Take a fresh look at your lifestyle.

18 Melhores jogos de tabuleiro disponíveis no Brasil

Separamos grandes nomes de boardgames modernos e desafiadores para todas as situações. Confira nossa lista com os melhores jogos de tabuleiro para se divertir com seus amigos e família.

7

Jogos de tabuleiro não são uma novidade, mas para algumas pessoas, eles ficaram marcados de forma negativa devido ao entediante “rolar o dado e andar as casas” que permeou os principais títulos vendidos no Brasil, principalmente durante os anos 1990 e 2000. Como uma amante de jogos de tabuleiros (ou boardgames) desde essa época, trago esse texto para mostrar como esses jogos podem ser muito mais estimulantes e divertidos do que parece!

Para quem já gosta desse tipo de jogo, espero que encontre nesta lista boas indicações para permear suas tardes de jogatinas com muita diversão e ainda mais opções de jogos!

Resta dizer que nesta lista tem muito de minha opinião pessoal e de forma alguma ela está completa. Se você sentiu falta de algum jogo que não está aqui, deixe o nome dele nos comentários! Conte para nós porque ele é seu favorito! Compartilhe mais jogos conosco!

Melhores jogos de tabuleiro

Separamos nosso ranking por estilo para que você encontro o melhor jogo de tabuleiro para você.

Jogos de tabuleiro para famílias e amigosPara você se divertir sem preocupações
Jogos de tabuleiro de enigmasAqueles jogos para rachar a cuca buscando a solução
Jogos de festa / para muita genteMelhores jogos para você curtir com aquela galera
Jogos de tabuleiro para levar na viagemAqueles divertidos e que não ocupam espaço na mala
Jogos de estratégiaPara você pensar antes de cada ação
Jogos cooperativosJogos para quem gosta de se ajudar

Jogos para famílias e amigos

Ticket to ride

Fonte: Dad’s Gaming Addiction

2 a 5 jogadores | 30 a 60min | recomendado para maiores de 8 anos

Ticket to Ride é um jogo bastante dinâmico e desafiador, ótimo para ser jogado com a família ou um grupo de amigos. Dividido por rodadas, com cada jogador tendo um turno, o objetivo é utilizar seus recursos para construir a maior linha de trens do mapa e completar objetivos (como “ligar Seattle e New York”, na versão com o mapa dos Estados Unidos).

O desafio é conseguir fazer isso, apesar dos outros jogador, pois as possibilidade de construção de linhas são limitadas, o que torna o jogo bastante estratégico, mesmo contando com regras simples.

É um dos meus jogos favoritos para jogar com amigos e existe até mesmo uma versão oficial do jogo para celular, tamanho o seu sucesso.

Quer receber avisos sempre que aparecer Ticket to Ride em promoção?

Dixit

3 a 6 jogadores | 30 min | recomendado para maiores de 8 anos

Dixit é um jogo que sabe trabalhar muito bem a imaginação, o abstrato e a capacidade de conectar símbolos com significados. Seu pacote básico é para até 6 jogadores, mas com as expansões, esse número cresce bastante, podendo abranger até 12 jogadores ao mesmo tempo.

A cada turno, o narrador da vez escolhe (em segredo) uma carta das 6 cartas de sua mão e diz uma frase sobre ela (pode ser uma única palavra ou até mesmo um poema). Os outros jogadores também escolhem uma carta de sua mão que combine com a frase do narrador, sem revelá-las para os outros participantes. No final do turno, todas as cartas são embaralhadas e então reveladas.

Agora os jogadores precisam votar na carta que eles acreditam ser a correta (aquela escolhida pelo narrador da vez). Cada jogador que votar na carta certa ganha um ponto, enquanto o narrador, se tiver pelo menos um voto, ganha 3. Mas com um cuidado: se todos os jogadores ou nenhum acertarem a carta correta, o narrador não ganha nenhum ponto e os jogadores ganham 2 cada!

É um ótimo jogo para sair do padrão, além de ser extremamente divertido ver como cada pessoa relaciona as cartas com as frases apresentadas.

