Campanha Super Deals - Aliexpress
Guia de compras

Quais os principais tipos de caderno e como escolher?

O período escolar se aproxima e a busca pelo material também. Mas quais os principais tipos de caderno e como escolher? Falamos sobre o assunto

Avatar do membro Júlia Queiroga

Júlia Queiroga

2 de fev de 2023

0 comentários

Compartilhe:

Estamos no momento de volta as aulas e pode existir a dúvida de quais os tipos de caderno, ainda mais que esse item está presente durante boa parte da vida estudantil. Porém, como escolher o caderno para encontrar a melhor opção de custo-benefício diante da variedade de opções e as necessidades de estudante?

Respondemos quais os tipos de caderno, como escolher e ainda trouxemos dicas para ajudar aqueles que estão procurando a melhor opção. Confira.

Quais os tipos de cadernos?

Há variações de tamanho, modelo e meio de página quando se procura por um caderno. Alguns modelos estão mais presentes durante o período de alfabetização do que em outros. Mas, vamos falar primeiro sobre às diferenças e os nomes, de acordo com as opções dos miolos das páginas, antes de partir para as multiplicidades de modelos ligadas aos tamanhos e objetivos.

Pautada

O mais comum e que está presente no dia a dia dos estudantes é aquele cujo miolo é composto apenas por linhas, elas que facilitam bastante a escrita e em manter o conteúdo organizado, mas não são os ideais para desenho, apesar de funcionarem.

Sem pauta

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Ideal para quem deseja desenhar, este é literalmente uma série de páginas em branco que dará a liberdade necessária na criação de uma ilustração. Quem já tem prática com desenho poderá se aproveitar bastante, porém, quem ainda deseja aprender e ter um auxiliar, o caderno pontilado poderá funcionar muito bem.

Meia Pauta

Presente em certos modelos de agenda, por exemplo, o miolo com meia pauta tem uma página em branco e uma página com pauta, ao lado.

Pontilhado

A folha do caderno consiste em vários pontos que podem funcionar muito bem para quem tem a finalidade de praticar desenho, criar um bullet journal ou mesmo para escrever se quiser algo mais livre que uma folha pautada ou mais ordenada que sem pauta.

Quadriculado

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Interessados em estudar matemática e geometria ou mesmo quem deseja desenhar com um estilo pixel art podem usar o miolo quadriculado que permite ter uma noção de espaço mais clara do que uma página em branco. Ainda mais que ele também ajuda a deixar mais organizado o conteúdo e é mais fácil criar e visualizar os dados, principalmente de gráficos.

Para Caligrafia

Este tipo de caderno costuma estar presente na bolsa das pessoas que ainda estão se alfabetizando, pois ajuda o desenvolvimento da escrita e da coordenação motora, graças a sua maior definição de área onde a pessoa pode escrever.

Agora que já falamos sobre quais os principais tipos de cadernos pela folha, focaremos em encadernação e tamanhos, porque se você precisa levar muito material para a escola ou universidade, o caderno precisa ser resistente.

Universitário

Tendo 20x28cm, este é um modelo grande que costuma ter sua encadernação feita com espiral, podendo ser uma espiral de metal, além disso, ele tende a ser capa dura, características que o tornam bem resistente, e também tem a possibilidade de divídi-lo em várias seções. Entretanto também acaba sendo mais pesado.

Ao chegar no período do vestibular este é um modelo que pode contribuir para a organização das matérias, principalmente se existir uma divisão de matéria por assunto, como por exemplo física I, II e III para tratar diferentes assuntos da física durante o ano letivo.

Colegial

Diferentemente do modelo universitário, um caderno com modelo colegial tem 18 cm de largura por 24 cm de altura e sua quantidade de páginas é pequena, sendo geralmente encontrado como opção para uma matéria apenas.

Caderno Brochura ou Costurado

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Similar aos livros, ele costuma ser costurado ou colado na região central, além disso, não é usual ser encontrado com divisão de mais de uma matéria, pois acaba sendo mais frágil do que com espiral.

Inteligente

Por último, mas não menos importante, o caderno inteligente tem ficado bem popular, pois, similar a um fichário, permite ser montado como preferir, com folha pautada, sem pauta e ainda tem o benefício de não ser tão grande e difícil de levar, quanto ao fichário. Somando-se a isso, pode ser encontrado tanto um tamanho pequeno, quanto maior.

Diante de tantas opções, como escolher o melhor caderno?

Considere a quantidade de conteúdo que a pessoa receberá, quando você está aprendendo a ler e escrever, o volume de informação não é tão dividido e grande, em comparação ao momento em que você está estudando para o vestibular e há uma divisão de matérias para os professores conseguirem dar conta do conteúdo durante o ano.

Após entender a finalidade e as suas necessidades pessoais, a escolha do melhor modelo acaba indo para o valor que você está disposto a pagar, pois mesmo que não seja tão caro, pensar o melhor custo-benefício ajuda não só o seu bolso, mas também a evitar jogar um caderno com páginas em branco que ainda podem ser utilizadas fora.


Já conferindo quais os principais tipos de caderno, não deixa de olhar as ofertas de material escolar. Compre com desconto utilizando um cupom da Amazon e o cupom do Submarino.