela fica armazenada no músculo esquelético e é a responsável por fornecer rapidamente a molécula de fósforo novamente. É semelhante a ter uma reserva em seu corpo para a manutenção da energia.

Quais os benefícios da creatina?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

A suplementação alimentar com o auxílio da creatina é conhecida principalmente pelos benefícios que traz para os praticantes de musculação. Mas como é uma substância produzida pelo organismo humano, também há outras vantagens em seu uso. É importante reforçar mais vez que o uso da substância deve ser sempre acompanhado por um profissional da saúde. Quanto aos benefícios, alguns deles podem ser:

  • Aumento da massa muscular (hipertrofia) quando aliada à uma alimentação saudável e programa de exercícios;
  • Retarda a fadiga;
  • Facilita a recuperação muscular;
  • Potencializa exercícios de alta intensidade;
  • Previne lesões musculares;
  • O ganho muscular é livre de gorduras;
  • Eleva a performance cognitiva;
  • Auxilia no tratamento de doenças musculares como a fibromialgia;
  • Ajuda na prevenção de doenças crônicas;
  • Colabora para a redução da inflamação corporal.

Posso tomar creatina?

Agora que você já sabe o que é a creatina e alguns dos benefícios que proporciona, mesmo que possa parecer inofensiva, a suplementação alimentar não pode ocorrer sem o acompanhamento de um médico, nutricionista ou algum outro profissional da saúde especializado. Para alcançar bons resultados, a sua rotina de exercícios, sua alimentação e outros fatores do seu histórico de saúde devem ser considerados para definir a dosagem e a real necessidade da ingestão suplementar.

A auto ingestão da creatina não é indicada sob nenhuma circunstância. Afinal, o organismo de cada indivíduo reage ao consumo de nutrientes de uma maneira. E ninguém quer correr o risco de ter algum efeito contrário ou simplesmente perder o dinheiro investido nos suplementos por falta de resultados decorrente de um consumo errado.

Leia também:Como saber se um suplemento é falsificado?


Agora que tal conferir as nossas promoções em suplementos? Você também pode aproveitar o cupom Centauro ou cupom Americanas para reduzir o preço das suas compras