Campanha Super Deals - Aliexpress
Promobit Explica

Guia para leigos: conheça os componentes de um notebook

Conheça os principais componentes de um notebook e saiba qual a importância de cada um para o funcionamento da sua máquina.

Avatar do membro Txai Zerbeto

Txai Zerbeto

13 de fev de 2021

0 comentários

Compartilhe:

Para você que está perdido em meio a tantos nomes e que começar a entender sobre os principais componentes de um notebook, preparamos este guia. Assim, você pode ter uma ideia de quais são, como cada um funciona e qual sua importância para o desempenho geral da sua máquina.

Principais componentes de um notebook

Obviamente existem outros componentes que fazem parte da estrutura de um notebook, como a tela, câmera e teclado, mas aqui vamos focar somente nos principais, ou seja: placa-mãe, processador, HD, memória RAM, placa de vídeo, cooler, SSD e fonte de alimentação.

Placa-Mãe: a central de comunicação de um notebook

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

A placa-mãe, também chamada de placa lógica, é a peça central do notebook, que, geralmente, ocupa boa parte do espaço sob o teclado. Nela são conectados os demais componentes, como o processador, a memória RAM, o HD, a placa de vídeo o SSD, etc. Podemos dizer que a placa-mãe é uma central de comunicação que permite a integração entre todas as peças.

Processador: o cérebro da máquina

componentes de um notebook

O processador funciona como o cérebro da sua máquina, capaz de receber informações e organizar dados para desempenhar diferentes ações. A velocidade do seu notebook geralmente está relacionado ao modelo do processador utilizado. Porém, vale lembrar que a quantidade de núcleos de um processador não está diretamente ligada a uma melhora instantânea de desempenho. 

Para entender mais sobre processadores, confira nossa lista de melhores processadores para comprar.

HD ou Disco Rígido: a memória

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O HD é a unidade de disco rígido onde todas as suas informações serão armazenadas (jogos, programas, arquivos, documentos, etc.), ou seja, é a memória do seu notebook. Esse componente é responsável por salvar seus dados e impedir que eles sejam perdidos quando a máquina for desligada.

Memória RAM: para dados temporários

componentes de um notebook

Diferente do HD, a memória RAM não salva as informações. Também chamada de memória volátil ou Memória de Acesso Aleatório (ou Random Access Memory, daí a origem da sigla), esse componente armazena seus dados de forma temporária. Se você apenas fecha seu notebook, ela é responsável por salvar suas atividades, mas se você desligá-lo, essa função ela não desempenha.

GPU: a unidade gráfica

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Também chamada de placa de vídeo, a GPU (Graphic Processing Unit) é a unidade gráfica responsável pelo processamento de todas as informações disponíveis na tela do seu notebook. Modelos mais básicos possuem placas de vídeo menos potentes, mas para jogos e edição de imagens e vídeo, esse item é praticamente indispensável.

Para entender mais sobre GPU’s, confira nossa seleção de melhores placas de vídeo.

Cooler: o responsável por manter a temperatura estável

Alguns notebooks, quando executam diversas funções ou rodam programas muito pesados, acabam superaquecendo. Assim, o cooler nada mais é que o ventilador responsável por reduzir as altas temperaturas geradas pelo processador. Sem essa peça, sua máquina corre o risco de superaquecer e ter seu desempenho comprometido, com alguns engasgos, que podem levar a danos mais graves em outras peças.

Sabe quando você está usando seu notebook e tem várias abas abertas no navegados e mais alguns programas em funcionamento e então começa a ouvir aquele barulho de ventoinha ligada? Pois é exatamente isso que é o cooler.

Você também pode comprar um modelo de cooler externo, que fica sob o notebook. Saiba como escolher um cooler para notebook.

SSD: o upgrade que todo mundo sonha em fazer em um notebook

componentes de um notebook

O SSD é como o HD, porém mais rápido para transmitir informações, além de ser também mais silêncioso e ter maior durabilidade. É possível encontrar modelos de notebooks com HD ou SSD, sendo uma das maiores diferenças entre ambos o preço.

O SSD é uma tecnologia mais recente, por isso sua faixa de preço o torna um componente menos acessível. Além disso, essa peça é fabricada isoladamente ao redor de um circuito integrado semicondutores. Nela serão armazenados dados em módulos de memória flash, enquanto um HD comum utiliza um prato magnético para armazenar os dados.

É possível encontrar diferentes tipos de SSD para fazer um upgrade na sua máquina. Aqui no Promobit já falamos também sobre como instalar um SSD no seu Notebook, mas não se esqueça de verificar a garantia do notebook ao instalar um SSD.

Fonte de alimentação e bateria: sem esses dois, não tem brincadeira

Como notebooks são computadores portáteis, a bateria é outro componente fundamental, já que sem ela sua máquina terá apenas algumas horas (ou minutos) de autonomia. Por isso é preciso ter sempre por perto uma fonte de alimentação, que também é conhecida como carregador, responsável por receber a energia elétrica e distribuí-la entre os demais componentes do sistema. Garantindo, assim, que a bateria do seu notebook permaneça carregada.


Agora você já conhece todos os principais componentes de um notebook, então que tal dar uma olhada nas ofertas de notebook aqui no Promobit? Com um cupom Amazon, cupom Americanas ou cupom Magazine Luiza você paga menos no seu novo computador portátil.