Campanha Aliexpress Divertimento ao ar livre
Promobit
Promobit Explica

O que é Dry Fit? Peças vão bem no dia a dia e na academia

A tecnologia dry fit está presente em vários uniformes e roupas esportivas. Entenda como ela funciona e se esse tipo de roupa também serve no dia a dia.

Avatar do membro Bruno Braga

Bruno Braga

2 de fev de 2023

0 comentários

Compartilhe:

Apesar de ser algo normal, ninguém curte a sensação de estar ensopado de suor após realizar atividades físicas. E dependendo da roupa, essa sensação se faz presente mesmo com pouco tempo de esforço físico. Com base nisso, as roupas dry fit se tornaram uma das principais opções para evitar esse tipo de problema. 

Mas você sabe qual o seu diferencial para uma roupa normal? Por ser diferente, ela precisa de cuidados a mais para lavar? E apesar de ser uma vestimenta comumente usada para fazer exercícios, ela também cumpre sua função ao ser usada no dia a dia? Responderemos essas e outras perguntas abaixo, confira. 

Como surgiu o Dry Fit e qual o seu diferencial?

O dry fit, enquanto tecnologia, foi criado pela Nike em 1990, com o intuito de reduzir os problemas relacionados à transpiração em suas roupas esportivas, pois o desconforto causado pelo acúmulo de suor prejudica a movimentação. Para tratar esse empecilho, a marca desenvolveu uma microfibra composta por elastano e poliamida (em alguns casos, poliéster), e produziram malhas a partir desse material, que é o que faz com que as peças sejam mais leves e confortáveis. 

O resultado dessa tecnologia aplicado nas roupas, faz com que elas não retenham o líquido, mas sim ficando na superfície da peça, que ao ter contato com o ar, se evapora rapidamente. O dry fit conseguiu prover roupas com uma troca de calor eficiente, em um tecido leve, resultando em um maior conforto e frescor. 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
O dry fit está presente na maioria dos uniformes esportivos

Ao comprar camisetas de dry fit, se possível, prefira as que possuem o tecido em poliamida. Seus fios são capazes de absorver mais suor em relação ao poliéster, resultando em uma maior qualidade e uma maior eficiência. Mas de forma geral, ambas são similares e não destoam tanto.    

A marca dry fit em si, é de propriedade da Nike, mas praticamente todas as grandes empresas do meio possuem seu próprio modelo dessa mesma tecnologia. A “principal” malha dry fit, além da Nike, é a ClimaCool da Adidas. Cada marca possui uma pequena individualidade em seus modelos próprios, mas a função é a mesma. 

Cuidados necessários 

Camisetas dry fit requerem um cuidado especial, principalmente por estarmos falando de um produto feito de material sintético. Primeiramente, vamos falar sobre os cuidados necessários na hora de lavar. É importante que não sejam utilizados produtos químicos como alvejantes e amaciantes, pois suas substâncias podem desgastar o material das roupas.

Lembre-se também de deixar a roupa virada do avesso para lavar, principalmente estando junto de outras roupas de cores similares. Sobre seu processo de secagem, o indicado é sempre fazer isso à sombra, e um ponto crucial: não passe ferro de passar na camiseta dry fit. Conforme dito anteriormente, por ser feito de material sintético ele pode acabar derretendo. Portanto, sem ferro de passar e nem deixar próximo a grandes fontes de calor também.

Usar Dry Fit no dia a dia vale a pena?

Por mais que as camisetas dry fit sejam popularmente conhecidas como vestimenta de academia ou de exercícios físicos em geral, elas podem ser de bom uso durante o dia a dia também. Afinal de contas, não se transpira apenas ao realizar atividades físicas, não é mesmo? 

Por serem roupas que buscam trazer conforto e ajudarem a regular a temperatura corporal, o dry fit acaba sendo uma opção viável tanto para serem usadas no verão quanto em dias mais frios. Sejam camisetas de mangas curtas ou compridas, não faltam opções para compor um look simples e confortável. 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Camiseta de manga comprida pode ser uma boa escolha em dias não tão quentes

Um outro grande benefício da tecnologia dry, que contribui tanto para o uso rotineiro quanto ao praticar exercícios, é a proteção à pele contra queimaduras solares. O tecido presente nas roupas dry fit conta com proteção contra raios ultravioleta, ajudando na prevenção de insolação e de câncer de pele. Portanto, vale sim a pena utilizar no dia a dia.


Os melhores preços de desodorantes você encontra aqui no Promobit! E aproveite para economizar ainda mais com os cupons Amazon.