Campanha Super Deals - Aliexpress
Guia de compras

Notebook VAIO é bom? Conheça as linhas da marca no Brasil

Uma vez conhecida como Sony Vaio, a linha de notebooks é agora mais discreta e fabricada no Brasil pela Positivo. Conheça mais sobre a empresa e quais o modelos disponíveis por aqui

Avatar do membro Jonathan Robert

Jonathan Robert

1 de mar de 2024

0 comentários

Compartilhe:

Escolher um bom notebook não é tarefa fácil, afinal, são muitas configurações que precisam ficar de olho para que suas expectativas e necessidades sejam atendidas. Isso sem falar na grande quantidade de dispositivos de diferentes marcas disponíveis no mercado. A Vaio já foi referência no segmento, mas será que depois de um tempo sem lançamentos aqui no Brasil os dispositivos da marca valem a pena? Confira mais sobre as linhas da marca para descobrir se o notebook Vaio é bom.

Se algum modelo chamar sua atenção, adicione o dispositivo na lista de desejos aqui do Promobit para receber alertas de preço baixo. E para ficar por dentro das melhores promoções de notebook, baixe o nosso app.

As linhas de notebooks VAIO

VAIO FE14Compre agora na Amazon
VAIO FE15Compre agora na Amazon
VAIO FH15Compre agora na Amazon

A VAIO se divide praticamente em quatro linhas: VAIO FE14,  VAIO FE15, VAIO FH15 e VAIO Z. As distinções entre as duas primeiras não são muito grandes, se diferenciando principalmente pelo tamanho das telas, sendo 14 e 15 polegadas respectivamente. As conexões disponíveis nas duas linhas são uma entrada HDMI, 1 USB 2.0, 2 portas USB 3.2 Gen1, 1 Conexão USB 3.2 (tipo C), 1 combo (microfone/áudio) e 1 Conexão de rede Ethernet. As cores disponíveis são cinza grafite e prata titânio. Agora, a VAIO Z e VAIO FH15 é para quem quer o melhor que a empresa pode oferecer, com componentes robustos para aguentar atividades que exigem muito.

Todos os modelos possuem fichas técnicas que os colocam como dispositivos intermediários a avançados. Portanto, se procura um notebook mais básico para trabalhos ou estudos, é melhor pesquisar outras fabricantes, como a própria Positivo, por exemplo.

A Vaio também lançou alguns modelos com as mesmas configurações das linhas FE14 e FE15 com uma única diferença nos processadores. Ao invés da Intel, traz os processadores da AMD Ryzen Série 5000. Já as placas de vídeo, podem ser escolhidas entre Intel UHD Graphics Intel® Xe Graphics.

Notebook VAIO FE14

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Uma das linhas da VAIO disponíveis atualmente é o VAIO FE14 e conta com processadores Intel core I3, I5 ou I7  da 12° geração, armazenamento interno que pode ser em HD ou SSD até 512GB e com opções de memória RAM DDR4 de até 64GB. O sistema operacional pode ser escolhido entre o Windows Home 11 e o Linux. Como o nome da linha indica, os modelos contam com tela com tecnologia LED de 14 polegadas com resolução Full HD.

O design é do tipo slim e leve, com corpo do aparelho projetado para elevar a tela do notebook quando aberto, proporcionando uma melhor ergonomia. O teclado também é capaz de se inclinar para maior conforto na digitação e é resistente a respingos de água.

Compre agora o VAIO FE14 Intel Core i3 na Amazon

Notebook VAIO FE15

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O Vaio FE15 é ainda maior e com tela de 15,5 polegadas em um display LED com resolução Full HD, porém, o Vaio FE15 mantém a proposta de ser um notebook com design mais básico, sendo elegante e compacto, embora feito todo em plástico. 

Quanto às configurações, temos processadores Core I3, I5 ou I7 de décima segunda geração, até 64GB de memória RAM DDR4 e armazenamento de 1TB em HD ou até 512 GB em SSD. O Vaio FE15 apresenta ainda teclado retroiluminado com as mesmas características do modelo anterior, além de bateria com boa autonomia energética de até 10 horas de duração.

