Guia de compras

Tablet ou notebook: qual vale mais a pena em 2024?

Descubra qual a melhor opção para investir entre tablet ou notebook para diferentes tipos de uso do dia a dia

Avatar do membro Jonathan Robert

Jonathan Robert

8 de jun de 2024

0 comentários

Compartilhe:

Se pretende investir em um dispositivo para trabalhar, estudar ou curtir seus momentos de descanso consumindo seus conteúdos preferidos, é muito normal ficar em dúvida entre tablet ou notebook. E mesmo podendo ser utilizados para praticamente as mesmas coisas, cada um oferece vantagens e desvantagens para atender a necessidades específicas, além de oferecer experiências de uso completamente diferentes. Mas qual será que vale mais a pena investir? Confira nosso guia para diferentes tipos de uso.

Top 5 melhores tablets e notebooks

Tablet ou notebook: qual vale mais a pena?

Antes de falar sobre qual melhor entre tablet ou notebook para diferentes usos, vamos analisar melhor o que cada dispositivo pode oferecer como vantagem. 

Uma outra informação importante que você tem que ter em mente antes de fazer a sua escolha é que o desempenho vai depender das configurações técnicas em qualquer uma das situações. Não adianta querer um desempenho top de linha e pegar um notebook custo-beneficio ou procurar a melhor experiência com um tablet investindo em um modelo básico de entrada.

Vantagens do tablet

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
  • Portabilidade

É inegável como o tablet possibilita uma portabilidade muito maior que o notebook, mesmo que seu computador seja extremamente leve. O peso e dimensões do tablets são reduzidos e podem caber dentro da mochila ou bolsa sem grandes problemas caso você precise carregar para muitos locais, além de permitir utilizar em qualquer lugar.

  • Praticidade

A praticidade também é uma vantagem do tablet. O aparelho tem funcionamento igual ao de um smartphone, com tela touch. Então é muito mais prático de utilizar fora de casa, por exemplo, já que nem de uma mesa você vai precisar se quiser assistir um vídeo ou conferir as redes sociais.

  • Variedade de aplicativos

Pegando carona no ponto anterior, os aplicativos também são os mesmos dos smartphones. Portanto, você tem acesso a diferentes apps, desde jogos e redes sociais até ferramentas de trabalho e organização na loja de aplicativos para personalizar seu tablet e atender às suas necessidades.

  • Fotos e vídeos

Esse talvez seja um ponto que não seja interessante para muita gente, afinal os smartphones já cumprem esse papel de registrar fotos e vídeos. Contudo, não há como deixar de citar a possibilidade de fazer as imagens de forma rápida e fácil utilizando as câmeras do dispositivo.

Vantagens do notebook

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
  • Desempenho

Independentemente se é para estudar ou trabalhar, o notebook tem mais poder de fogo para um melhor desempenho se comparado ao tablet. Os processadores mais potentes dos notebooks oferecem o desempenho ideal para executar tarefas complexas, como edição de vídeos, jogos e trabalhos gráficos. Mas aqui vale um adendo, pois o alto desempenho depende dos componentes da ficha técnica do seu modelo.

  • Mais armazenamento

Os notebooks oferecem diversas opções de armazenamento interno, como SSD e HDD, para guardar fotos, vídeos, documentos e outros com facilidade que são superiores às memórias dos tablets.

  • Conectividade

Os notebooks oferecem diversas opções de conectividade, como Wi-Fi, Bluetooth, portas Ethernet, USB e HDMI com diferentes velocidades. Assim, você pode conectar outros periféricos e transferir arquivos com facilidade e segurança. Por mais que os tablets permitam muitas dessas atividades, a experiência com o notebook é mais aprimorada.

Tablet ou notebook: qual o melhor?

Aqui temos um impasse em várias situações que não tem como ser determinista. Um dispositivo pode complementar e oferecer uma experiência diferente do outro, que não necessariamente é melhor ou pior. Contudo, para fazer a melhor escolha para suas necessidades, você deve escolher o que quer priorizar em cada situação, levando em consideração as vantagens já citadas.

