Take a fresh look at your lifestyle.

Quais são os critérios para um tênis ser considerado esportivo?

Critérios para um tênis ser considerado esportivo vão variar de acordo com a atividade praticada. Utilizar o calçado certo previne lesões futuras e incômodos.

Quando nos propomos a praticar um novo esporte é importante estarmos preparados: comprar as roupas, os acessórios e o tênis adequado. Mas, você sabe classificar um tênis esportivo e diferenciá-lo de um tênis comum? A verdade é que as qualificações de um tênis esportivo vão variar de acordo com o esporte ou atividade que você vai praticar (para crossfit, por exemplo, o tênis precisa ter ótimo amortecimento; já para corrida, o mais importante é a ventilação). Por isso, fizemos este artigo com alguns critérios para um tênis ser considerado esportivo, de acordo com a atividade para qual ele foi desenvolvido. 

Quer receber avisos sempre que aparecer Tênis em promoção?

Como identificar um tênis esportivo numa compra pela internet?

Se você quer procurar por tênis esportivos em sites de marcas, como Nike, Adidas e Under Armour, vai encontrá-los separados por categorias esportivas, como “Basquete”, “Futebol”, “Corrida”, etc, divididos entre femininos e masculinos. Já aqui no Promobit, eles estão nas categorias “Calçados Masculinos” e “Calçados Femininos” dentro de “Moda e Calçados Masculinos” e “Moda e Calçados Femininos”. 

Mas, como existem diversos tipos de tênis para cada tipo de esporte, falaremos um pouco sobre algumas tecnologias e características que eles precisam e podem ter de acordo com o esporte para o qual foram feitos. 

Leia também: 

Tênis esportivo para vôlei

Tênis para jogar vôlei devem te ajudar a ter impulso para saltar e atacar uma bola e também te auxiliar a não escorregar na quadra, principalmente no momento de uma defesa importante. Os tênis para jogar vôlei geralmente têm: 

  • Amortecimento em gel na região dos calcanhares para cuidar do impacto de voltar ao solo depois de uma passada, além do grande amortecimento na ponta da sola, para os saltos;
  • Alguns têm tecnologia FlyteFoam (FF), que utiliza fibras orgânicas nas estruturas das células da entressola (um amortecedor colocado entre o solado do tênis e a palmilha), o que a deixa mais leve e resistente; 
  • Cabedal em tecido mesh, uma fibra em malha com tramas (trançados) mais abertas, o que confere leveza, flexibilidade e maior ventilação interna ao calçado. 

Tênis esportivo para basquete

O tênis esportivo para basquete deve ter o cano longo, para manter o tornozelo estável durante os movimentos nas quadras e diminuir o risco de torções; e também solado em espirais, para formar um círculo na ponta e ajudar na posição de pivô (o jogador que fica mais próximo à cesta e marca pontos (equivalente ao atacante no futebol de campo ou futsal). Eis algumas tecnologias que os tênis para basquete podem ter:

  • Tecnologia Micro G, da Under Armour: absorve o impacto e ajuda a retornar a energia dele em impulso na próxima passada, para garantir mais velocidade e impulso; 
  • Tecnologia Cloudfoam, da Adidas: acolchoamento na entressola, para proporcionar amortecimento máximo; 
  • Tecnologia Air Max, da Nike: muito conhecida pelos amantes e entusiastas de tênis, é uma bolsa de ar que absorve impactos e garante leveza a cada pisada ou salto. 

Tênis esportivo para corrida

Para comprar um bom tênis de corrida, você deve priorizar o conforto, saber qual é o seu tipo de pisada (já falamos sobre isso no texto: como escolher o tênis de corrida?), escolher um número maior (para o caso de os seus pés incharem) e escolher um modelo que tenha o mínimo de costuras possível. Tênis para corrida legais geralmente: 

  • Têm cabedal em mesh, para serem mais confortáveis; 
  • Vêm com amortecimento em gel; 
  • Possuem tecnologia que proporciona estabilidade e amortecimento, como a Wave (com diversas variações, como Infinity Wave e Wave Knit), da Mizuno.  

Leia também: 

Tênis esportivo para crossfit

O tênis esportivo para crossfit deve ser capaz de absorver bastante bem os impactos dos exercícios e precisa dar ao esportista estabilidade corporal, amortecimento, flexibilidade para o conforto dos pés, ventilação e segurança. Tênis esportivos para crossfit podem conter: 

  • Tecnologia Flexwave, da Reebok, que oferece durabilidade, flexibilidade e conforto aos pés; 
  • Cabedal em mesh e palmilha em EVA; 
  • Tecnologia Charged Cushioning, da Under Armour: é colocada na entressola do calçado, na parte do calcanhar, para que ele consiga absorver o impacto da força da sua pisada e converter em conforto e energia para você continuar praticando a atividade; 

Tênis esportivo para trekking

Um bom tênis para trekking (trilha) deve ser leve, respirável e impermeável, além de garantir a aderência necessária para os diversos tipos de solo, seja de pedras, lama, cascalho, areia, raízes, etc (o ideal é que ele tem um solado mais grosso do que os tênis comuns).

  • O que garante a aderência é o solado tratorado, com fendas para que o tênis fique “preso” no solo; 
  • Palmilha em EVA, para garantir conforto; 
  • Fabricações em couro podem garantir boa resistência à lama e à água; 
  • Alguns podem conter cadarço ajustável (sem a necessidade de amarrar). 

Agora que você já sabe quais são os critérios para um tênis ser considerado esportivo, aproveite nossas promoções de calçados masculinos e promoções de calçados femininos! Se você utilizar um cupom de desconto, sua compra ficará ainda mais barata!

O que você achou desse post?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
Veja também
Comentários

Novo comentário
cancelar
Responder comentário:

Quer receber alertas de novas postagens?

Receba notificações em seu navegador!