Campanha Aliexpress Divertimento ao ar livre
Promobit
Guias de Compra

Melhores marcas de notebook: Confira as principais opções

Listamos as melhores marcas em atividade no mercado nacional com as principais características de cada uma delas para você escolher a que melhor se encaixa ao seu perfil.

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

6 de set de 2023

0 comentários

Compartilhe:

Saber quais as marcas de notebook disponíveis no Brasil e suas características é um passo fundamental para auxiliar no momento da escolha do seu primeiro ou próximo computador. Os notebooks são as melhores opções para quem procura unir portabilidade e desempenho e já são capazes de suprir à diferentes exigências de uso, como estudo, trabalho, jogos e lazer. E além de apontar as marcas de maior destaque e abrangência, fizemos algumas menções honrosas de opções mais segmentadas.

Melhores marcas de notebook

Confira os preços

LenovoIdeapad Gaming 3iMarca com notebooks do básico ao empresarial
AppleMacbook Air M1Marca de processadores com arquitetura própria
DellInspiron 15 3000Marca com destaque em ultrafinos
AcerNitro 5Marca commuitas opções e bom custo-benefício
SamsungGalaxy Book SNotebooks para todos os gostos e bolsos
AsusVivobook M150Máquinas sofisticadas e inovadoras
LGGramUltrafinos com preço competitivo
HPi3Notebooks baratos com SSD

Notebook Lenovo

Notebook-lenovo-THINKPAD-X280

Dando start na lista de melhores marcas de notebook, a Lenovo está entre as que apresenta maior variedade, que vão de notebooks de entrada a opções gamers e até ultrafinos para uso executivo. Suas principais linhas são a IdeaPad, linha intermediária que abrange as mais variadas formas de uso no dia a dia, também tendo modelos com configurações mais potentes que podem auxiliar programadores ou usuários com necessidades mais específicas e que demandam um hardware mais potente.

Já a linha ThinkPad é amplamente conhecida no meio corporativo por equilibrar um bom desempenho, com um teclado ergonômico em uma construção leve. A linha possui modelos mais acessíveis como o ThinkPad L13, indo a notebooks mais robustos como o Thinkpad X1 com configuração poderosa e autonomia de bateria de até 15 horas, ideal para viagens.Aqui no Brasil, a empresa Lenovo responde 99% das reclamações feitas no site Reclame Aqui, e possui nota “boa” na plataforma.

  • Para saber mais sobre os modelos da marca no Brasil leia nosso texto sobre a Lenovo

Compre agora o notebook Lenovo

Amazon     Mercado Livre

Apple

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Duas coisas vem à cabeça quando pensamos em produtos da Apple: qualidade e preço elevado. A constante segue verdadeira também nos notebooks da maçã. Os Macbooks são capazes de editar os vídeos mais pesados, o sistema operacional IOS roda harmonicamente e o design é belíssimo. Fora a facilidade de convergência entre plataformas quando você possui alguns produtos da empresa, mas os preços praticados no Brasil tornam toda essa maravilha da tecnologia inviável para muitos.

Outro diferencial recente dos notebooks da Apple são os novos processadores M1 e M2, com arquitetura única que garantem mais velocidade e fluidez ao rodar até os programas mais exigentes, além de ser mais econômico e fazer com que a bateria dure mais tempo. 

Não é incomum que muitos consumidores, ao comprar um notebook da Apple, sintam dificuldade para voltar a usar aparelhos de outras marcas devido ao sistema operacional iOS presente nos aparelhos da empresa e a qualidade de desempenho que o Macbook apresenta, o que torna o valor de revenda destes notebooks vantajoso aos usuários. Novo ou usado, caso caiba no seu bolso, a satisfação costuma ser garantida.