Quer receber avisos sempre que aparecer Dixit em promoção?

Ubongo

2 a 4 jogadores | 30 min | recomendado para maiores de 8 anos

Com uma modelagem que lembra Tetris, o desafio dos jogadores aqui é construir a figura desenhada em suas cartelas individuais com peças geométricas o mais rápido possível, pois o maior número de pontos vai para aquele que conseguir “encaixar” primeiro as peças no desenho.

O sistema de pontuação é bastante simples, mas a verdadeira diversão é deixar o cérebro enlouquecer com as imagens e, claro, deixar todo mundo comendo poeira enquanto você mostra suas habilidades.

Quer receber avisos sempre que aparecer Ubongo em promoção?

Karuba

Fonte: Meeples to Go

3 a 6 jogadores | 40 min | recomendado para maiores de 8 anos

Simples, divertido e extremamente dinâmico, Karuba é um dos jogos mais legais que eu joguei em grupos pequenos. No jogo, cada participante tem um mapa com coordenadas e espaços em brancos, além de um conjunto de fichas com pedaços de caminhos.

As fichas são sorteadas (a mesma para todos os jogadores) e pode conter uma reta, uma curva, uma encruzilhada etc. Cada jogador deve montar um caminho que ligue os exploradores até seus templos usando as peças que forem saindo.

Apesar de ser simples, pode ter certeza de que não é tão fácil assim chegar aonde você precisa, pois nunca se sabe qual peça irá sair em seguida! É muito legal também ver como os jogadores criam caminhos diferentes, com o mesmo mapa.

Quer receber avisos sempre que aparecer Karuba em promoção?

Jogos de enigmas

Código Secreto

Fonte: Polyhedron Collider

2 a 8 jogadores | 15 min | recomendado para maiores de 14 anos

Um jogo em grupo, com dois times diferentes, espiões, códigos secretos e muita criatividade e atenção. Neste jogo, duas equipes competem para ver quem consegue identificar todos os códigos escondidos no “tabuleiro” primeiro. O tabuleiro é um conjunto de diferentes cartas com palavras escritas e o espião de cada grupo precisa passar códigos para seu time sem falar a palavra exata que está escrita na carta.

Por exemplo, se o espião quer indicar a carta em que está escrito “cachorro”, ele pode falar “animal”, “amigo”, “quadrúpede”, mas não pode usar sinônimos ou palavras diretas, como “cão” ou “latido”.

Mas cuidado: o seu time pode acabar escolhendo a carta errada e dando pontos para o adversário!

Quer receber avisos sempre que aparecer Código Secreto em promoção?

Checkpoint Charlie

Fonte: Devir

3 a 5 jogadores | 30 min | recomendado para maiores de 10 anos

Este jogo exige pensamento rápido e um bom raciocínio lógico. Na superfície, lembra um pouco o jogo clássico Detetive, já que o objetivo é analisar pistas para chegar no “culpado”. A diferença é que o jogo é muito mais dinâmico e tem como personagens cães e gatos.

Na história, alguns gatos estão querendo cruzar um muro e um deles está fazendo isso de maneira ilegal. Os cães precisam descobrir qual gato é o suspeito de tentar passar ilegalmente para o outro lado. Cada jogador recebe uma pista sobre a característica do meliante e a mantém escondida dos outros jogadores. Ao longo do jogo, cada jogador continua revelando cartas e deve indicar, baseado em sua pista pessoal, se aquele personagem deve ou não ser considerado um suspeito.

Por isso, os participantes devem prestar bastante atenção nas ações dos outros jogadores e buscar identificar o ponto em comum, decifrando a pista que cada jogador recebeu e identificando a carta do suspeito que corresponde a todas elas.

Rápido e intenso, esse jogo é ótimo para deixar seu cérebro fritando.

Quer receber avisos sempre que aparecer Checkpoint Charlie em promoção?

