Campanha Choice Aliexpress - Abril 2024
Promobit
Guia de compras

Qual o melhor tablet para estudar? Veja modelos e dicas para escolher

Saiba qual o melhor tablet para estudar para potencializar seu aprendizado. Conheça alguns modelos e confira dicas de como escolher o seu

Avatar do membro Jonathan Robert

Jonathan Robert

1 de mar de 2024

0 comentários

Compartilhe:

Na busca por mais praticidade no dia a dia e para potencializar o aprendizado, muitos estudantes têm recorrido ao uso do tablet em seus estudos. O dispositivo pode substituir os cadernos para as anotações, reúne informações necessárias para revisões com facilidade, dá para assistir e salvar vídeos complementares com facilidade, fazer resumos mais organizados e muito mais. E se você está pensando em adquirir um, mas está na dúvida diante de tantos modelos, trouxemos uma seleção para você escolher o melhor tablet para estudar, além de algumas dicas do que observar para facilitar sua decisão.

Se você quer garantir o menor preço na compra do seu tablet, baixe o app do Promobit e adicione o modelo que está de olho na sua lista de desejos para receber alertas sempre que aparecer em promoção.

Melhor tablet para estudar

Samsung Galaxy Tab S9 UltraMelhor tablet para estudar
Samsung Galaxy Tab S6 LiteMelhor custo-benefício
iPad 9ª GeraçãoModelo da Apple mais vantajoso
Samsung Galaxy Tab S9 FEversão menos parruda do primeiro colocado
Samsung Galaxy Tab A9+Tablet básico e potente
VAIO TL10Modelo barato com teclado

Samsung Galaxy Tab S9 Ultra

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O melhor tablet para estudar é o Samsung Galaxy Tab S9 Ultra, por trazer alguns dos recursos mais interessantes e modernos para potencializar o aprendizado. Para começo de conversa, o modelo já vem com capa e teclado inclusos, o que já facilita muito na digitação e aproxima a experiência de utilizar um computador fora de casa, só que com mais praticidade.

Mas o grande destaque fica por conta da S-Pen, caneta inteligente da Samsung, que também já está inclusa. O acessório está mais resistente que nas gerações anteriores e agora tem até certificação IP68 contra poeira e água (assim como o tablet). A S-Pen permite escrever com facilidade, como se você estivesse usando um caderno, tem botões de ação para redimensionar, apagar ou uma série de outras funcionalidades.

Agora falando de outras especificações técnicas, o Galaxy Tab S9 Ultra tem tela Dynamic AMOLED 2X de 14,6 polegadas e 120Hz de taxa de atualização, permitindo cores vivas e brilhantes, contraste com tons de preto intenso, HDR10+ e nível de brilho intenso para não ter problema de visualização em ambientes ensolarados. O desempenho também não deixa a desejar com o processador Snapdragon 8 Gen 2 for Galaxy, o mesmo presente nos smartphones top de linha da Samsung. E a bateria do melhor tablet para estudar possui 11.200 mAh para acompanhar você por vários dias sem que precise de uma nova carga.

  • Tela: Dynamic AMOLED 2X 14,6”
  • Processador: Snapdragon 8 Gen 2 for Galaxy
  • RAM: até 16 GB
  • Armazenamento interno: até 1TB
  • Bateria: 11.200 mAh
  • Peso:  732g

Compre agora o Samsung Galaxy Tab S9 Ultra na Amazon

Samsung Galaxy Tab S6 Lite

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O Samsung Galaxy Tab S6 Lite é a indicação de melhor tablet para estudar custo-benefício. O modelo também já vem com a capa protetora magnética e a caneta S-Pen, como já dissemos, um bom acessório para facilitar a navegação e a escrita em seu dispositivo.

A tela conta com 10,4 polegadas, tamanho ideal para levar por aí sem problemas e conseguir acessar seus arquivos de modo fácil. O tablet da Samsung possui bons recursos para quem gosta de inovar em suas anotações como marca texto (até em PDF), pesquisa por tags, destaques de texto com diferentes formatos e cores, melhorias da caligrafia e muito mais, graças a S-Pen. O modelo é mais simples que o primeiro colocado da nossa lista, porém é uma ótima opção para se manter organizado e criativo durante a sua rotina de estudos.

