Promobit
Artigos

Veja as diferenças entre os tipos de tênis para acertar na escolha

Listamos alguns tipos de tênis para você entender as diferenças entre eles e escolher o que mais combina com você e com o que você deseja praticar.

Avatar do membro Luiza Lamas

Luiza Lamas

5 de ago de 2020

0 comentários

Compartilhe:

Você já deve ter visto diversos tipos de tênis diferentes por aí, como aqueles específicos para academia, aqueles para trekking e aventuras, os tênis para o dia a dia e os tênis apropriados para cada esporte, como vôlei, futsal e basquete. Mas você sabe exatamente quais as características e diferenças entre os tipos de tênis como esses? Elas geralmente aparecem na estrutura, no material e, obviamente no uso que se dá ao tênis. 

Para te ajudar reconhecer, escolher e comprar o melhor modelo do calçado, neste artigo vamos explicar detalhadamente quais são as características de um tênis casual, um tênis esportivo, um sapatênis, um tênis de cano alto, um tênis de academia e um tênis de aventura para você saber como reconhecê-lo antes de comprar. 

Tênis casual 

tenis vans

O tênis casual é aquele que usamos para as atividades comuns do dia a dia, como ir à escola, faculdade, ao trabalho e também visitar os amigos, sair para comer, para um festival, etc. Geralmente, ele apresenta o solado reto e não tem sistema de amortecimento, além de estar disponível em diversas cores para que as pessoas consigam combiná-lo com as composições de roupas que quiserem fazer. 

Além disso, ele não é recomendado para atividades físicas e não segue um padrão de modelo: pode ter as mais variadas estampas e ser de diversos materiais. É literalmente à gosto do freguês. Marcas conhecidas por apresentar tênis casuais são Vans e Converse, por exemplo.  

Tênis de cano alto

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O tênis de cano alto pode ser considerado um tênis casual (têm as mesmas características de solado e falta de amortecimento, mas a principal característica dele é ter o cano onde encaixamos o pé mais alto, na região do tornozelo. Pode parecer bobagem, mas isso ajuda na proteção contra o frio e em quedas acidentais, além de garantir um charme e chamar mais atenção. Aqui no blog do Promobit, temos um artigo completo explicando como usar tênis de cano alto para você conferir. 

Sapatênis

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Já os sapatênis são parecidos com os tênis casuais, mas têm ar mais formal e geralmente são mais escuros. A recomendação de uso também é diferente: sapatênis podem ser usados, por exemplo, em festas cujo traje é esporte fino, em shows e eventos de arquibancada (que não sejam jogos, para você não correr o risco de perdê-lo na primeira vez que usar), em batizados e outros encontros sociais desse tipo. 

Os modelos podem apresentar cadarços ou não (alguns possuem a estrutura do cadarço, mas ele é falso e fica substituído por um zíper lateral para você conseguir encaixar o pé) e ainda têm o solado reto, que é emborrachado. Já o cabedal (toda a parte que envolve o pé) geralmente é feito em couro ou camurça. A Cavalera é uma marca bem conhecida e recomendada para apostar nesse tipo de tênis. 

Tênis esportivos 

tenis-esportivo-pisada

Existem vários (vários mesmo) tipos de tênis esportivos, porque também existem diferentes tipos de esporte: vôlei, futsal, futebol de campo, basquete, handebol, etc. Assim, cada um deles vai ter uma característica correspondente ao seu objetivo. 

Mas, no geral, os tênis esportivos precisam ter alguma tecnologia de amortecimento e absorção de impacto; apresentam cabedal sem costuras para maior respirabilidade do pé; tecnologia para aderência; e alguns são impermeáveis. Para você saber em detalhes as características de cada tênis esportivo, é só acessar nosso artigo que explica os critérios para um tênis ser considerado esportivo

Tênis de academia 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Os tênis de academia geralmente são aqueles próprios para crossfit, levantamento de peso e corrida, principalmente na esteira. O crossfit, especificamente, é uma atividade física de alta intensidade, que tonifica e mexe com diversos músculos do corpo. Por conta disso, o tênis para essa atividade deve ser capaz de absorver bastante bem os impactos dos exercícios e precisa dar ao praticante estabilidade corporal, amortecimento, flexibilidade para o conforto dos pés, ventilação e segurança.

Já o tênis para corrida pode seguir os mesmos critérios dos tênis esportivos. Os tênis para levantamento de peso precisam dar estabilidade e amortecimento, então para este caso é interessante procurar algum calçado com reforço no calcanhar. 

Tênis de aventura 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Os tênis de aventura são aqueles para trekking (ou trilha) e também podem ser usados em viagens. Eles são naturalmente mais reforçados e vêm com solado antiderrapante. O ideal é que também sejam impermeáveis. 

Algumas das marcas mais reconhecidas para calçados de trilha são Salomon, Columbia, Timberland, Bull Terrier, The North Face e Vento. Como dica, deixamos aqui que utilizar uma meia sem costura e de cano alto também ajuda a dar mais conforto durante a aventura.


Agora que você já sabe quais são as diferenças entre os tipos de tênis, dê uma olhada nas nossas promoções de calçados femininos e promoções de calçados masculinos para encontrar o seu! Use um cupom Americanas para pagar ainda menos!