Jogos de festa / muita gente

Patuscada

4 a 20 jogadores | 30 min | recomendado para maiores de 18 anos

Patuscada é um jogo politicamente incorreto e não deve ser jogado com crianças. Dito isso, é ótimo para festas com diversas pessoas. Ele é baseado no famoso jogo Cards Against Humanity, só que traduzido e adaptado para a sociedade brasileira.

O jogo traz cartas brancas e pretas. Nas cartas pretas, está o começo de uma frase ou uma pergunta. Nas cartas brancas, possíveis respostas para as cartas pretas. A cada rodada, o líder escolhe uma carta preta de sua mão e a lê para os outros jogadores, que devem escolher cartas brancas para responder à preta, mas em segredo. As cartas são embaralhadas e depois lidas em voz alta. O desafio é fazer a melhor combinação para convencer o líder da jogada a te dar os pontos pela melhor combinação da rodada.

Quer receber avisos sempre que aparecer Patuscada em promoção?

The Resistance

Um jogo de blefe que promete roubar o lugar de Uno como “o jogo que destrói amizades”. The Resistance possui uma dinâmica semelhante ao famoso Máfia (ou A Cidade Dorme), mas um pouco mais complexo.

Todos os jogadores são do Time Azul, na teoria, mas alguns jogadores são traidores. Isso é sorteado com cartas, então você não sabe quem é fiel e quem é traidor.

A cada rodada, os azuis precisam realizar uma missão (em um total de cinco) e a pessoa responsável por escolher quem vai para essa missão muda a cada rodada. As pessoas que são escolhidas para ir na missão votam em segredo com cartão de “sim” ou “não”. Se tiver apenas cartas “sim”, a missão foi um sucesso. Se tiver uma única carta “não”, a missão falha. Como são cinco missões, se o Time Azul conseguir vencer 3, eles ganham. Caso contrário, a vitória é dos traidores.

Mas a parte legal mesmo do jogo é tentar adivinhar quem é quem. Apesar da escolha de quem vai em cada missão ser de um jogador, os outros jogadores podem aprovar ou não essa escolha, dar pitaco sobre quem deve ir ou não, acusar um ao outro de ser o traidor etc. Essa dinâmica é muito legal e é o que dá realmente gosto pro jogo.

Quer receber avisos sempre que aparecer The Resistance em promoção?

Coup

Fonte: Finding Neverland

2 a 10 jogadores | 15 min | recomendado para maiores de 10 anos

Outro jogo de blefe, mas com uma dinâmica bem diferente de The Resistance. Neste título, cada jogador recebe duas cartas, cada uma com um personagem, dentro das cinco opções disponíveis (Capitão, Duquesa, Duque, Assassino e Embaixador), sendo que os personagens podem se repetir. Cada personagem possui habilidades próprias.

Cada jogador, em seu turno, pode comprar moedas da mesa ou usar suas habilidade ou, ainda, blefar, dizendo que tem uma habilidade que na verdade não tem (pois as cartas de personagem ficam em segredo). Com 7 moedas, você pode eliminar outro jogador, mas os outros participantes também podem duvidar do seu blefe, o que leva a um blefe do blefe. Se o jogador não conseguir provar seu blefe, ele tem um personagem eliminado e assim segue o jogo até restar apenas um participante.

Quer receber avisos sempre que aparecer Coup em promoção?

Jogos para levar na viagem

Black Stories

2 a 15 jogadores | 20 min | recomendado para maiores de 12 anos

Um dos melhores jogos para levar em viagem, simplesmente porque ele não exige nada para ser jogado, além de tempo. Não precisa nem de mesa.

Cada carta traz uma introdução, que deve ser lida para todos os jogadores em voz alta. Ela irá contar parte de uma história. O objetivo dos jogadores é, fazendo perguntas de “sim ou não”, descobrir os detalhes do que realmente aconteceu. Apenas uma pessoa, o líder da rodada, pode ler o verso da carta, com a versão completa do que aconteceu.

É possível jogar Black Stories em qualquer situação, desde dentro do carro, até na praia, ou naquele dia de chuva. Já foram lançadas também diversas expansões legais, com novas histórias cada vez mais mirabolantes.

