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O que é creatina e para que esse suplemento serve?

Saiba mais sobre o que é creatina, suplementação de aminoácidos que ajudam a melhorar o desempenho em exercícios de curta duração e alta intensidade.

Quando não conseguimos manter uma alimentação equilibrada e saudável por conta da rotina e ficamos sem ingerir a quantidade necessária de nutrientes podemos recorrer a suplementação alimentar, desde que ela seja recomendada por um profissional da saúde. Um desses suplementos pode ser a creatina, um conjunto de aminoácidos que age no corpo humano para melhorar o desempenho muscular. Veja neste artigo o que é creatina e para que ela serve no nosso organismo. 

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O que é creatina? 

A creatina é um conjunto de aminoácidos velho conhecido do corpo humano. Na verdade, é natural para nós produzirmos a creatina, mesmo que não sejamos atletas. Ela chega até nós por meio das proteínas que ingerimos e é sintetizada nos rins e no fígado para ser absorvida pelos músculos. Claramente, também pode ser ingerida por meio de suplementação alimentar. 

Para que serve a creatina no organismo?

A função da creatina no organismo humano é restaurar o chamado ATP. O ATP é um composto de nome adenosina trifosfato que ajuda a liberar energia para a realização de atividades físicas, após ser transformado em ADP. 

Essa transformação ocorre da seguinte maneira: para ocorrer a liberação de energia, o ATP precisa liberar (perder) uma molécula de fósforo; depois que ele perde essa molécula, ele vira ADP e, junto a isso, é liberada uma quantidade de energia para os músculos se contraírem e aguentarem a força que você está exigindo na atividade física. 

Pois bem, imagine que, depois de um tempo praticando a atividade física, você já não tenha mais ATP no organismo para ser transformado em ADP. Terá que parar, descansar um pouco e depois continuar. Nesse caso, é aqui que entra a creatina, pois ela é a responsável por fornecer rapidamente a molécula de fósforo novamente. Assim, você conseguirá continuar fazendo os exercícios normalmente. 

Quais os benefícios da creatina? 

  • Retarda a fadiga;
  • Aumento da massa muscular (hipertrofia) quando aliada à uma alimentação saudável e programa de exercícios; 
  • Facilita a recuperação muscular; 
  • Previne lesões musculares; 
  • O ganho muscular é livre de gorduras. 

Quando o uso da creatina é contraindicado? 

A creatina pode causar problemas gastrointestinais, como diarreia, dor de estômago e náuseas, por isso, é importantíssimo consumi-la com orientação de um profissional. Ela não deve ser ingerida por crianças, pessoas menores de 18 anos e mulheres grávidas. Idosos e pessoas com problemas de saúde específicos devem questionar o médico sobre isso. 


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