Campanha AMazon Dia das Mães
Melhores

Notebooks para designers: melhores modelos em 2024

Trabalha com design e precisa de um notebook bom e potente capaz de oferecer o suporte para as atividades? Selecionamos uns modelos, confere.

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

22 de fev de 2024

0 comentários

Compartilhe:

Photoshop, Illustrator, AdobeXD, são muitos os softwares que podem ser usados por designers em suas rotinas de trabalho. Como são programas que demandam de boas especificações de hardware naturalmente escolher um notebook para tal finalidade não é uma tarefa fácil nem barata. Analisando os requisitos normalmente recomendados para rodar os principais softwares, selecionamos os melhores notebooks para designers entre diferentes faixas de preço e dentro do que é possível encontrar entre as especificações recomendadas. 

Confira os modelos

MacBook Pro M1Compre agora na Amazon
Galaxy Book2 Pro Compre agora na Amazon
Vivobook Pro 15Compre agora na Amazon
Ideapad Gaming 3i Compre agora no Mercado Livre
Predator Helios 300 Compre agora no Mercado Livre
MacBook Air M1Compre agora na Amazon

Como escolhemos os melhores modelos de notebook para designers?

Na hora de escolher um bom notebook para designers é preciso considerar a qualidade da imagem e a tela que os modelos possuem, pois para trabalhar com cores é necessário ter a certeza de que elas estão o mais perto possível da realidade e distorções nas tonalidades fazem a diferença. 

Além disso, os programas usados em design costumam ser mais exigentes e para o computador suportar ele carece de um processador robusto. Essas duas características acabam sendo encontradas em notebooks mais caros e modelos gamers, então não é tão fácil achar um modelo que ofereça tudo isso e ainda seja acessível.

Somando-se a tudo isso, ele precisa de uma boa memória RAM para conseguir ter uso multitarefa e não ficar com um sistema lento e passar por travamentos e, embora muitos programas não necessitem de uma GPU dedicada, a presença de uma placa de vídeo é bastante recomendada. 

Softwares que consideramos para selecionar os notebooks para designers:

Analisando os requisitos indicados pela Adobe para rodar seus principais softwares usados na rotina de designers, selecionamos a maioria da nossa nossa lista entre notebooks com especificações apontadas como recomendadas, já que com os requisitos mínimos de usabilidade, como já podemos supor, são o mínimo para que os programas rodem, mas não da melhor forma, o que prejudica consideravelmente a relação custo-benefício, pois as máquinas equipadas com o mínimo para rodar esses programas também não são tão baratas. Desta forma, elaboramos a lista baseado nos seguintes requisitos:

Requisitos Photoshop:

  • Windows 10 ou macOS Ventura 13.51;
  • Processador Intel/AMD ou Apple Silicon de 2 Ghz compatível com 64 bits;
  • 8 ou 16 GB de Memória RAM;
  • 1.5 GB de memória de GPU e com suporte DirectX12

Requisitos Illustrator:

  • Windows 11/macOS v11 ou superior
  • Processador Intel Multicore com suporte a 64 bits ou AMD Athlon 64 com SSE 4.2 ou posterior; Apple Silicon baseado em ARM
  • 8 ou 16 GB de Memória RAM;
  • GPU de no mínimo 1 GB de VRAM e compatível com a versão 4.0 ou posterior do OpenGL

Requisitos do Adobe XD:

  • Windows 10 ou superior/macOS v10.15 ou superior;
  • 4 GB de RAM;
  • Versão mínima do recurso Direct 3D DDI: 10;
  • Para GPU Intel, são necessários drivers lançados em 2014 ou posterior.

Os melhores notebooks para designers são:

MacBook Pro M1

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

A versão Pro do MacBook encabeça a lista de melhores notebooks para designers por contar com configurações e diferentes recursos de alta qualidade para o trabalho na área. Começando por sua tela Liquid Retina XDR, escolhemos o modelo com 14.2 polegadas, com pico de brilho de 1.600 nits, tonalidade de cores P3 e 1.000.000:1 de proporção de contraste. Essas características somadas a fluidez de 120Hz de taxa de atualização, e a tecnologia True Tone que ajusta a cor e a intensidade da luz de acordo com o ambiente, são os fatores que fazem da tela do MacBook Pro um ponto de grande destaque para designers, por proporcionar imagens com ótima definição, cores vivas e com bastante fidelidade. 