Quer receber avisos sempre que aparecer Black Stories em promoção?

Tinco

Fonte: Tabula Quadrada

2 a 6 jogadores | 30 min | recomendado para maiores de 10 anos

Tinco é baseado no jogo de baralho “Burro” ou “Porco”. Os jogadores precisam trocar cartas de suas mãos com outros jogadores até completarem um quinteto de cinco animais iguais. No entanto, existe um medalhão para atrapalhar o jogo, cuja carta, se terminar na sua mão, faz com que você perca pontos. Existem também pedaços de um medalhão quebrado que ficam no centro da mesa: não basta completar seu grupo de animais, você também precisa garantir, discretamente, seu pedaço e enganar os outros jogadores.

A partida é bem rápida, durando cerca de cinco minutos, o que permite que você jogue várias rodadas sem precisar gastar um tempão preparando o tabuleiro ou explicando as regras.

Quer receber avisos sempre que aparecer Tinco em promoção?

Matryoshka

Fonte: Eaí, tem jogo?

3 a 5 jogadores | 20 min | recomendado para maiores de 8 anos

Matryoshka é um jogo de negociação e estratégia. Cada jogador é um colecionador de bonecas matryoshkas, que vêm em conjuntos de sete. A ideia é trocar as cartas de sua mão, que representam as bonecas que você possui, com os outros jogadores.

Ao longo de cada rodada, cada jogador oferece uma boneca para a troca e os outros jogadores devem, em segredo, fazer uma oferta de sua mão para a boneca ofertada. O jogador que ofereceu a primeira matryoshka escolhe uma das propostas e os dois jogadores trocam as cartas. O esquema segue até que cada jogador tenha oferecido uma carta de sua mão, encerrando a rodada.

Após a negociação, os jogadores precisam colocar duas cartas da mão em sua coleção, aberta na mesa para todos verem. Isso serve para os outros jogadores saberem quais as cartas que você está buscando, o que pode ajudar você a completar sua coleção mais rapidamente, ou permitir que os jogadores tentem te atrapalhar.

Quer receber avisos sempre que aparecer Matryoshka em promoção?

Jogos de estratégia

Carcassonne

2 a 5 jogadores | 45 min | recomendado para maiores de 8 anos

Este jogo alemão dos anos 2000 é um dos meus favoritos quando se trata de estratégia. Sua montagem e suas regras são bastante simples, mas a quantidade de reviravoltas que podem acontecer é impressionante. O jogo faz tanto sucesso mundialmente que ganhou até mesmo um aplicativo oficial para você jogar online com outros jogadores.

Na sua vez, cada jogador coloca uma peça modular em jogo, um pedaço de mapa que pode conter estrada, castelo e campo em diferentes combinações, fazendo crescer o mapa. Ao adicionar uma peça, o jogador pode optar por colocar um meeple (bonequinho) na peça, para controlar áreas, que podem ser cidade (Cavaleiro), estrada (Ladrão), mosteiro (Monge) ou campos (Fazendeiros) para ganhar pontos. Mas é importante tomar cuidado, já que a quantidade de meeples para se colocar no jogo é limitada.

O jogo ganhou inúmeros prêmios desde de seu lançamento e existe até mesmo um campeonato mundial, em Essen, na Alemanha, para prestigiar o melhor jogador de Carcassonne do mundo.

Quer receber avisos sempre que aparecer Carcassonne em promoção?

Pandemic

2 a 4 jogadores | 60 min | recomendado para maiores de 10 anos

Neste jogo colaborativo, os jogadores devem se unir para evitar que uma pandemia de doenças se alastrem pelo globo. Como especialistas de diversas áreas, de médico a engenheiro, os jogadores precisam se mover pelo mapa usando suas habilidades para contar o avanço de cada doença, tratando populações infectadas, construindo estações de pesquisa ou trabalhando para encontrar a cura.

Por ser um jogo colaborativo, é importante que os jogadores se comuniquem para construir sua estratégia pois se uma ou duas doenças se espalhar demais, é fim de jogo para todos!

