Take a fresh look at your lifestyle.

Como escolher o melhor ar-condicionado para o ambiente?

Escolher o melhor ar-condicionado para cada ambiente é essencial para ter uma economia não só na hora da compra, mas também ao longo da utilização do aparelho

Com o verão chegando e o calor aumentando, a necessidade de comprar um ar-condicionado para a casa ou escritório se mostra cada vez mais urgente. Mas ao contrário do que muita gente pensa, escolher o melhor aparelho não é só comprar o modelo mais potente da loja.

Para ajudar você a comprar o melhor ar-condicionado, nós fizemos este guia, explicando alguns pontos básicos para serem levados em consideração, como BTU’s, consumo de energia, tamanho do ambiente, tipos de funcionamento e mais!

Aproveite nossas promoções de ar-condicionado!

O que é e como funciona os BTUs?

Vamos começar com um dos pontos mais complicados no que se refere à escolha do modelo ideal para sua casa: os BTUs. Apesar de parecer difícil, após compreender o funcionamento deles, você perceberá o quão importante eles serão para a sua decisão de compra.

O que são BTUs?

O BTU é uma sigla para British Thermal Unit (ou Unidade Térmica Britânica, em português) e é usada para medir a potência do ar-condicionado. Para determinar a potência, a medida leva em consideração qual a quantidade de frio necessária para reduzir a temperatura de meio litro de água em 0,56°C.

Ficou confuso? Vamos explicar melhor.

A primeira e mais importante coisa sobre a unidade de medida é que, quanto maior os BTUs, maior a potência de refrigeração do aparelho. De forma geral, você conseguirá resfriar ambientes com maior rapidez. Os BTUs também estão ligados ao espaço do cômodo, em metros quadrados: um aparelho com mais BTUs é mais eficaz para ambientes maiores.

Como calcular a quantidade necessária de BTUs?

Conhecendo o ambiente em que será instalado o ar-condicionado, você conseguirá fazer um calculo para saber o mínimo de BTUs que o equipamento deverá ter para dar conta de tudo. Para simplificar, você pode considerar as seguintes quantidades:

  • 600 BTUs para cada metro quadrado do ambiente
  • 600 BTUs para cada pessoa que estiver no ambiente
  • 600 BTUs para cada aparelho eletrônico, como computador, ligado no ambiente
  • 800 BTUs para áreas com grande exposição ao sol

Vamos dar dois exemplos para deixar as coisas mais didáticas:

Exemplo 1 – Sala de casa

Para começar, vamos considerar a sala de uma casa, para uma família de 3 pessoas, considerando um ambiente com bastante sol, uma televisão e 15m².

Seguindo as instruções acima, vamos somar os valores:

  • 600 x 15 m² = 9000
  • 600 x 3 pessoas = 1800
  • 600 x 1 TV = 600
  • 800 (por ser área com exposição ao sol)

No total, teremos 12.200 BTUs, o que significa que essa é a potência mínima que o aparelho terá que ter para deixar todos confortáveis no ambiente.

Exemplo 2 – Escritório

Agora vamos imaginar uma sala de escritório que comporte 8 pessoas, cada qual com o seu computador de trabalho. Esse escritório imaginário tem 25m² e não recebe muito sol. Seguindo o passo a passo anterior:

  • 600 x 25m² = 15000
  • 600 x 8 pessoas = 4800
  • 600 x 8 computadores = 4800

No total, teremos 24.600 BTUs como potência mínima para que todos os funcionários fiquem confortáveis nesse escritório.

Tipos de ar-condicionado

Na hora de escolher seu aparelho de ar-condicionado, você também poderá optar por diferentes modelos. Cada um deles tem pontos positivos e pontos negativos e funcionam melhor para determinados ambientes e necessidades básicas.

Vale a pena gastar um tempo da sua tomada de decisão para conhecê-los melhor.

Ar-condicionado Split

Ar condicionado split
Fonte: iStockphoto/Getty Images
Quer receber avisos sempre que aparecer Ar-condicionado Split em promoção?

Esse é o modelo mais encontrado em escritório e é provavelmente nele que pensamos quando alguém menciona ar-condicionado. Além disso, o Split é o modelo mais tecnológico e moderno do mercado, pois ele funciona com duas peças, separadamente: uma condensadora e uma evaporadora. A primeira é responsável por resfriar o ar que vem do lado de fora do ambiente, enquanto a segunda lança o ar já frio para o ambiente interno.