Compre agora o VAIO FE15 Intel Core i5 na Amazon

Notebook VAIO FH15

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

A linha de notebooks  VAIO FH15 traz modelos que ficam na casa dos intermediários. Os dispositivos podem ser escolhidos entre processadores Intel Core i5 ou i7, todos da 13ª geração. A memória RAM disponível nesta linha é de 16GB na grande maioria dos modelos e um com 32GB, caso você precise de uma configuração mais potente para suas atividades. O armazenamento interno fica por conta do SSD de 1TB em todos os notebooks da linha VAIO FH15, com possibilidade de expansão até 2TB.

A tela de 15.6 polegadas tem resolução Full HD e frequência de 144 Hz, proporcionando imagens com cores vivas e experiência de uso fluida. A placa de vídeo dedicada dos notebooks é a GeForce RTX 3050, com Ray Tracing e 4GB de VRAM GDDR6. O componente é notebook VAIO é bom e garante boa performance em trabalhos pesados como softwares de edição, jogos com qualidade gráfica alta e transmissões ao vivo.

Compre agora o VAIO FH15 Intel Core i7 na Amazon

Notebook VAIO Z

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O Vaio Z é o topo de linha da marca, aliando muita performance a um design compacto e leve, ideal para carregar durante os deslocamentos com apenas 1,048 Kg. O desempenho fica por conta do processador Intel Core i7 de 11ª geração com até 5.000 GHz. O armazenamento é de até 2 TB no SSD NVMe, enquanto a memória RAM no padrão LPDDR4X é de até 32 GB e a placa de vídeo é a Intel® Iris® Xe Graphics.

A sua construção é quase toda feita em carbono moldado em 3D, oferecendo maior resistência, leveza e flexibilidade. A dobradiça consegue se abrir para deixar o display em um ângulo de 180º e o teclado acompanha o movimento com suas teclas silenciosas, retro iluminadas e com resistência à água. A bateria também possui autonomia de até 10 horas. A tela LED do Vaio Z de 14 polegadas é um dos destaques, com bordas finas antirreflexivas, resolução 4K e suporte a HDR. Como é um modelo premium, o VAIO Z é vendido exclusivamente no site da fabricante.

Saiba mais sobre a VAIO

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Lançada em 1996 pela Sony, a marca Vaio foi referência de notebooks sofisticados por muito tempo, com máquinas robustas, duráveis e caras. No início de 2014, a Sony Vaio deixou de existir, e a Vaio Corporation foi fundada pouco depois com sede na cidade de Azumino, no Japão, passando a fabricar e vender seus notebooks de forma independente.

Pouco mais de um ano depois, em 2015, a marca anunciou que voltaria ao mercado internacional, incluindo o Brasil, mas sem ligação com a Sony. Por aqui, a Positivo é a responsável pela produção e distribuição dos notebooks desde 2015.  A empresa brasileira revelou que os notebooks Vaio seriam produzidos em suas fábricas de Curitiba (PR) e Manaus (AM), embora ainda projetados pela japonesa.

Apesar de serem fabricados pela Positivo, a empresa não atrela as duas marcas por possuir suas próprias linhas de notebooks, que são voltadas ao público que procura laptops de baixo custo.

A VAIO no Reclame Aqui

No Reclame Aqui, principal plataforma de avaliação dos consumidores sobre as empresas, a Vaio possui nota geral considerada ótima, com média 8,4. A marca também possui o selo RA1000, certificação dada às empresas com bom relacionamento e atendimento. Das reclamações recebidas, 99,7% foram respondidas com índice de solução de 90,1%. Dentro da plataforma, a nota do consumidor para a VAIO é 7,66.

Afinal, o notebook Vaio é bom?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

A marca possui propostas interessantes, com boas configurações para diversos tipos de atividades. Portanto, podemos dizer que o notebook VAIO é bom e continua como uma boa aposta de investimento. A VAIO também tem uma boa reputação com seus consumidores e muitos elogiam a sua construção, durabilidade e peso, o que facilita durante os deslocamentos cotidianos.

Contudo, os preços não são tão baixos e é mais indicada para usos mais intensos, como utilização de programas pesados como softwares de edição de fotos, vídeos e áudios, por exemplo. Se você procura por um notebook básico, existem opções mais acessíveis de marcas como a Positivo e Samsung. 


Não saia sem conferir as melhores promoções de notebook aqui no Promobit e aproveite os cupons Amazon para deixar suas compras ainda mais baratas.