Compre agora Macbook

Amazon     Mercado Livre

Notebook Dell

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Empresa que ganhou bastante espaço no mercado nacional nos últimos anos, a Dell é conhecida mundialmente pela qualidade de seus produtos, desenvolvidos com forte apelo para o mercado empresarial, mas também tendo linhas focadas em diferentes segmentos. Os notebooks Dell são produzidos com material de boa qualidade e costumam ser duradouros.

Os brasileiros encontram à sua disposição modelos com configurações entre intermediária e avançada e preços um pouco acima da média, mas é bem provável que o comprador não tenha dor de cabeça com os notebooks da marca. O modelo Inspiron 15 3000 é um notebook com preço acessível e que pode agradar aqueles que buscam um computador para as atividades diárias sem abrir mão de uma boa tela. Entre os ultrafinos o que mais chama a atenção é o Dell XPS13. Já no segmento gamer, a linha G ganhou um grande representante recentemente com o Dell G15, se tratando de um bom notebook para jogos com uma configuração intermediária que beira um top de linha. Mas se você procura a potência máxima em um computador portátil para jogos junto de um design moderno, a os notebooks Dell Alienware são a escolha ideal. 

A exemplo de todas as marcas deste texto, a Dell também responde a maioria das solicitações dos clientes de acordo com o Reclame Aqui, destacando-se como uma das marcas com melhor serviço de assistência técnica.

Compre agora o notebook Dell

Amazon     Mercado Livre

Notebook Acer

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Famosa por sua linha de notebooks de entrada, os notebooks Acer realmente apresentam uma boa relação entre custo-benefício, como no caso do Acer Aspire 3 e Aspire 5, com configurações ideais para o uso diário que não exijam muito da máquina e preço acessível. Porém existe toda uma linha de notebooks que vão dos mais clássicos aos ultrafinos e híbridos para agradar aos diferentes gostos e necessidades.

A linha Acer Nitro se destaca entre notebooks para jogos no campo intermediário, também possuindo uma boa relação custo benefício. E para quem deseja uma hardware mais completo e de alta performance, voltado para jogos e programas mais pesados, a Acer possui a linha Predator, que além de contar com uma configuração potente, também possui um design voltado para o público consumidor de jogos.

Por outro lado, para quem possui a necessidade de um computador leve, prático, e para usos mais simples, a linha Swift se encaixa bem nesse quesito, sendo uma boa opção para estudantes.

Bastante popular no Brasil, a empresa destaca-se também por sua assistência técnica que age de maneira rápida e não costuma deixar ninguém na mão. A empresa é detentora de uma boa média no Reclame Aqui, com uma note geral de 8.2, e tendo respondido 99.7% das reclamações.

Compre agora o notebook Acer

Amazon     Mercado Livre

Notebook Samsung

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Os notebooks da Samsung apresentam boas vendas no setor intermediário, mas não figuram no mesmo patamar dos seus smartphones e aparelhos de TV. A empresa fez investimentos recentes para ampliar a portabilidade entre seus produtos, o que é uma vantagem para aqueles que possuem produtos diferentes da marca coreana. Os aparelhos são voltados para o público intermediário e premium, demonstram bom desempenho e design com qualidade acima da média e traços elegantes e funcionais, como no caso do Samsung Book S. 

O consumidor pode encontrar algumas dessas características também na linha de entrada da empresa, como no modelo Essentials E30, um aparelho fino, tela full HD ótima para vídeos e teclado pensado para o uso em estudos, sendo uma boa opção de notebook com preço acessível. Já no segmento premium, a Samsung possui o Galaxy Book como principal produto, sendo computadores que combinam desempenho, com uma boa tela e um design refinado, além de contarem com integração com os celulares Galaxy.

E para tarefas mais básicas, a linha Chromebook desponta como uma boa opção para estudantes e usuários com necessidades mais simples. A Samsung é uma empresa com grande atuação no Brasil o que contribui para a existência de uma rede de assistência técnica ampla e que funciona bem.

