Campanha Aliexpress Divertimento ao ar livre
Promobit
Promobit Explica

Como escolher o tênis infantil certo para ir à escola?

Flexibilidade, resistência e solado com ranhuras são características fundamentais para conseguir escolher o tênis infantil certo para ir à escola. Veja outras no artigo.

Avatar do membro Luiza Lamas

Luiza Lamas

15 de jan de 2020

0 comentários

Compartilhe:

Para preparar a criança para ir à escola, temos que pensar no uniforme, no que vai na mochila, no material escolar, em um possível lanche e também no calçado dela. O mais comum é o uso do tênis, principalmente porque as crianças praticam educação física em um período do dia, brincam com os colegas e vão ao parquinho. Pensando nisso, fizemos esse guia para ajudar você a escolher o tênis infantil certo para o seu filho ir à escola. 

Como escolher um tênis infantil coringa para o seu filho ir à escola?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Existem alguns pontos principais que você deve prestar atenção na hora de escolher um tênis infantil coringa para o seu filho, daqueles que ele possa caminhar, correr e ir para a escola tranquilamente, sem o desenvolvimento e o conforto dos pés ficar prejudicado. 

O tênis deve ser flexível

A primeira característica na hora de escolher o tênis infantil certo para ir à escola é ele ser flexível, para garantir o conforto dos pés e para que a criança consiga se mexer com liberdade. Saiba que um tênis flexível não é um tênis que sai do pé; verifica-se a flexibilidade do calçado dobrando e torcendo ele, mas mesmo assim ele tem que ficar seguro na criança, com espaço apenas para que ela consiga mexer os dedos. 

Precisa ser arejado

Os pés das crianças suam bastante, porque elas se movimentam e brincam muito. Por isso, o recomendado é deixá-las usando meias de algodão (que absorvem a transpiração dos pés) e um tênis com tecido respirável, para que ela não sinta que o pé está quente demais e fique desconfortável. 

Também é importante que este tênis fique descansando por pelo menos um dia (e então a criança estará usando outro no momento) para que não haja a proliferação de bactérias e fungos. Para melhorar esse resultado, é importante tirar a palmilha do tênis e deixá-la descansando separadamente também. 

Atenção ao solado

O solado é uma das partes em que você deve prestar mais atenção na hora de escolher o tênis infantil para seu filho, porque é imprescindível que ele tenha ranhuras. Elas evitam que a criança escorregue enquanto estiver brincando ou correndo e dão mais aderência. Além disso, é importante que o solado tenha amortecedor de impacto, que consiga acompanhar o ganho de peso da criança e não prejudique as costas e nem os joelhos a longo prazo. 

O tênis certo não é o do irmão ou da irmã e nem um número maior

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Um erro que alguns pais e mães cometem é dar o tênis do filho mais velho para o mais novo, mas isso não é o mais certo a se fazer. Isso porque o tênis já vai estar “acostumado” e com a forma do pé do mais velho, o que pode ser desconfortável e prejudicial para o mais novo, porque eles podem ter tipos de pisada diferentes. Você pode saber mais sobre esse assunto no nosso artigo: Neutra, pronada ou supinada: qual seu tipo de pisada e no que isso impacta?

Além disso, não é vantagem comprar um número maior de tênis só porque o pé da criança vai crescer logo e ela vai perder o tênis rápido. Isso acaba facilitando o desequilíbrio e os tropeços.


Agora que você já sabe como escolher o tênis infantil certo para seu filho ir à escola, dê uma olhada nas nossas promoções de calçados infantis e aproveite algum cupom Americanas ou cupom Submarino para a sua compra ficar mais barata!