Campanha Amazon APP Day
Promobit
Artigos

WhatsApp Pay: veja como funciona e saiba cuidados para não cair em golpes

Serviço de pagamento permite enviar dinheiro para amigos e familiares diretamente na conversa. Veja como funciona o WhatsApp Pay e cuidados para utilizá-lo.

Avatar do membro Luiza Lamas

Luiza Lamas

12 de mai de 2021

0 comentários

Compartilhe:

Na última semana o WhatsApp lançou uma funcionalidade que permite a usuários transferirem dinheiro um para o outro diretamente do chat de conversa, seja para pagar a um amigo a pizza do almoço ou devolver uma quantia emprestada, por exemplo. E o melhor de tudo: o serviço é gratuito e os pagamentos podem ser feitos por meio de cartão pré-pago, cartão de débito ou cartão múltiplo com função débito. Mas, será que o WhatsApp Pay, nome do serviço, é seguro? Como ele funciona? Veja as respostas para essas perguntas agora. 

O que é o WhatsApp Pay?

O WhatsApp Pay é uma funcionalidade gratuita do aplicativo de mensagens WhatsApp que permite enviar e receber dinheiro da sua família e amigos, por exemplo, para pagar parte de um presente ou a conta de um almoço diretamente das conversas. A função já tinha sido anunciada em junho do ano passado, mas pouco tempo depois foi suspensa pelo Banco Central e pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), por potenciais riscos para a concorrência. 

Agora, está no ar novamente e promete chegar aos usuários aos poucos, primeiro para um grupo de pessoas selecionadas e depois para o restante. Por enquanto, apenas clientes dos bancos parceiros podem conferir a novidade e cadastrar cartões das bandeiras Visa e Mastercard. São eles: Banco do Brasil, Banco Inter, Bradesco, Itaú, Mercado Pago, Next, Nubank, Sicredi e Woop, uma conta digital da Sicredi.

Até agora, não é possível enviar pagamentos para empresas, mas parece que isso será mudado em breve.  

Como transferir dinheiro pelo WhatsApp Pay?

Primeiro, é uma regra que você tenha uma conta e um cartão de débito, pré-pago ou múltiplo com função débito em pelo menos um dos bancos que citamos acima. Depois, confira se a função de pagamento já está presente no menu de ações do aplicativo WhatsApp no seu celular e siga o passo a passo presente neste vídeo: 

Cadastre seu cartão no Facebook Pay, o sistema de pagamentos do Facebook, que é vinculado com o WhatsApp, e crie uma senha de 6 dígitos (PIN) ou use a biometria para realizar transações. Os valores só podem ser enviados para outros contatos que também possuam cadastro no Facebook Pay. 

Apesar de o serviço ser gratuito, é preciso saber que há um limite para ele: você pode enviar até R$1000 por transação e receber até 20 transações por dia, ou R$5 mil por mês. Se atingir o limite, você não poderá enviar nem receber pagamentos. 

Como não cair em golpes no WhatsApp Pay?

É importante, primeiro, conhecer os princípios de segurança e privacidade do WhatsApp Pay. Alguns deles, de acordo com o colocado na Central de Ajuda do aplicativo, são a criptografia entre o celular e os servidores do WhatsApp e a verificação do seu cartão para poder utilizá-lo para pagamentos. Isso significa que, quando um usuário adiciona um cartão entre os meios de pagamento, um código temporário é enviado por e-mail ou SMS para ele conseguir completar o processo. 

Mas, pensando na prática, uma das ações que você pode tomar é ativar a confirmação em duas etapas no seu WhatsApp. Com ela, você registra um PIN de seis números, como se fosse uma camada de proteção extra quando você entra no aplicativo. Isso protege você de infratores e garante ao aplicativo que é você mesmo que está tentando acessá-lo. 

Além disso, evite fazer transições em redes de wi-fi públicas, pois elas podem não ser seguras e apresentar conexões com vírus e malwares. Sem querer, você pode ser levado a páginas clonadas de serviços que roubam suas informações. 

Não se esqueça de manter sempre atualizado o seu aplicativo do WhatsApp, pois os desenvolvedores do aplicativo estão sempre melhorando os softwares e aplicativos para mantê-los mais seguros. Acompanhe isso para não ficar para trás. 

Também é importante saber que o Facebook Pagamentos, que habilita o serviço de pagamentos pelo WhatsApp, é uma entidade autorizada pelo Banco Central e processada pela Cielo aqui no Brasil. E não se esqueça de colocar uma senha de desenho ou números no seu próprio celular. 


Agora que você já conhece o WhatsApp Pay, aproveite nossas promoções de smartphone para instalar o aplicativo! Com um cupom Americanas ou cupom Submarino, você economiza ainda mais!