Campanha Super Deals - Aliexpress
Promobit Explica

Como calcular BTU do ar-condicionado?

Descubra como calcular BTU do ar-condicionado para não errar na escolha do modelo e conseguir atender suas necessidades

Avatar do membro Yolanda Moretto

Yolanda Moretto

7 de dez de 2023

0 comentários

Compartilhe:

Se você já comprou ou está pesquisando um ar-condicionado novo já deve ter se deparado com a sigla BTU. O termo é usado para medir a potência de cada modelo de ar condicionado, ou seja, a capacidade de refrigeração necessária para os ambientes onde será utilizado. Portanto, para não errar na sua escolha, descubra como calcular BTU do ar-condicionado para comprar o aparelho ideal para as suas necessidades.

Lembrando que para economizar na compra do seu ar-condicionado, adicione o modelo escolhido na sua lista de desejos aqui do Promobit para receber alertas assim que aparecer em promoção.

O que é BTU?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O BTU é uma sigla para British Thermal Unit (ou Unidade Térmica Britânica, em português) e não é nada mais do que uma medida utilizada para entender a potência de refrigeração do aparelho de ar-condicionado. Essa medida leva em consideração qual é a quantidade de frio necessária para reduzir a temperatura de meio litro de água em 0,56ºC. 

Em relação ao ar-condicionado, a capacidade de refrigeração é expressa em BTUs por hora (BTU/h), indicando a quantidade de calor que o sistema pode retirar de um ambiente em um período de uma hora. Quanto maior o número de BTUs, maior será a capacidade de refrigeração do ar-condicionado. O mais importante é que com essa medida você consegue saber quais ambientes cada modelo consegue refrigerar. 

Como calcular BTU do ar-condicionado?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Você precisa de algumas informações básicas antes de fazer o cálculo. Primeiro, a medida em metros quadrados do ambiente. Depois, uma média do número de pessoas que ficará no ambiente a maior parte do tempo, assim como quantos aparelhos eletrônicos (como computadores e televisões) estão no cômodo. Por último, considere a quantidade de sol que bate no local.

Conhecendo o ambiente em que será instalado o ar-condicionado, você conseguirá fazer um cálculo para saber o mínimo de BTUs que o equipamento precisará ter para dar conta de todo o espaço. Para simplificar, você pode considerar as seguintes quantidades:

  • 600 BTUs para cada metro quadrado do ambiente;
  • 600 BTUs para cada pessoa que estiver no ambiente;
  • 600 BTUs para cada aparelho eletrônico ligado no ambiente;
  • 800 BTUs para áreas com grande exposição à luz solar;

Lembre-se de que esta é uma fórmula geral e pode haver outros fatores específicos do ambiente que precisam ser considerados. É sempre recomendável consultar um profissional caso queira uma avaliação mais precisa.

Vamos dar dois exemplos para deixar as coisas mais didáticas:

Exemplo 1 – Sala de casa

Para começar, vamos considerar a sala de uma casa, para uma família de 3 pessoas, considerando um ambiente com bastante sol, uma televisão e 15 m².

Seguindo as instruções acima, vamos somar os valores:

  • 600 x 15 m² = 9000
  • 600 x 3 pessoas = 1800
  • 600 x 1 TV = 600
  • 800 (por ser área com exposição ao sol)

No total, teremos 12.200 BTUs, o que significa que essa é a potência mínima que o aparelho deverá ter para deixar todos confortáveis no ambiente.

Indicação de ar-condicionado 12.000 BTUs

Midea HW Inverter Springer Xtreme Save Connect

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Se o modelo de 12.000 BTUs for o ideal para sua casa, nossa indicação de modelo é o Midea HW Inverter Springer Xtreme Save Connect. O dispositivo tem um excelente custo-benefício e classificação energética selo A, consumindo aproximadamente 22,8 kWh por mês. O modelo possui filtro de íons para uma limpeza mais eficiente, avisos sobre limpeza e troca do filtro e algumas das funções são modo sleep, desumidificação e não pertube.

Compre agora o Midea HW Inverter Springer Xtreme Save Connect na Amazon

Exemplo 2 – Escritório

Agora vamos imaginar uma sala de escritório que comporta 8 pessoas, cada qual com o seu computador de trabalho. Esse escritório imaginário tem 25 m² e não recebe muito sol. Seguindo o passo a passo anterior:

  • 600 x 25 m² = 15000
  • 600 x 8 pessoas = 4800
  • 600 x 8 computadores = 4800

No total, teremos 24.600 BTUs como potência mínima para que todos os funcionários fiquem confortáveis nesse escritório.

Indicação de ar-condicionado 24.0000 BTUs

LG DUAL Inverter Artcool Voice UV Nano  

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O LG DUAL Inverter Artcool Voice UV Nano está no topo da nossa lista de Melhor ar-condicionado para comprar em 2023 e não é à toa. Além de possuir classificação energética nível A, conseguir esfriar e esquentar, o modelo também tem motor dual-inverter, o que ajuda muito a economizar energia. Além disso, se conecta ao Wi-fi, conta com 11 posições diferentes de ventilação, suporta picos de tensão com segurança e vem com sistema autoclean para facilitar a manutenção e multi filtragem em 4 etapas, sendo uma delas com lâmpada LED Nano Violeta para eliminar impurezas.

Compre agora o LG DUAL Inverter Artcool Voice UV Nano na Amazon

Leia mais:


Agora que você sabe como calcular BTU do ar-condicionado, aproveite as ofertas de ar-condicionado aqui do Promobit e use o cupom Amazon para deixar a compra mais barata!