A escolha de um MacBook também costuma ser feita por seu design fino e elegante, sendo um notebook leve e prático, e com uma boa autonomia de bateria. Mas, para além disso, o modelo Pro também tem o desempenho como um ponto positivo. Seu processador conta com 8 núcleos de desempenho e 2 de eficiência, junto a uma GPU de 14 núcleos e 16GB de memória RAM. Ou seja, trata-se de um hardware mais do que competente para executar diferentes demandas para os profissionais da área, principalmente no uso multitarefa e pela possibilidade de ser utilizado longe da tomada por até 17 horas sem grandes perdas de desempenho.   

  • Processador: M1 Pro 
  • Memória RAM: 16GB
  • Tela: 14.2’’ Liquid Retina XDR com mini-LED, IPS  
  • Armazenamento: 512GB SSD
  • Peso: 1,6 Kg

Compre agora o MacBook Pro M1 na Amazon

Galaxy Book2 Pro 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Este modelo pode ser considerado a alternativa com Windows entre os melhores notebooks para designers que também visam um aparelho que une praticidade, bom desempenho e boa tela. O Galaxy Book2 Pro tem essas características além de também contar com uma boa relação custo benefício, principalmente por sua tela AMOLED com resolução Full HD, que possibilita uma grande vivacidade e definição de cores com fidelidade de 120% na escala DCI-P3, além de possuir o mesmo nível de contraste da tela do MacBook Pro citado acima. 

E tal qual o MacBook, seu visual é discreto e elegante, sendo um aparelho ainda mais leve que o notebook da Apple, com apenas 1,17Kg, o que pode ser surpreendente considerando sua construção em metal. Quanto ao desempenho, o Galaxy Book2 Pro também possui 16GB de memória RAM DDR5, e seu processador é um i7 de décima segunda geração, apresentando um ótimo desempenho em programas como Corel Draw, Photoshop e etc, sendo um conjunto que também se sai bem em programas de edição de vídeos. 

  • Processador: Intel Core i7-1260P
  • Memória RAM: 16GB
  • Tela: 15.6’’ AMOLED, Full HD
  • Armazenamento: 1TB SSD
  • Peso: 1,17 Kg

Compre agora o Galaxy Book2 Pro na Amazon

Vivobook Pro 15

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Caso a sua procura pelos melhores notebooks para designers esteja voltada a modelos não tão leves e portáteis, mas que também se destacam pelo hardware e tela, o Vivobook Pro 15 conta com essas características e é uma ótima opção. Sua tela IPS Full HD, de 15.6 polegadas e 144Hz de taxa de atualização é um dos seus principais chamativos para a área de design por contar com mais de 90% de fidelidade a cores, tendo bastante fluidez e sendo uma tela antirreflexo. Seu hardware conta com um alto poder de fogo, com um processador i9 de décima primeira geração, e 16GB de memória RAM – apesar de serem memórias DDR4. 

Esse conjunto provém uma ótima usabilidade em diferentes finalidades, sendo indicado para designers por contar com a “soma” de uma ótima tela, junto a um hardware robusto para lidar com projetos pesados, tendo mais de um aberto ao mesmo tempo, podendo intercalar entre eles sem problemas. E mesmo com essas configurações, sua espessura é de apenas 1,9 cm, e pesando 1,80 Kg. 

