Promobit
Promobit
Artigos

Chega de travar: qual velocidade de internet eu preciso para cada atividade?

Assistir a filmes e séries, jogar, trabalhar, subir conteúdos em rede social… Qual velocidade de internet eu preciso para cada atividade dessa? Veja aqui.

Chega de travar: qual velocidade de internet eu preciso para cada atividade?

4 de mar de 2021

0 comentários

Compartilhe:

Com a realidade do home office para algumas empresas, muitas pessoas tiveram que se adaptar para trabalhar em casa, o que, dentre outras possíveis mudanças, exigiu uma internet mais rápida, ainda mais se houvesse mais gente na casa utilizando a rede ao mesmo tempo. Mas, quantos mega de internet devo ter para esse fim? Ou para assistir a filmes, séries e até jogar no meu tempo livre? Neste artigo, respondemos qual velocidade de internet é preciso para cada atividade dessa. 

Primeiramente, o básico: o que considerar ao assinar um plano de internet? 

Para contratar um bom plano de internet é preciso conhecer um pouco sobre como ele funciona. Os termos “velocidade de download e upload” e “mega” são familiares para você? Prestar atenção nisso e também a quantas pessoas vão compartilhar a internet no mesmo local, além do tipo de atividade que vão realizar é importante para ter uma internet que não deixe o filme que você adora travar na sua cena favorita. 

Velocidade de download e upload 

A velocidade de download mostra quão rápido os dados e conteúdos da internet chegarão até você, seja por meio do computador, do celular ou até de um Box TV. É com a velocidade de download que você assiste a vídeos no Youtube, navega na Amazon Prime ou Netflix, Disney+, e ouve áudios do Whatsapp ou Telegram. 

É na velocidade de download da internet que as empresas mais investem e mais se promovem, por isso é muito comum você observar planos de até 250 mega para esse fim. Porém, se você trabalha ativamente com redes sociais e está sempre conectado, também deve investir em uma velocidade de upload muito boa. 

Sendo o oposto da velocidade de download, a de upload está ligada a quão rápido as informações saem do seu celular e do seu computador e chegam até a rede, seja quando você envia uma mensagem, um áudio ou vídeo para alguém, posta uma foto nas redes sociais, envia um e-mail ou quando faz uma live. 

Por conta disso, quem trabalha com redes sociais constantemente, como no Instagram ou no Youtube, principalmente subindo vídeos, stories (que nada mais são do que vídeos curtos) e principalmente fazendo lives ou gameplays (quando você joga ao vivo compartilhando sua tela com outras pessoas), precisa realmente pensar não só na velocidade de download, mas na de upload. 

Leia também: 

O que é mega? 

Falamos ali em cima que alguns planos de internet podem oferecer 250 mega (e, às vezes, até mais) para contrato, mas você sabe o que isso significa exatamente? mega, neste caso é uma abreviação do termo megabit, que representa a velocidade de transferência de informação de um lugar para outro. O megabit nada mais é do que uma unidade de medida, de grandeza, que, ao contrário do que parece, é bem pequena. 

Para explicar, dizemos que 8 megabits formam juntos 1 megabyte. Logo, sabemos que 1 megabyte é maior do que 1 megabit. E é aí que você deve prestar atenção: quando fazemos o download de algo, por exemplo, um programa ou um vídeo, a velocidade dele vem em megabytes por segundo, não megabits. Por isso, é muito comum que, mesmo que você contrate uma internet de 250 mega, ela nunca atinja esse valor realmente; porque a cada 1 megabyte de velocidade, são utilizados 8 megabits. 

Isso é um problema? Não necessariamente, principalmente se o seu foco for uso doméstico. O que vai acontecer na prática é que, quanto mais megas você contratar, menos terá que ficar esperando para realizar uma atividade. Essa diferença será notada na prática, por exemplo, em planos que oferecem até 15 mega contra os que oferecem 250. Para carregar um site, o plano de 250 mega será alguns segundos mais rápido do que o de 15. 

Vale dizer que a velocidade de download nunca é a mesma que a de upload, então esclareça esses valores com a operadora antes de fechar um contrato. A de upload costuma ser sempre menor que a de download. 

Quantidade de pessoas utilizando a internet

Para decidir se você contrata um plano de 50 mega ou 100, é importante levar em consideração quantas pessoas moram com você e o que elas fazem na internet, pensando que haverá mais gente utilizando a rede ao mesmo tempo. Mas, por que isso? Porque, através da internet, acontecem constantemente diversas transmissões de dados, então, se muitas pessoas estiverem distribuindo conteúdos ao mesmo tempo, a sua internet precisa ser capaz de suportar isso. Se ela não for, o trabalho de todos ficará mais lento. 

Mas, afinal, qual velocidade de internet eu preciso para cada atividade? 

Como já adiantamos, quem costuma subir conteúdos na rede precisa de uma velocidade de internet bem maior do que quem a utiliza sem pretensões. Isso também vale para quem joga online. Para esse tópico, consideramos planos de diferentes velocidades para cada tipo de uso. 

De 10 a 15 mega: suficiente para famílias de três pessoas que checam e-mails, navegam nas redes sem subir muitos conteúdos e assistem a vídeos no YouTube. Não é recomendada para quem precisa fazer reuniões simultâneas online, utiliza Box TV ou faz upload de conteúdos em vídeo, mesmo que sejam só stories. Quem trabalha em casa diariamente também precisa ter uma internet mais rápida do que essa. 

De 20 a 25 mega: Esse aqui vai depender de quantas pessoas moram na casa. Com ele, dá para utilizar um Box TV com transmissão de qualidade Ultra HD, mas somente em um aparelho mãe. Se outros dispositivos estiverem conectados simultaneamente, como um Box na sala, outro no quarto e outro em outro cômodo, não vai dar certo e provavelmente o filme ou série, e até o jogo do seu time do coração, vai travar no melhor momento. 

Então, é um plano ideal para quem mora sozinho, mas se você compartilha a casa e serviços de streaming com mais duas pessoas, pense em um plano de 60 mega para cima. 

De 30 mega: Velocidade suficiente para jogos online, mas eles consumirão toda a internet. Isso significa que, se alguém estiver jogando e outra pessoa na casa quiser assistir a Netflix ao mesmo tempo, não vai dar conta. Por isso, neste caso é interessante considerar pelo menos 30 mega para o jogador e, por exemplo, 20 para cada outra pessoa da casa, chegando em um plano de 90 megas. 

De 100 a 300 mega ou mais: voltado para pessoas que trabalham em casa, fazem reuniões simultaneamente, jogam online nas horas vagas e utilizam muitos serviços de streaming ou Box TV. São planos poderosos e muito importantes para quem precisa upar qualquer tipo de conteúdo a todo momento. 


Para estar conectado com a velocidade de internet ideal quando quiser, aproveite as promoções de notebook do Promobit! Use um cupom Americanas ou cupom Submarino para economizar ainda mais!