Compre agora o notebook Samsung na Amazon

Leia também

Notebook Asus

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Os modelos de notebooks da empresa taiwanesa vendidos no Brasil são máquinas que costumam apresentar visual inovador e  preço competitivo. Os notebooks da ASUS da linha Zenbook lançados recentemente tiveram recepção positiva por parte dos críticos especializados, como o Zenbook 14 UX coscreenpad, um touchpad inteligente que na verdade é uma segunda tela sensível ao toque e que abria as possibilidades de uso, e o recém lançado Zenbook 17 Fold OLED, como o notebook de tela dobrável.

Existem também modelos para uso cotidiano como o Vivobook 15 com a dobradiça ErgoLift que, além de melhorar o posicionamento do teclado para o uso, também amplia a área desobstruída da ventilação evitando aquecimentos. A ASUS também possui presença no mercado de notebooks gamer com a linha ROG (Republic of Gamers), possuindo configurações potentes e um design singular dentre as linhas de notebooks voltadas para jogos.

Leia também: Zenbook 17 Fold OLED: notebook com tela dobrável da ASUS

Apesar de não ter um índice de respostas às reclamações tão alto quando comparado com seus concorrentes, que é de 89%, a Asus possui uma taxa acima da média de resoluções de problemas, no Reclame Aqui. 

Compre agora o notebook Asus

Amazon     Mercado Livre

Notebook LG

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

A LG não possui, no mercado brasileiro de notebooks, o mesmo protagonismo que no mercado de TVs, porém a empresa conta com boas opções de computadores portáteis como o ultrafino LG Gram que além de possuir configurações interessantes e corpo espesso é um notebook feito em materiais de alta qualidade. Recentemente, a marca abrangeu mais a linha Gram lançando aparelhos com configurações intermediárias e premium.

Já entre as opções mais acessíveis da LG para notebooks estão na linha LG Ultra Slim com tela LED de 14 polegadas. Os notebooks da LG são boas opções para quem costuma usar o notebook longe da tomada, pois a maioria dos computadores da marca apresentam baterias com boa autonomia.

Compre agora o notebook LG

Amazon     Mercado Livre

Notebook HP

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

A HP também é uma marca referência mundial em produtos de informática, porém, por aqui, a HP disponibiliza menos opções de notebooks do que no mercado internacional, sendo mais conhecida por suas linhas de impressoras. Os notebooks da marca comercializados no Brasil são de boa qualidade e capazes de bater de frente com a concorrência quando falamos em notebooks de entrada, como o HP 256 G8, que possui armazenamento em SSD. Infelizmente a HP não comercializa no Brasil seus notebooks mais avançados, porém a assistência técnica da HP funciona muito bem e a maioria das solicitações são respondidas. 

Compre agora o notebook HP

Amazon     Mercado Livre

Menções honrosas de marcas de notebook segmentadas

As marcas de notebook que mais se destacam são as que oferecem produtos de qualidade em diferentes segmentos, abrangendo desde computadores mais simples até os mais completos. Mas ainda assim, algumas marcas se tornam referência entre consumidores com necessidades mais específicas. Por exemplo, marcas como Multi e Positivo oferecem bons produtos de nível básico, e que podem agradar usuários que queiram um computador para navegar na internet e editar documentos.

Compre agora o notebook Positivo 

Amazon     Mercado Livre

Partindo para opções de máquinas mais potentes, a Razer, que é uma gigante no meio gamer, possui o Razer Blade, linha totalmente focada em jogos, com design tradicional dos produtos da marca e com configuração top de linha. E dentro desse meio, temos uma marca brasileira em ascensão, que é o caso da Avell. A marca fundada em 2000 é especializada em notebooks de alta performance, também possuindo as principais características em termos de design e funcionalidades de um computador com boas configurações.

Compre agora o notebook Avell na Amazon


Agora que você já conhece as principais marcas atuantes no Brasil,  confira no Promobit as melhores promoções de notebook. Aproveite o cupom Kabum ou o cupom Submarino para economizar ainda mais.