Take a fresh look at your lifestyle.

O que é poliéster: a fibra do mundo dos tecidos?

Presente em roupas, cortinas, estofados e tintas este componente é bastante popular. Descubra o que é poliéster, como ele é formado e os impactos que traz para o meio ambiente e para o ser humano.

0

Se procurar no seu guarda-roupa, você deve achar pelo menos uma peça feita de poliéster. Este componente é bastante popular para a fabricação de blusas, vestidos, agasalhos e algumas calças. Mas, você sabe exatamente o que é poliéster ou como é formado? Neste artigo, você recebe todas essas explicações e ainda descobre os impactos ambientais causados pelo poliéster. 

Leia também: 

O que é poliéster?

O poliéster é uma categoria de polímeros. Os polímeros podem ser naturais e biodegradáveis, ou seja, estar presentes nos organismos animais e vegetais e se degradar naturalmente, por meio da ação de bactérias (como a borracha, o amido, a celulose e a proteína) ou podem ser sintéticos, produzidos em laboratório (como o teflon e o nylon) e não biodegradáveis. Produtos não biodegradáveis ainda assim são decompostos pelo meio ambiente, mas esse processo demora tanto, tanto, que eles não podem ser considerados biodegradáveis. Este é o caso do poliéster.

A maioria dos tipos de poliéster também é termoplástico, ou seja, pode ser aquecida em altas temperaturas sem perder suas propriedades químicas; assim, estes poliésteres podem ser moldados em outros formatos para fabricar produtos e artigos de uso novos, e, portanto, serem reciclados. 

Quais itens do cotidiano contém poliéster?

Dentre as aplicações do poliéster no nosso cotidiano podemos considerar, além do teflon e o nylon já citados, itens de vestuário e decoração (como roupas, cortinas, toalhas de mesa, etc), enchimento para almofadas, pneus, tintas em pó, materiais isolantes, telas de LED e as conhecidíssimas garrafas PET.  

Vantagens e desvantagens dos tecidos de poliéster

Quando falamos sobre os tecidos de poliéster é interessante observar as vantagens e desvantagens de optar por esse material ao invés do algodão, por exemplo.

Vantagens: 

  • Tecidos com poliéster secam mais rápido em comparação aos outros; 
  • Eles também são mais baratos; 
  • Por serem mais elásticos, eles amassam menos do que o algodão. 
  • Mantém a cor e a estampa por mais tempo. 

Desvantagens: 

  • Tecidos de poliéster retém mais calor que os outros tipos, então podem causar suor excessivo; 
  • Alguns tipos de tecidos feitos com poliéster podem dar bolinhas; 

Quais são os impactos ambientais causados pelo poliéster?

Assim como qualquer outro tecido, a produção em massa de itens que utilizam poliéster em sua fabricação causam impactos ambientais que devem ser considerados, para repensarmos como estamos utilizando esses produtos e no nosso empenho em fazê-los se tornar mais duráveis. 

  • A matéria-prima do poliéster é o petróleo, uma fonte de energia não renovável; além disso, a extração dessa substância, como a extração de qualquer outra, é bastante poluente, porque utiliza grandes quantidades de água, produtos químicos e lubrificantes; 
  • O poliéster, como não é considerado biodegradável, leva mais de 400 anos para se decompor; 
  • Tecidos e produtos que misturam poliéster com outras substâncias (como uma roupa com uma porcentagem em algodão e outra porcentagem em poliéster) são mais difíceis de serem reciclados, pois a separação dos dois componentes é muito complicada, o que às vezes faz com que o produto não seja reciclável. Em produtos 100% poliéster, isso não acontece. 

Microplásticos: eles te prejudicam todos os dias e você não vê

Artigos com poliéster em sua composição soltam, seja na lavagem, na decomposição ou no próprio uso, os chamados microplásticos. Estas pequenas partículas de plástico, que também são geradas a partir do descarte irregular de materiais que contém plástico e poliéster, possuem a característica de absorver partículas de pesticidas, metais pesados e outros produtos, os chamados Poluentes Orgânicos Persistentes (POPs). 

Os microplásticos contaminados chegam ao oceano e são ingeridos pelos animais que ali habitam, como peixes e frutos do mar. No final da cadeia alimentar, o ser humano se alimenta desses animais e ficam em contato com os POPs, que podem causar disfunções hormonais, imunológicas, neurológicas e reprodutivas, não só nas pessoas, como nos animais. Isso causa um desequilíbrio em toda a cadeia e prejudica o andamento dos ecossistemas como eles devem ser. 


Agora que você já sabe o que é poliéster, em que itens pode encontrá-lo e os impactos que traz para o meio ambiente, dê uma olhada nas nossas promoções de moda masculina e promoções de moda feminina para encontrar roupas com o tecido que te agradar! Não esqueça de dar uma olhada em algum cupom Americanas para garantir os menores preços!

Veja também
Comentários

Novo comentário
cancelar
Responder comentário:

Quer receber alertas de novas postagens?

Receba notificações em seu navegador!