  • Tela: TFT LCD 10,4”
  • Processador: Snapdragon 720G
  • RAM: 4 GB
  • Armazenamento interno: até 1TB
  • Bateria: 7.040 mAh 
  • Peso: 775g

Compre agora o Samsung Galaxy Tab S6 Lite na Amazon

iPad 9ª Geração

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Não poderíamos esquecer dos iPad nesta lista atrás do melhor tablet para estudar e aqui trouxemos o da nona geração, com tela de 10,2 polegadas, IPS, resolução de 2160 x 1620 pixels, um pouco a mais que 2K, e ainda possui tecnologia true tone para quem deseja aproveitar o iPad para desenhos também.

Esta geração ainda vem com o chip A13 Bionic, que ainda é muito bom e junto à memória de até 256GB, vai permitir que funcionem vários aplicativos e um uso multitarefa mais fluido. Seu conector é lightning, já falando em conexões, ele oferece suporte à rede celular 4G e Wi-Fi. Compatível também com smart keyboard e a apple pencil da primeira geração.

Fisicamente, pesa entre 487 e 498 gramas, dependendo de qual modelo escolhido. Ainda tem 250,6 mm de altura, 174,1 mm de largura e 7,5 mm de espessura, o que o torna um dispositivo leve e com um tamanho mediano, fácil de se transportar. Mesmo já tendo a 10ª geração do dispositivo da Apple, indicamos esta pelo seu preço mais acessível e por ainda ser uma excelente opção.

  • Tela: IPS 10,2”
  • Processador: A13 Bionic
  • RAM: 4 GB
  • Armazenamento interno: 64 GB
  • Bateria: 32,4 Wh –Até 10 horas para navegar na internet via Wi-Fi 
  • Peso: 498 g  

Compre agora o iPad 9ª Geração na Amazon

Samsung Galaxy Tab S9 FE

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O Samsung Galaxy Tab S9 FE é uma versão menos parruda do nosso primeiro colocado, perfeita para quem quer um tablet mais recente, com bons recursos, mas sem gastar uma fortuna para isso. Uma das principais diferenças é que enquanto o S9 Ultra só funciona no Wi-fi, o S9 FE também tem conexão 5G, boa notícia para quem não quer ficar dependente do celular quando estiver fora de casa – já que o S9 Ultra consegue se conectar pelo seu smartphone.

O modelo também vem com a S-Pen para você aproveitar todos os recursos do acessório para potencializar seus estudos. A tela é menor, com 10,9 polegadas e também tem proteção IP68 para que seu tablet não queime caso tenha algum acidente com água. O processador é o Exynos 1380, chipset que também vai proporcionar uma boa experiência de uso, armazenamento de 128 GB com expansão até 1TB e memória RAM de 6 ou 8GB. Como o S9 FE é menor, sua bateria também tem autonomia reduzida, com 8.000 mAh, mas ainda vai render mais de um dia sem precisar recarregar.

  • Tela: LCD IPS 10,9”
  • Processador: Exynos 1380
  • RAM: 6/8 GB
  • Armazenamento interno: 128 GB (até 1TB de expansão)
  • Bateria: 8.000 mAh
  • Peso: 524 g  

Compre agora o Samsung Galaxy Tab S9 FE na Amazon

Samsung Galaxy Tab A9+

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O Samsung Galaxy Tab A9+ tem um bom preço, é bastante elogiado pelos consumidores pelo custo-benefício, tem configurações interessantes para estudar e boa durabilidade, já que é feito de metal. Este modelo é a indicação para quem não quer gastar muito, mas ainda quer investir em um bom dispositivo.

O modelo tem conectividade 5G, suporte ao Dolby Atmos para maior imersão sonora e tela TFT LCD de 11 polegadas, que está dentro do esperado para sua categoria. No desempenho, também está dentro da média com processador Snapdragon 695 5G, 4 GB de RAM, memória interna de 64GB com possibilidade de expansão até 1TB. Essas configurações são básicas, porém, suficientes para estudar com tranquilidade, se organizar melhor nas anotações e assistir vídeos explicativos. O modelo também é fácil de transportar, pesando apenas 491 gramas.

