Campanha Super Deals - Aliexpress
Promobit
Promobit
Guia de compras

Vale a pena importar brinquedos?

Importar brinquedos pode ser mais simples do que você imagina e uma ótima oportunidade para ter um item raro ou exclusivo

Vale a pena importar brinquedos?

10 de dez de 2021

0 comentários

Compartilhe:

Com a chegada do Natal, a euforia com os presentes é inevitável. Tanto adultos como crianças não veem a hora de ter nas mãos o item com o qual sonharam. Os pequenos, em especial, não poupam os pedidos de brinquedos, como carrinhos, bonecas e jogos. Porém, a escolha do brinquedo nem sempre é fácil e muitas pessoas optam pelas compras no exterior, seja pela exclusividade ou variedade de produto, ou devido ao preço favorável. Mas, será que vale a pena importar brinquedos para presentear?

Veja a seguir algumas questões importantes para que você avalie se a importação de brinquedos pode ser vantajosa para você, ou se não é tão interessante assim. Vale ressaltar que este texto trata de importações feitas por pessoas físicas, desde que não configure atividade comercial, e não se destina a pessoas jurídicas, já que o processo de importação por empresas é mais complexo.

Quer receber avisos sempre que aparecer Brinquedos e Hobbies?

Preço no exterior 

Seja dos Estados Unidos ou da China (já que grande parte dos brinquedos importados pelo Brasil é fabricado no país asiático), de marcas famosas ou populares, os preços dos brinquedos no exterior são, geralmente, um dos grandes incentivadores na hora de optar pela importação desses produtos. Porém, no atual contexto econômico, de dólar instável e inflação em alta, vale a pena pesquisar, comparar e verificar os preços finais de compra com calma.

Leia mais:
  • Tudo sobre o Sou Barato: loja online para compras internacionais com segurança e entrega garantida para todo o Brasil
  • Com voos semanais diretos da China, Americanas Mundo promete entrega de produtos em até 11 dias
  • Quais as proibições e restrições em compras internacionais segundo a Receita Federal

Nova alíquota de importação 

Já explicamos sobre a alíquota de importação aqui no blog. Trata-se de uma porcentagem do valor do produto acrescido de frete e seguro. Porém, vale ressaltar que a tarifa de importação de brinquedos foi reduzida pelo governo federal, igualando-a à Tarifa Externa Comum (TEC) do Mercosul e colocando um fim na elevação tarifária que vigorava no país desde 2011. Portanto, as importações atuais são beneficiadas por essa nova alíquota. Lembrando que o pagamento dos impostos se dá no Desembaraço Aduaneiro, quando é feito o registro da Declaração de Importação.

Exclusividade e variedade de produtos

De fato, os melhores lugares para comprar brinquedos são as lojas virtuais do exterior, principalmente dos Estados Unidos e da China. Além de preços competitivos e qualidade indiscutível, especialmente no caso de produtos de marca, é no exterior que é possível encontrar também os lançamentos, variedades, brinquedos que estão virando tendência e itens exclusivos, ou seja, produtos que ainda são raros ou não existem nas lojas brasileiras.

Como funciona o envio das mercadorias?

Muitos brasileiros desistem de fazer compras diretamente nos sites do exterior por causa do valor inviável do transporte e do tempo de entrega, e outros tantos acabam buscando uma importadora para trazer suas encomendas. Brinquedos normalmente são itens leves mas, por vezes, grandes. Dessa forma, é necessário avaliar antes se a compra será realmente vantajosa. Pois, dependendo do tamanho do brinquedo, o frete poderá onerar o valor final da importação. 

Uma forma vantajosa de importar é através da consolidação de pacotes, oferecidos por redirecionadores de encomendas. Pacotes consolidados são formados pela junção de dois ou mais pacotes em um. Esse processo, normalmente, reduz os custos e deve ser considerado uma opção ao utilizar redirecionadores de encomendas.

Fretes via courier e postais 

Se você pretende importar um único brinquedo e a loja na qual está comprando oferece uma boa taxa de frete para o Brasil, a utilização de um redirecionador não é necessária. Nesse caso, é importante ter atenção à modalidade de frete oferecida pela loja, seja via courier ou fretes postais. 

Em relação ao courier, recomenda-se nunca utilizá-lo em caso de compras muito pequenas, pois, nesses casos, o peso relativo de taxas administrativas costuma ficar elevado. Já os fretes postais, habitualmente, são mais acessíveis e têm a vantagem da não cobrança do peso dimensional (volume do pacote), ou seja, você paga apenas pelo peso, independente do tamanho da embalagem. 

Apesar de baratas, empresas postais apresentam limitações em relação às dimensões e peso do produto, o que pode restringir o envio de alguns brinquedos. Mas elas são uma boa opção para quem quer ter a possibilidade de não ser taxado, porque normalmente os fretes postais não são tributados automaticamente, como ocorre nas demais modalidades de envio. 

A dica aqui é se ligar no tempo de entrega do produto e avaliar se é um tempo coerente para você.

Tira dúvidas, jogo rápido!

É possível importar qualquer tipo de brinquedos?
Sim! Pelúcias, bonecas e bonecos, infláveis, Lego, jogos e tantos outros. Atente-se apenas se eles têm que seguir alguma exigência específica de importação. 

É preciso certificação no INMETRO para importar brinquedos?
A importação de brinquedos é permitida para pessoa física, desde que não configure atividade de comércio. No caso de pessoa jurídica, é necessária a autorização do INMETRO, ou seja, licença prévia/anuência.  Verifique na autarquia federal a mercadoria que você quer importar.

Qual a taxa de imposto de importação de brinquedos?
Para estabelecer a alíquota de imposto, primeiro é necessário classificar o NMC do brinquedo a ser importado. Esse código vai fornecer a porcentagem incidente. Lembrando que a alíquota de imposto de importação de brinquedos tem sido reduzida desde dezembro de 2020 e chegaria a 20%, a partir de dezembro de 2021.


Se depois das nossas dicas você concluiu que vale a pena sim importar brinquedos, dê uma olhada nas ofertas internacionais do Promobit e aproveite os cupons do AliExpress.