  • Processador: Intel Core i9-11900H
  • Memória RAM: 16GB
  • Tela: 15.6’’ IPS, Full HD
  • Armazenamento: 512GB SSD
  • Peso: 1,80 Kg

Compre agora o Vivobook Pro 15 na Amazon

Ideapad Gaming 3i

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O Ideapad Gaming 3i costuma aparecer em diferentes listas de “melhores notebooks para..” devido a sua versatilidade e boa relação custo-benefício. Se tratando de um modelo gamer de entrada, ele não é excelente em nada, mas ainda é muito bom em várias funções, e uma delas é em ser uma boa opção para designers. O modelo em questão é o 82MG000EBR, que conta com um i7 de décima primeira geração como processador, e 16GB de memória RAM DDR4, que proporciona um desempenho mais do que favorável, e permite upgrades para até 32GB de RAM. 

Em relação aos modelos citados anteriormente, ele acaba não sendo tão portátil por pesar 2,25 Kg e possuir 2,4 cm de espessura. Entretanto, a presença de uma tela IPS antirreflexo com resolução Full HD, é o que “credencia” seu uso para trabalhos no âmbito do design por não distorcer as cores exibidas. O Ideapad Gaming 3i também é encontrado em modelos com configurações mais simples, como um i5 ou diferentes GPUs, que também podem ser boas escolhas para quem busca um modelo mais barato. 

  • Processador: Intel Core i7-11370H
  • Memória RAM: 16GB
  • Tela: 15.6’’ IPS (WVA), Full HD
  • Armazenamento: 512GB SSD
  • Peso: 2,25 Kg

Compre agora o Ideapad Gaming 3i no Mercado Livre

Predator Helios 300

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Saindo de um modelo gamer de entrada para um mais avançado, o Predator Helios 300 conta com um corpo mais robusto, feito majoritariamente em plástico, tendo peso e espessura parecidos com o Gaming 3i acima. Logo, também se trata de um modelo para ser utilizado mais como uma workstation fixa, do que um notebook para se utilizar de forma prática e direta em qualquer lugar. Mas partindo para o que interessa, tal qual o notebook da Lenovo, a tela do Predator Helios 300 conta com um painel IPS, com 144Hz, brilho de 250 nits e contraste de 800:1. Logo, apresenta as principais qualidades para uma boa usabilidade para design e fotografia por sua fluidez e boa exibição de cores. 

Seu hardware lida tranquilamente com uma constante alternância entre programas e atividades, tendo 16GB de memória RAM DDR4, equipado com um processador Intel Core i7 de décima primeira geração, com 16 threads de 4.60 GHz, e uma RTX 3070 como GPU dedicada. Além de servir como uma ótima ferramenta de trabalho, também será um baita companheiro para os momentos de entretenimento. 

  • Processador: Intel Core i7 11-800H
  • Memória RAM: 16GB
  • Tela: 15.6’’ IPS, Full HD
  • Armazenamento: 512GB SSD
  • Peso: 2,50 Kg

Compre agora o Predator Helios 300 no Mercado Livre

Macbook Air M1

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

E concluímos a lista de uma forma similar de como começamos: com um MacBook, só que mais equilibrado entre desempenho e portabilidade. Apesar do modelo possuir 8GB de RAM, a convergência entre hardware e software feita pela Apple desenvolve tanto o processador M1 quanto o sistema operacional iOS para maximizar sua eficiência. Desta forma a máquina dá conta de rodar os principais softwares para a rotina de designers como Illustrator e Photoshop. 

Outra exceção que abrimos para abrigar o Macbook Air M1 em nossa lista está nas dimensões da tela, pois o display do notebook da Apple é um pouco menor, 13,3 polegadas, mas a máquina compensa a tela um pouco menor com resolução acima do Full HD e com tecnologia de painel de IPS com 400 nits de pico de brilho. O Display também destaca-se por exibir até 25% mais cores e ter suporte ao modo True Tone que ajusta as cores em tela de acordo com a luz do ambiente, assim como o primeiro modelo da lista.

  • Processador: M1
  • Memória RAM: 8 GB
  • Tela: 13,3” IPS com iluminação LED e tecnologia True Tone
  • Armazenamento: 256 GB
  • Peso: 1,25 Kg

Compre agora o MacBook Air M1 na Amazon


Confira também as melhores promoções de TVs, e economize ao máximo em suas compras utilizando os cupons de desconto Magazine Luiza