  • Tela: TFT LCD 11”
  • Processador: Snapdragon 695 5G
  • RAM: 4 GB
  • Armazenamento interno: 64 GB (até 1TB de expansão)
  • Bateria: 7.040 mAh
  • Peso: 491 g  

Compre agora o Samsung Galaxy Tab A9+ na Amazon

VAIO TL10

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Deseja um tablet para estudar mais barato, mas que ainda tenha teclado incluso? A nossa indicação é o VAIO TL10. O dispositivo vem com uma capinha magnética com teclado com conexão inteligente para você ampliar as suas possibilidades de estudos.

A tela do VAIO TL10 tem resolução 2k e 10,4 polegadas que proporcionam boa visualização, 8GB de RAM e 128GB de armazenamento interno, boas especificações para não precisar se preocupar tanto com travamentos do Android 13, sistema operacional nativo do modelo. O VAIO TL10 tem bateria de 7.000 mAh, o suficiente para mais de um dia longe da tomada e pesa 520 gramas.

  • Tela: LCD 10.4”
  • Processador: Unisoc T616
  • RAM: 8 GB
  • Armazenamento interno: 128 GB (até 1TB)
  • Bateria: 7.000 mAh 
  • Peso: 520 g  

Compre agora o VAIO TL10 na Amazon

Como escolher tablet?

Considere as utilidades que o tablet pode ofertar e o seu uso

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Antes de escolher o melhor modelo, é importante saber exatamente quais são as características que mais vão te beneficiar na hora de estudar e também os usos que pretende fazer. Por exemplo, pretende estudar e se entreter usando o dispositivo?

Ainda mais, considere esses pontos:

  • Ele será apenas para ler textos em PDF?
  • Escrever no tablet e grifar os conteúdos é algo essencial?
  • Deseja criar documentos e apresentações nele?
  • Assistir videoaulas é sua principal função?

Verifique as características técnicas de cada tablet

Sabendo quais serão os usos, você pode considerar se um tablet com mais espaço de armazenamento será essencial para guardar todos os arquivos. Além disso, se o uso de atividades em multitarefa for grande, um dispositivo com mais memória RAM conseguirá rodar com mais fluidez. Vamos detalhar um pouco mais algumas características técnicas comum em tablets para você já pensar em quais são essenciais para você.

Memória Interna

A memória interna do tablet é onde vão ficar armazenados todos os conteúdos e aplicativos que você instalar. Caso precise lidar com arquivos mais pesados, baixar filmes ou utilizar muitos aplicativos ao mesmo tempo, escolha um aparelho com armazenamento de 128GB, a maioria das opções permitem a expansão da memória interna. Agora, se planeja apenas ler e escrever alguns documentos, um modelo com 64GB de memória interna pode ser o suficiente.

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Sistema Operacional

Enquanto o sistema Android está presente na maioria dos dispositivos, o iOS está presente nos produtos da Apple que são, geralmente, mais caros e existem algumas diferenças durante o uso na forma que cada sistema funciona, então tenha essa característica em mente antes de comprar efetivamente o produto.

Tela

Sobre a tela, pode-se encontrar modelos com mais de 5 polegadas e chegando até a um pouco mais de 14 polegadas. Quanto maior a tela, mais confortável será o consumo do conteúdo. Leve em conta a resolução da tela para conseguir a melhor qualidade de imagem e maior fidelidade das cores para ver os vídeos ou estudar.

Bateria

Para conseguir estudar por muitas horas fora vai exigir que a bateria do tablet ofereça esse suporte, então se o uso for mais intenso, busque saber qual a capacidade da bateria e se o produto tem carregamento rápido, algo pouco comum nos tablets, mas que pode reduzir o tempo total de recarga do aparelho.

Estabeleça os limites de preço que pretende pagar no tablet

Vale relembrar que existem aparelhos básicos, intermediários e topo de linha no mercado de tablets. Todos eles têm faixas de preços diferentes e oferecem certos benefícios únicos, quanto mais você se dispor a pagar, mais vai ter opções com resistência, capacidade de processamento e tantas outras características positivas.

Todavia, se tratando de um tablet para estudo, dependendo de qual seja o assunto e as necessidades, para achar o modelo com o melhor custo-benefício vai precisar estabelecer limites de valor mínimo e máximo para pagar.


Ainda não achou o melhor tablet para estudar? Confira as ofertas de tablets aqui no Promobit e compre utilizando os cupons de desconto.