O que é creatina e para que esse suplemento serve?
Saiba mais sobre o que é creatina, suplementação de aminoácidos que ajudam a melhorar o desempenho em exercícios de curta duração e alta intensidade.

Quando não conseguimos manter uma alimentação equilibrada e saudável por conta da rotina e ficamos sem ingerir a quantidade necessária de nutrientes podemos recorrer a suplementação alimentar, desde que ela seja recomendada por um profissional da saúde. Um desses suplementos pode ser a creatina, um conjunto de aminoácidos que age no corpo humano para melhorar o desempenho muscular. Veja neste artigo o que é creatina e para que ela serve no nosso organismo.
O que é creatina?
A creatina é um conjunto de aminoácidos velho conhecido do corpo humano. Na verdade, é natural para nós produzirmos a creatina, mesmo que não sejamos atletas. Ela chega até nós por meio das proteínas que ingerimos e é sintetizada nos rins e no fígado para ser absorvida pelos músculos. Claramente, também pode ser ingerida por meio de suplementação alimentar.
Para que serve a creatina no organismo?

A função da creatina no organismo humano é restaurar o chamado ATP. O ATP é um composto de nome adenosina trifosfato que ajuda a liberar energia para a realização de atividades físicas, após ser transformado em ADP.
Essa transformação ocorre da seguinte maneira: para ocorrer a liberação de energia, o ATP precisa liberar (perder) uma molécula de fósforo; depois que ele perde essa molécula, ele vira ADP e, junto a isso, é liberada uma quantidade de energia para os músculos se contraírem e aguentarem a força que você está exigindo na atividade física.
Pois bem, imagine que, depois de um tempo praticando a atividade física, você já não tenha mais ATP no organismo para ser transformado em ADP. Terá que parar, descansar um pouco e depois continuar. Nesse caso, é aqui que entra a creatina, pois ela é a responsável por fornecer rapidamente a molécula de fósforo novamente. Assim, você conseguirá continuar fazendo os exercícios normalmente.
Quais os benefícios da creatina?
- Retarda a fadiga;
- Aumento da massa muscular (hipertrofia) quando aliada à uma alimentação saudável e programa de exercícios;
- Facilita a recuperação muscular;
- Previne lesões musculares;
- O ganho muscular é livre de gorduras.
Quando o uso da creatina é contraindicado?
A creatina pode causar problemas gastrointestinais, como diarreia, dor de estômago e náuseas, por isso, é importantíssimo consumi-la com orientação de um profissional. Ela não deve ser ingerida por crianças, pessoas menores de 18 anos e mulheres grávidas. Idosos e pessoas com problemas de saúde específicos devem questionar o médico sobre isso.
Agora que você já sabe o que é creatina e quais os benefícios dela, não deixe de conferir nossas promoções de suplementos para comprar creatina barata! Use um dos nossos cupons de desconto para economizar ainda mais.