Take a fresh look at your lifestyle.

Especial Promobit: 80 anos do Batman

Separamos as histórias mais marcantes do Homem-Morcego nas HQs e no videogame, para quem conhece o personagem apenas pelos cinema.

Quem em 1939 poderia dizer que um jovem rico fantasiado de morcego resolvendo crimes pela noite de Gotham se tornaria um dos personagens mais conhecidos e influentes da cultura pop? Provavelmente nem mesmo Bob Kane, a mente responsável por fazer com que todos esses conceitos bizarros fizessem sentido.

A grande popularidade do personagem se deve à série da década de 60 – que hoje só é conhecida mesmo pelos memes e pela dublagem da feira da fruta – e pelos filmes. De 89 para cá, o personagem foi aproveitado em 9 longas para o cinema, sem contar as animações. Mas como essa parte da história do Homem-Morcego ainda está bem viva na memória, nós decidimos trazer algumas histórias do personagem em outras mídias.

Batman no videogame 

Se o Homem-Morcego já é um senhor idoso nas HQs, no videogame ele tá no auge da forma física, com seus 33 anos. A primeira aparição do Batman nessa mídia foi em um jogo para computador de 1986. Apesar de simples, o joguinho tinha uma visão em 3D isométrico, em que o jogador deveria resgatar o Robin, explorar a Batcaverna e consertar o Batmóvel. Para a época, era tudo que um jogador queria.

Leia também:

Mas o sucesso e a fama compatível com a do jovem mestre Bruce veio mesmo em 1994, com o lançamento de “The Adventures of Batman and Robin” para Super Nintendo e Sega Genesis. Focado na aclamada animação da década de 90 – melhor versão do Batman de acordo com esse redator – o game permitia que o jogador pudesse descer a porrada nos vilões de Gotham e ainda dirigir o Batmóvel. Bom, o que mais poderíamos querer? 

Lego-batman

Quer receber avisos sempre que aparecer Lego Batman em promoção?

Depois de muitas outras aparições que acompanharam a evolução dos videogames, o Cruzado Encapuzado volta ao pódio com “Lego Batman” de 2008. Diferente do que vinha acontecendo, a empresa dos famosos blocos de montar trouxe uma versão leve, divertida e que não se leva a sério, característica que faria (e ainda faz já que o personagem está bem vivo no universo do Lego) um contrapeso aos caminhos mais sombrios do personagem. 

No ano seguinte, chegou ao mercado “Batman : Arkham Asylum”, dando início a trilogia mais marcante do Cavaleiro das Trevas nos jogos digitais, cujo segundo título, “Batman: Arkham City” é considerado o melhor jogo do cruzado encapuzado por muitos fãs. 

Batman-Arkham1

Quer receber avisos sempre que aparecer Batman Arkham em promoção?

Jogos do Batman de graça

Se ainda não jogou as sequências de Batman Lego e Arkham, aproveite que a Epic Game, em comemoração ao Aniversário do Homem-Morcego, liberou os games de PC de graça. Mas corre que é apenas até o dia 26. 

Para saber mais, confira nosso artigo: Epic Games libera jogos do Batman de graça para comemorar o aniversário do Homem-Morcego

Batman nas HQs

Ninguém chega aos 80 anos de vida, sem uma grande quantidade de histórias marcantes, desde aquelas que a gente mal acredita que aconteceram, como a vez em que Batman inventou a cura da feiura, o Zebratman e o recente crossover com Scooby Do – precisamos dar um destaque para os crossovers inacreditáveis do Homem-Morcego, dá até uma ponta de esperança de um dia vermos Batman e o Geninho do Promobit derrotando vilões que estão aumentando os preços. Fica a ideia. 

Mas claro, além dessas leituras que merecem uma chance sua apenas pela bizarrice, o cruzado encapuzado estrela algumas das mais clássicas histórias em quadrinho. Se você nunca leu as revistas do Batman, confira alguns títulos que não pode deixar de comprar. 

Leia também:

Batman Ano 1

Quer receber avisos sempre que aparecer Batman Ano 1 em promoção?

Entre os maiores trunfos de Bob Kane ao criar o Batman foi a sólida história de como Bruce Wayne se tornou o Batman. Então, quando Frank Miller recebeu a missão de recriar a origem do personagem, ele manteve todos os eventos trágicos que forjaram a personalidade de Bruce Wayne, porém, acrescentou uma camada mais profunda da psique do herói e mostrou como foi o primeiro ano do Cruzado Encapuzado em Gotham. Spoiler: não foi nada fácil. 

“Batman ano 1” traz uma construção muito bem feita do personagem tanto de forma psicológica quanto da sua mitologia, com destaque para a página em que acontece a transformação de Bruce Wayne em Batman. 

Cavaleiro das trevas 

cavaleiro-das-trevas

Quer receber avisos sempre que aparecer Batman Cavaleiro das Trevas em promoção?

Nessa história, nós temos uma versão mais velha do Homem-Morcego, que precisa sair da aposentadoria para chutar bundas dos vilões de Gotham. Considerada por muitos como a obra-prima de Frank Miller, além da perspectiva de ver uma versão diferente do personagem, “Cavaleiro das Trevas” traz importantes mudanças dentro das HQs, tanto na forma como a narrativa é conduzida quanto nos temas, já que aborda questões como moralidade, justiça e política. 

Se quer mais um motivo para ler o “Cavaleiro das Trevas”, nessa HQ acontece o grande confronto entre Batman e Superman. Além da boa e velha porradaria entre heróis, a luta possui contexto, motivo e uma boa resolução, bem diferente do que vimos nos cinemas. 

A piada mortal 

piada-mortal

Quer receber avisos sempre que aparecer Piada Mortal em promoção?

“Só é preciso um dia ruim para reduzir o mais são dos homens a um lunático, essa é a distância entre o mundo e eu… apenas um dia ruim.” A união do extraordinário escritor Alan Moore ao universo do Batman, nos agraciou com frases como essa acima e um dos mergulhos mais profundos dentro da psique do maior vilão de Gotham. A Piada Mortal é uma história de origem, mas a origem dele, O Coringa, o Joker, o Palhaço, mas principalmente um ensaio sobre o que pode levar um homem a loucura. 

A Piada Mortal é uma história forte e perturbadora e com um final que gera polêmicas até hoje sobre uma possível vitória do Coringa. 

Um Conto de Batman: Gotham 1889 

Resolvemos trazer uma história nem tão conhecida, mas é uma das melhores representações do Cruzado Encapuzado. O principal trunfo de “Um Conto de Batman: Gotham 1989” é trazer uma versão menos porradeira e muito mais detetive do personagem, além, claro, de colocá-lo para investigar um caso de ninguém mais ninguém menos que Jack o Estripador. 

Essa história se passa na Terra 139, um universo diferente do qual acompanhamos o Homem-Morcego, o que permitiu adaptações bem interessantes na história original do personagem. 

Gotham-1889

Quer receber avisos sempre que aparecer Gotham 1989 em promoção?

Já conhecia todos os títulos que trouxemos? No Promobit você encontra as melhores promoções de games e HQ, e ainda conta com cupons Amazon e cupons Submarino e ainda recebe primeiro as ofertas da Black Friday. Fica de olho porque já apareceram HQs clássicas na nossa seleção de livros online grátis!

Veja também
Comentários

Novo comentário
cancelar
Responder comentário:

Quer receber alertas de novas postagens?

Receba notificações em seu navegador!