Campanha Games Multilaser - Maio
Promobit
Promobit
Promobit Explica

Ar-condicionado portátil é bom? Descubra se vale a pena

Saiba se o ar-condicionado portátil é um aparelho vantajoso para a sua casa ou escritório

Ar-condicionado portátil é bom? Descubra se vale a pena

2 de fev de 2022

0 comentários

Compartilhe:

O aparelho de ar-condicionado aparece sempre como um grande salvador na época do verão intenso, em que o calor incomoda e atrapalha muita gente. Mas instalar um ar-condicionado na sua residência pode ser mais complicado do que parece, o que leva muitas pessoas a optarem pelo pequeno e prático ar-condicionado portátil.

Por ser um modelo mais em conta, muitos consumidores têm dúvida se o ar-condicionado portátil de fato é bom, se ele é realmente capaz de refrescar um ambiente e se estará fazendo uma boa compra ao adquirir um modelo desse tipo de aparelho. Neste artigo, vamos explicar alguns pontos importantes sobre o equipamento para que você possa saber se o ar-condicionado portátil é bom mesmo.

Atualizado em fevereiro de 2022.

Quer receber avisos sempre que aparecer Ar-condicionado Portátil em promoção?

Como funciona o ar-condicionado portátil?

Apesar de ser menor que dos demais tipos, como o de janela, por exemplo, o ar-condicionado portátil funciona praticamente da mesma forma que os modelos de parede e split, ou seja, ele retira o ar quente do ambiente e o substitui por ar frio, o que provoca a sensação de frescura no cômodo.

A principal diferença entre os tipos de ar-condicionado é que no caso do aparelho tradicional o motor responsável por fazer essa troca de ar fica do lado de fora do ambiente (aqueles famosos relevos que aparecem do lado de fora de prédios, etc). No caso do aparelho portátil, o motor fica na própria base do aparelho e, portanto, dentro do cômodo. Isso faz com que a potência do equipamento portátil seja um pouco menor do que nos outros casos, mas ainda assim ele é eficiente.

Leia também:

  • Como escolher o melhor ar-condicionado para o ambiente?
  • O que é BTU do ar condicionado?
  • Qual a melhor marca de ar-condicionado?

Vantagens e desvantagens do ar-condicionado portátil

A principal vantagem do modelo portátil é que ele pode ser facilmente transportado para outros ambientes, atendendo a necessidade de cada momento. Entretanto, é importante lembrar também que ele necessita de um tubo conectado ao lado externo, para expelir o ar quente e funcionar de forma correta. A boa notícia é que a instalação desse tubo é bastante simples, facilitando o transporte do aparelho. Portanto, podemos dizer também que a instalação de ar-condicionado portátil é bem mais prática em relação aos demais tipos desse aparelho.

O preço também costuma variar, principalmente quando comparado a aparelhos split ou inverter, encontramos opções na faixa de R$1.500 enquanto outras podem passar dos R$4.000. Geralmente são flexíveis, servindo como umidificador, desumidificador, ventilador e alguns oferecem a opção quente e frio. Outro ponto positivo do ar-condicionado portátil é o design, geralmente são modernos e inteligentes, e possuem rodinhas.

Suas desvantagens são ser um tipo de ar-condicionado que performa melhor em ambientes não tão amplos, apesar de tudo, ele depende da disponibilidade de janelas para instalação, é a opção que mais gasta energia para uma mesma potência, sua tubulação além de curta, fica exposta, possui um pequeno reservatório de água que precisa ser esvaziado periodicamente, além de ser mais barulhento que outros tipos.

Leia também: Vale a pena comprar umidificadores de ar?

Ar-condicionado portátil é bom?

Sim, o ar-condicionado portátil é bom e pode ser uma ótima opção para quem quer algo mais simples, prático, de fácil mobilidade e não deseja arcar com os custos de instalação de um ar-condicionado de parede ou mora de aluguel e não tem a possibilidade de alterar a estrutura da casa ou do apartamento.

É claro que, em termos de potência, ele ficará aquém dos outros modelos de ar-condicionado. Também vale considerar que seu funcionamento será melhor em ambientes menores. Na hora de escolher o modelo certo para você, não esqueça de verificar a quantidade de BTUs ideal.


Agora que você sabe quais as vantagens e usos do ar-condicionado portátil, aproveite para conferir as nossas promoções dear-condicionado e ofertas de eletrodomésticos. Fique de olho também nos nossos cupons de desconto e garanta mais economia em suas compras!