Promobit
Promobit Explica

O que é poliéster? Conheça a fibra do mundo dos tecidos

Descubra o que é poliéster, vantagens e desvantagens do material e quais os impactos de sua utilização no meio ambiente e para os humanos

Avatar do membro Jonathan Robert

Jonathan Robert

5 de fev de 2023

0 comentários

Compartilhe:

Há quem ame e quem odeie produtos feitos com poliéster, mas essa fibra sintética extremamente versátil pode estar mais presente do que você imagina dentro da sua casa. Muito utilizada na indústria têxtil para a fabricação de blusas, vestidos, agasalhos, estofados, entre outros produtos, o poliéster pode ser utilizado de diversas maneiras, formatos e em diferentes tipos de tecidos pela facilidade em assumir várias formas e pelo baixo custo de produção. Mas você sabe exatamente o que é poliéster?

Descubra como o material é fabricado, em quais itens pode ser encontrado, vantagens e desvantagens de sua utilização e ainda os impactos ambientais causados pelo material.

O que é poliéster?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O poliéster é uma categoria de polímeros, uma espécie de junção de diversas moléculas para formar uma parte maior denominada macromolécula. Os polímeros podem ser naturais e biodegradáveis, ou seja, estar presentes nos organismos animais e vegetais e se degradar naturalmente, por meio da ação de bactérias (como a borracha, o amido, a celulose e a proteína). 

Também podem ser sintéticos, produzidos em laboratório (como o teflon e o nylon) geralmente a partir do petróleo e são considerados não biodegradáveis. Estas categorias de produtos ainda assim são decompostos pelo meio ambiente, mas esse processo é extremamente longo, como o caso do poliéster, que pode demorar até 400 anos para se decompor na natureza, dependendo do seu tipo.

A grande maioria das categorias de poliéster também são termoplásticos, ou seja, pode ser aquecida em altas temperaturas sem perder suas propriedades químicas; assim, estes podem ser moldados em outros formatos para fabricar novos produtos e artigos de uso por meio da reciclagem.

Quais itens do cotidiano contém poliéster?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O poliéster é um material extremamente popular e pode ser classificado basicamente como um tipo de plástico. Portanto, é possível imaginar as inúmeras aplicações que possui em diferentes tipos de indústrias. 

Além dos itens de vestuário que já citamos, outros exemplos que utilizam o poliéster como uma das matérias-primas são garrafas PET, tinta em pó, pneus, telas de LED, material esportivo, materiais isolantes, enchimento para almofadas e muito mais.

Diferença entre poliéster e algodão

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Os tipos mais comuns de tecidos encontrados atualmente são o algodão e o poliéster. Consequentemente, é normal haver comparação entre os itens e curiosidade sobre a diferença entre eles. A distinção é bastante simples. Enquanto o algodão tem origem vegetal, o poliéster é sintético. O algodão é mais fresco, durável e oferece mais conforto para o usuário, mas em contrapartida é mais caro e amarrota com maior facilidade.

Já o poliéster tem uma vida útil maior, pois o tecido não desbota com facilidade, não encolhe e seca rapidamente. Por esse motivo, o material é utilizado na confecção de roupas de poliamida e esportivas com a tecnologia Dryfit. 

Saiba mais:O que é Dry Fit? Peças vão bem no dia a dia e na academia

Vantagens e desvantagens dos tecidos de poliéster

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Quando falamos sobre os tecidos de poliéster é interessante observar as vantagens e desvantagens de optar por esse material ao invés do algodão, por exemplo.

Vantagens
  • Tecidos com poliéster secam mais rápido em comparação aos outros; 
  • Eles também são mais baratos; 
  • Por serem mais elásticos, eles amassam menos do que o algodão. 
  • Mantém a cor e a estampa por mais tempo. 
Desvantagens 
  • Tecidos de poliéster retém mais calor que os outros tipos, então podem causar suor excessivo; 
  • Alguns tipos de tecidos feitos com poliéster podem dar bolinhas.

Impactos ambientais causados pelo poliéster

Assim como qualquer outro tecido, a produção em massa de itens que utilizam poliéster em sua fabricação causam impactos ambientais que devem ser considerados para um consumo mais consciente. Como você já sabe, a matéria-prima do poliéster é o petróleo, uma fonte de energia não renovável; a extração dessa substância, como a extração de qualquer outra, é bastante poluente, porque utiliza grandes quantidades de água, produtos químicos e lubrificantes. 

Outro ponto importante é a reciclagem destes itens. Tecidos e produtos que misturam poliéster com outras substâncias, como uma roupa com uma porcentagem em algodão, por exemplo, são mais difíceis de serem reciclados, pois a separação dos dois componentes é muito complicada, o que às vezes faz com que o produto não seja reciclável. Em produtos 100% poliéster, isso não acontece. 

A relação do poliester com os microplásticos

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Artigos com poliéster em sua composição soltam, seja na lavagem, na decomposição ou no próprio uso, os chamados microplásticos. Estas pequenas partículas de plástico, que também são geradas a partir do descarte irregular de materiais, possuem a característica de absorver partículas de pesticidas, metais pesados e outros produtos, os chamados Poluentes Orgânicos Persistentes (POPs). 

E isso acaba afetando todo o ecossistema, já que os microplásticos contaminados chegam ao oceano e são ingeridos pelos animais. No final da cadeia alimentar, o ser humano se alimenta desses animais e ficam em contato com os POPs, que podem causar disfunções hormonais, imunológicas, neurológicas e reprodutivas, não só nas pessoas, como nos animais. Isso causa um desequilíbrio em toda a cadeia e prejudica o andamento dos ecossistemas.


Aproveite para conferir os melhores preços em moda e acessórios femininos e masculinos aqui no Promobit. Fique de olho nos cupons Extra e cupons Netshoes para garantir ainda mais economia em suas compras.