Campanha AMazon Dia das Mães
Melhores

Qual o melhor ar-condicionado portátil para comprar em 2024?

Na busca por um ar-condicionado portátil, mas ainda não sabe qual o melhor? Trouxemos dicas e opções para você conferir e conhecer.

Avatar do membro Júlia Queiroga

Júlia Queiroga

12 de abr de 2024

0 comentários

Compartilhe:

O início do ano é certamente o maior momento de calor do período, contudo, atualmente as ondas de calor vem mudando essa realidade e trazendo o clima quente por mais tempo que de costume. Com as altas temperaturas, os aparelhos que ajudam a regular a sensação térmica são muito úteis e importantes. Então para ajudar aqueles que não podem (ou não querem) instalar um ar-condicionado em casa, trouxemos modelos de ar-condiconado portáteis que dão conta do recado!  

Vale lembrar que aqui no Promobit, além de encontrar dicas de compras, você garante os menores preços do mercado. Baixe já o app em seu smartphone e fique por dentro das melhores promoções de 2024! 

Melhores modelos de ar-condicionado portátil 2024

PAC12000F5 – PhilcoMelhor ar-condicionado portátil 2024
Compact 10 – OlimpiaMelhor custo-benefício
Springer MPH – MideaModelo ecológico e silencioso
Slim Eap12f – EosMelhor opção compacta e potente
PAC T 120 EK – DelonghiOpção prática para o dia a dia
Eco Cobe – ElginModelo básico e eficiente

1º PAC12000F5 – Philco

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Iniciando a lista, o ar-condicionado portátil da Philco é versátil, proporcionando tanto um ambiente mais refrigerado quanto mais quente, assim como também ventila, desumidifica e tem a função automática.

É fácil transportá-lo de um canto a outro graças às suas rodinhas e alças, não tendo a necessidade de realizar uma instalação fixa. 

Vale destacar que entre suas vantagens, ele conta com potência de 11.000 BTUs e algumas funções interessantes, como de auto evaporação que reduz a necessidade de drenar água do processo de condensação e ainda possui a função timer.

Conta com display digital, um controle remoto e os filtros do ar-condicionado são antibacterianos.

Compre agora o Philco PAC12000F5 na Amazon

2º Port Compact 10 – Olimpia

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

A Olimpia é uma marca italiana e trás o segundo modelo de ar-condicionado portátil desta lista. O Port Compact 10 apresenta um bom custo-benefício para quem busca resfriar ambientes pequenos e com poucas pessoas, inclusive sua capacidade é de 10.000 BTUs, ideal para esses casos.

Agora, entre seus recursos, há funcionalidade sleep, puro system 3 que vai proporcionar uma melhor filtragem do ar e ainda auto evaporador de água para ajudar na limpeza do aparelho. Emite poucos ruídos de apenas 47 decibéis.

Compre agora o Olimpia Port Compact 10 na Amazon

3º Springer MPH – Midea

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Neste modelo da Midea, o MPH-12CRV1, é capaz de dar conta de várias situações no quesito de refrigeração do ambiente, mesmo que tenha mais pessoas ou seja um amplo ambiente. Em parte, isso se deve aos seus 12.000 BTUs.

Ainda conta com função dormir, timer e não perturbe, função que contribui para a diminuição do volume do aparelho durante a noite. Um modelo silencioso e que possui saída de ar regulável, além de ter direcionadores de ar.

Compre agora o Midea Springer MPH no Mercado Livre

4º Slim Eap12f – Eos

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O modelo da Eos que compõe esta lista trás, além da função de refrigerar, também desumidifica e filtra o ar do ambiente, que não precisam ser necessariamente pequenos já que conta com 12.000 BTus. 

Dentre as funções do aparelho é possível encontrar timer, modo silencioso e dormir. Acompanha o modelo controle remoto para maior comodidade.  