Quer receber avisos sempre que aparecer Pandemic em promoção?

King of Tokyo

2 a 6 jogadores | 30 min | recomendado para maiores de 10 anos

Em King of Tokyo, cada jogador controla um monstro que busca dominar a cidade de Tóquio e mostrar que é o verdadeiro dono dela. A cada rodada, você utiliza seu monstro para atacar, recuperar vida ou juntar energia para um ataque especial. Se você for bem-sucedido em seus ataques, tome cuidado, pois os outros monstros podem se voltar contra você!

Quer receber avisos sempre que aparecer King of Tokyo em promoção?

Jogos cooperativos

Zombicide

Fonte: Geek and Sundry

1 a 6 jogadores | 150 min | recomendado para maiores de 13 anos

Se você é um grande fã de zumbis, provavelmente já ouviu falar desse jogo. Sua temática colaborativa em um mundo pós-apocalipse é bastante imersiva e seu sistema, apesar de um pouco complexo no começo, fica bem fácil de entender depois de algumas partidas.

Cada jogador participa do jogo como um sobrevivente do apocalipse, com habilidades específicas. Na hora de começar o jogo, os jogadores escolher uma missão do livro de regras ou alguma das inúmeras missões disponíveis online. Monta-se o tabuleiro de acordo com o indicado e então os jogadores devem tentar completar a missão sem ser transformado em um cadáver ambulante.

Existem também diversas expansões disponíveis para deixar o jogo mais empolgante.

Quer receber avisos sempre que aparecer Zombicide em promoção?

Dead of Winter

Fonte: PlayEasy

2 a 5 jogadores | 100 min | recomendado para maiores de 13 anos

Um dos meus jogos colaborativos favoritos. Dead of Winter também brinca com a temática de apocalipse zumbi, mas aqui o verdadeiro objetivo não é se livrar das hordas que se espalham pela região, mas manter uma colônia funcionando na maior eficiência possível.

Todos os jogadores são responsáveis por coletar alimentos, materiais e cuidar uns dos outros enquanto lutam por um objetivo em comum (uma carta de objetivo escolhida no começo do jogo), que deve ser completo antes que o número de rodadas acabe.

O principal diferencial do jogo está na narrativa que ele traz, envolvendo decisões que afetam o destino dos personagens e de todos os membros da colônia. Se os jogadores quiserem ainda mais desafios, podem adicionar ainda com um traidor dentro do grupo, que buscará atrapalhar a conquista do objetivo principal.

Quer receber avisos sempre que aparecer Dead of Winter em promoção?

Betrayal at House on the Hill

3 a 6 jogadores | 60 min | recomendado para maiores de 12 anos

Betrayal é um jogo de ambientação de horror e assombração. Nele, os jogadores utilizam um mapa dinâmico para construir sua casa mal assombrada, peça por peça, permitindo que, a cada jogo, seja construído um mapa completamente novo. Apesar de os jogadores se auxiliarem nesse processo, um traidor escondido no grupo pode colocar tudo a perder.

O jogo é dividido em duas metades. Na primeira, os jogadores exploram (montam) a casa e encontrar itens e presságios. Eventualmente, um desses presságios irá tornar um dos jogadores em traidor, mudando a dinâmica do jogo para a segunda metade. A partir de então, os jogadores restantes têm que trabalhar contra o traidor, com cada um dos grupos seguindo um objetivo.

Resta um aviso, no entanto: este não é um jogo para todos os estilos de jogadores, podendo ser considerado parado ou até confuso por quem gosta de aventuras mais dinâmicas.


Gostou da nossa lista? Ficou com vontade de jogar algum desses jogos de tabuleiro? Comenta aqui com a gente! Aproveite também nossas ofertas e cupons Amazon, cupons Americanas e cupons Shoptime para encontrar seu boardgame ainda mais barato.

Veja também
Comentários

Novo comentário
cancelar
Responder comentário:

Quer receber alertas de novas postagens?

Receba notificações em seu navegador!