Para trabalhar

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Para decidir qual o melhor para trabalhar entre tablet ou notebook, a atividade executada será muito importante. Por exemplo, se você trabalha com ilustração de algum tipo – seja design, ilustrador, tatuador, etc – ou precisa se locomover com frequência, o tablet pode ser uma opção interessante.

Mas por outro lado, os notebooks conseguem oferecer um desempenho superior por conta dos processadores e memória RAM mais potentes, o que garante maior velocidade e fluidez em diversas tarefas. A maioria dos softwares profissionais está disponível para notebooks, o que garante mais opções para o seu trabalho e a tela maior dos notebooks facilita a visualização de documentos, planilhas e apresentações.

  • Resultado: Notebook

Para estudar

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Aqui neste quesito o tablet sai na frente. A leveza e a portabilidade do tablet são ideais para levar para diversos lugares sem pesar na mochila. A interatividade imersiva que o dispositivo acompanha também é um fator de destaque, já que atualmente você pode utilizar o tablet como caderno para fazer suas anotações, assistir vídeo aulas e interagir com aplicativos de forma rápida e fácil. Um bom exemplo de modelo que os estudantes utilizam muito é o Galaxy Tab S6 Lite para fazer anotações utilizando a S-Pen de maneira muito descomplicada.

O notebook tem suas vantagens para estudar caso você precise de mais desempenho para executar tarefas complexas como edição de vídeos, trabalhos gráficos e softwares pesados. Mas o peso e volume podem ser incômodos e você não vai ter a mesma experiência anotando os conteúdos. 

  • Resultado: Tablet

Qual o melhor para consumir conteúdo?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Se você busca o dispositivo ideal para maratonar séries, filmes, vídeos e curtir suas músicas favoritas, os dois dispositivos conseguem oferecer uma boa experiência. O tablet sai na frente de novo no quesito portabilidade, afinal, você poderá assistir deitado na cama com mais facilidade. A tela tem um bom tamanho, mas algumas legendas podem ficar prejudicadas e detalhes podem ser perdidos.

Já o notebook oferece mais imersão. A tela do notebook proporciona uma experiência melhor para assistir filmes e séries com qualidade. Os notebooks oferecem diversas opções de conectividade, como portas USB e HDMI, para que você consiga conectar na TV e outros dispositivos externos para aumentar a qualidade da sua sessão de cinema.

Portanto, aqui o que vai decidir qual o melhor é o tipo de experiência que você está buscando. Se quer mais facilidade, escolha o tablet. Se quer mais desempenho, escolha o notebook.

  • Resultado: Empate

Quem se sai melhor nos jogos?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Para jogos não tem muita discussão, o notebook sai na frente disparado. Os tablets vão oferecer jogos mais simples, os mesmos encontrados para smartphones. Até porque os títulos mais complexos, com alta qualidade gráfica não estão nem disponíveis para esses aparelhos portáteis.

Equipado com processadores poderosos e placas de vídeo dedicadas, o notebook garante fluidez e alto desempenho em jogos pesados, exigentes graficamente e com alta taxa de FPS. A biblioteca de jogos para PC também é bem mais completa. Mas em compensação, é necessário investir em um notebook gamer para desfrutar da boa jogabilidade. Uma boa recomendação é o Dell G15, com processador 13ª geração Intel Core i5-13450HX, placa de vídeo NVIDIA GeForce RTX 3050 e SSD de 512GB.

  • Resultado: Notebook

E qual o melhor para leitura?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Para quem gosta de ler em qualquer lugar, o tablet oferece melhor essa possibilidade, Afinal, se você estiver na fila do banco, em um parque, no ônibus ou em uma viagem, basta tirar o dispositivo da bolsa e começar a ler. Outra possibilidade legal do tablet, se você tiver a caneta, é fazer anotações nas margens e marcar suas passagens favoritas, oferecendo uma experiência de leitura mais intuitiva e dinâmica.

Mas uma dica, se o que você quer realmente é a melhor experiência otimizada para leitura, a melhor alternativa é investir em um Kindle. Aqui você encontra um guia de Qual o melhor Kindle? Guia de compras para escolher o seu

Resultado: Tablet


Não deixe de conferir as melhores ofertas em itens de informática e os melhores cupons de desconto aqui no Promobit!