Entre suas principais vantagens está o fato de que ele é o mais indicado para ser instalado em áreas grandes e os modelos mais potentes chegam a até 80 mil BTUs. Costumam ser mais silenciosos do que os outros tipos, mas isso vai variar também de modelo para modelo.

Seu lado negativo vem no consumo de energia e no preço, que costumam ser bem mais altos. A manutenção também precisa ser feita com mais frequência.

Ar-condicionado de janela

ar condicionado de parede
Fonte: Pixabay
Quer receber avisos sempre que aparecer Ar-condicionado de Janela em promoção?

O modelo de ar-condicionado de janela é bastante comum no Brasil, principalmente em ambientes domésticos e escritórios menores. Nele, o condensador e o evaporador ficam praticamente juntos, o que faz com que o seu tamanho seja reduzido.

Parte do aparelho fica do lado de fora da casa e ele também não é o mais tecnológico que você encontrará por ai. Mesmo assim, é uma boa opção para ambientes pequenos, que precisam de menos BTUs. Sua instalação também é mais simples, podendo ser feita sem o auxílio de alguém especializado.

No lado negativo, aparelhos de ar-condicionado desse tipo costumam ser mais barulhentos e ter um gasto maior de energia para a sua potência.

Ar-condicionado portátil

ar condicionado portatil

Quer receber avisos sempre que aparecer Ar-condicionado Portátil em promoção?

A grande vantagem do modelo portátil é que ele pode ser facilmente transportado para outros ambientes, atendendo cada necessidade dependente do momento. Seu funcionamento se dá a partir de uma tubulação que, como no ar-condicionado de janela, retira o ar quente do ambiente por uma janela.

Sua desvantagem é ser o modelo que mais gasta energia para uma mesma potência, além de ser barulhento. Mas pode ser vantajoso devido a sua capacidade de mobilidade.

Consumo de energia

Falando em consumo de energia, você já deve ter percebido que quanto mais BTUs, maior a potência e também a quantidade de energia que o aparelho necessita para funcionar.

Sobre os modelos e considerando uma mesma potência para todos eles, o split é o mais econômico, seguido do ar-condicionado de parede e, por último, o modelo portátil.

Na hora da compra, é sempre bom verificar também qual a classificação do aparelho no Selo Procel de Economia de Energia e dar preferência àqueles classificados como A. Verifique também se o aparelho que você está comprando é 120V, 220V ou bivolt. Isso não irá aumentar o gasto de energia em geral, mas vai evitar que você tenha problemas posteriores.

Aparelhos com função quente-frio

Além da função de resfriamento, alguns aparelhos também podem ser usados para aquecer o ambiente, em um processo chamado “ciclo reverso”. A maior vantagem de possuir um aparelho com esse recurso é aproveitá-lo não só no verão, mas também naqueles dias bem frios.

No entanto, são necessários alguns cuidados extras, principalmente não mudar de um modo para outro de repente. É bom deixar o ar-condicionado desligado alguns minutos antes de ir do frio para o quente ou vice-versa.

Tecnologia Inverter

A tecnologia inverter é utilizada em alguns modelos de ar-condicionado para melhorar a capacidade de funcionamento dos equipamentos. A diferença é que o aparelho que conta com a tecnologia não precisa desligar completamente o motor depois que o ambiente atinge a temperatura determinada.

Em modelos sem o inverter, o aparelho precisa desligar completamente após atingir a temperatura e posteriormente precisa religar, quando a temperatura sobe, para resfriar o ambiente novamente. Isso acaba desgastando o motor e o compressor mais rapidamente.

Se você puder investir em um modelo com inverter, estará fazendo um ótimo negócio. Não apenas seu ar-condicionado irá durar mais, como gastará menos energia.


Agora que você sabe tudo o que precisa para escolher seu equipamento de ar-condicionado pode aproveitar as melhores promoções das Casas Bahias e os incríveis cupons de desconto Americanas para fazer sua compra!

Conte com o Promobit para trazer os melhores preços até você e não se esqueça de se preparar para a Black Friday.

 

O que você achou desse post?
+1
0
+1
2
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0


Prepare sua lista de desejos para Black Friday

Para não perder nenhum promoção de TV, celular, eletrodomésticos ou qualquer item que está de olho para essa Black Friday, prepare sua Lista de Desejos agora mesmo e receba alertas assim que aparecer uma promoção no Promobit.

Veja também
Comentários

Novo comentário
cancelar
Responder comentário:

Quer receber alertas de novas postagens?

Receba notificações em seu navegador!