Compre agora o Eos Slim Eap12f na Amazon

5º PAC T 120 EK – DeLonghi

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Eficiente, o DeLonghi Pinguino PAC T 120 refrigera bem, sendo um ar-condicionado portátil  com seus 12.000 BTUs.

Similar a outros modelos, funções como desumidificar e ventilar. Ainda vem com controle remoto para todas as operações, e é de fácil transporte. Ideal para ambientes de até 22 m² e conta com um design moderno e compacto.

Compre agora o DeLonghi PAC T 120 EK na Amazon

6º Eco Cobe – Elgin

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O Elgin Eco Cube conta com 9.000 BTUs, climatizando até 12m², e fácil instalação. Ele vem com um controle remoto e pode ser transportado facilmente pelos cômodos.

Aliado a isso, sua potência é de 78W, oferecendo um baixo consumo de energia. Durante seu uso ele faz um pouco de barulho, tendo seu nível de ruído classificado como 55 decibéis. Mais uma desvantagem é de apenas estar disponível com ciclo frio

Compre agora o Elgin Eco Cobe na Amazon

Dicas para escolher o melhor ar-condicionado portátil

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Antes de escolher pelo melhor ar-condicionado portátil, considere qual o tamanho da área em que o aparelho ficará e o quanto de luz vai entrar no ambiente para saber exatamente qual a potência necessária o eletrodoméstico precisa ter para realizar a refrigeração do local. Você pode fazer isso calculando quantos BTUs são necessários para isso e, inclusive, já orientamos como calcular o BTU do ar-condicionado antes, vale conferir.

Posteriormente a isso, considere se o dispositivo ficará instalado perto de uma janela ou se vai precisar de um tubo extensor para realizar a conversão do ar quente para o frio. Isso vai ajudar a eliminar certos modelos da sua lista.

Mais uma característica importante a se considerar é se busca um aparelho muito silencioso ou não quando está ligado? Geralmente um ar-condicionado portátil costuma ser mais barulhento que um de parede, logo busque opções mais silenciosas e considere os decibéis de cada modelo, quanto mais alto, mais barulho faz.

Finalmente, defina uma faixa de preço para conseguir encontrar uma opção com o melhor custo-benefício para você.

Climatizador ou ar-condicionado portátil?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Durante as altas temperaturas, pode surgir a dúvida se é melhor investir em um ventilador, climatizador ou ar-condicionado portátil. Para ajudar você a fazer a melhor escolha possível vamos esclarecer qual é melhor adquirir. 

Primeiramente, apesar de muitas pessoas acharem que o climatizador é apenas um ar-condicionado menos potente este não é o caso. Dentre suas principais diferenças está a capacidade de resfriamento e qualidade do ar.

Enquanto o ar-condicionado portátil tem a capacidade de diminuir significativamente a temperatura do ambiente, o climatizador consegue apenas uma mudança de até 3 graus. Além disso, o aparelho de ar-condicionado pode ressecar o ar e se não for trocado o filtro corretamente “espalhar” poeira enquanto solta o ar gelado. Já o climatizador faz exatamente o contrário, umidificando o ar do local e retirando impurezas e tratando o ar enquanto estiver ligado. 

Portanto, podem ser utilizados de forma complementar ou separadamente dependendo da sua necessidade, se diminuir a temperatura ou melhorar a qualidade e umidade do ar. 

Como escolhemos os modelos da lista de melhor ar-condicionado portátil?

Anteriormente, falamos um pouco sobre decibéis e potência, então optamos por trazer uma variedade de modelos que atendesse uma grande quantidade de pessoas. Consideramos o valor de cada aparelho e também as tecnologias que cada um possui.

Verificamos os comentários de quem comprou o aparelho, pois infelizmente não pudemos testar cada ar-condicionado pessoalmente para decidir se deveríamos adicioná-lo ou não.


Aproveita que já conferiu o texto e dá uma olhada nas promoções de ar-condicionado. Compre com desconto usando um cupom da MagazineLuiza ou o cupom da Americanas.