Campanha Super Deals - Aliexpress
Guia de compras

TV Samsung ou TV LG: qual marca é melhor?

Quando o assunto é TV, LG e Samsung sempre disputaram a preferência dos consumidores. Hoje vamos descobrir qual delas é a melhor: TV Samsung ou TV LG?

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

12 de abr de 2024

0 comentários

Compartilhe:

Samsung e LG são respectivamente as maiores fabricantes de TVs do mundo e também as líderes em vendas no mercado brasileiro. As duas marcas possuem catálogos amplos de TV com modelos para diferentes perfis de usuários e localizados em todas as faixas de preço. A difícil a escolha entre TV Samsung  ou TV LG fica mais complicada à medida em que o consumidor depara-se com tantas opções de diferentes tecnologias. 

Para ajudá-lo em sua escolha, listamos ao longo deste artigo as principais características e as propostas das linhas de TV da Samsung e LG. Depois de decidir qual vai atender melhor suas expectativas, adicione à lista de desejos aqui do Promobit para receber alertas de promoção e garanta o menor preço na compra da sua TV nova.

Melhores TVs da Samsung e da LG por categoria

Categoria de TVsTV SamsungTV LG 
Tvs de 32 polegadasTV Samsung LH32BETBLGGXZDLG 32LQ620
Melhores TVs 4k de entradaTV Samsung CU8000LG UR8750
TVs intermediáriasTV Samsung Q60CLG Nano77
TVs para gamesTV Samsung QN90CLG OLED B3
TVs topo de linhaTV Samsung S90CLG OLED C3

Resolução de imagem

Ambas as marcas estão mais do que consolidadas em suas TVs 4K (3840 x 2160 pixels) e hoje contam com diversas opções, das mais completas às mais básicas, para quem está procurando um novo televisor para colocar na parede da sala, sobre uma estante, rack, no quarto ou em seu comércio.

As TVs 4K da Samsung e LG driblaram a ausência do conteúdo em 4K  da TV aberta ou de algumas produções mais antigas do streaming que ainda estão em Full HD, com uma técnica chamada upscaling, que adapta o conteúdo em HD ou Full HD para a resolução maior e mais próxima do 4K. Com isso, TVs com bom upscaling são capazes de reproduzir conteúdos que não são 4K nativo, mas a diferença é quase imperceptível aos olhos.

Compre agora a TV LG NANO77 na Amazon 

Resolução 8K: opções da Samsung ou LG ainda são pouco acessíveis. 

samsunt tv 8k

A resolução 8K de 7680 x 4320 é o que há de mais avançado em qualidade de imagem nas telas disponíveis para o consumidor em geral, porém alguns fatores fazem com que a TV 8K ainda seja restrita a um público muito específico devido ao preço elevado ou aos entusiastas da tecnologia. 


As TVs 8K de Samsung e LG, assim como as demais fabricantes, passam por um problema que todas as marcas enfrentaram nos primeiros anos da resolução 4K, a ausência de conteúdos nativos que justifiquem a aquisição de uma TV 8K pelo preço mais alto. Por mais que as TVs 8K contém upscaling e processadores poderosos, ainda não é possível perceber tanta evolução se compararmos com o mesmo conteúdo exibido nas melhores TVs 4K.  A TV 8K deve fazer sentido nos próximos anos, mas para a maior parte dos consumidores ainda não é o momento.

Compre agora a TV Samsung Q60C na Amazon

Mas e as TVs HD e Full HD?

TVs HD de 32 polegadas ainda são viáveis para quem não tem muito espaço em casa, não é exigente em termos de imagem ou tem uma Box TV ou outro dongle, como Firestick e Google Chromecast para transformar o aparelho em uma smart TV caso o sistema operacional esteja desatualizado ou não seja smart. 

Além disso, TVs Full HD podem ser escolhas válidas caso seu orçamento não cubra uma 4K de entrada (embora a diferença entre os preços delas seja muito pequena). Grande parte do conteúdo produzido hoje é exibido em 1080p, portanto você não sairá prejudicado caso opte por uma TV com esta resolução, porém a vida útil da TV Full HD como um todo tende a ser menor já que esses modelos sofrem com a falta de atualização dos sistemas Smart. 

Leia também:Melhor TV 32 polegadas em 2022: seleção para comprar agora

Compre agora a TV LG UR8750 na Amazon.

Tipo de tela

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Os painéis usados pelas fabricantes estão entre as maiores diferenças das suas TVs. Quando falamos de TVs de entrada, a maioria das TVs LG utilizam painel IPS em seus produtos, enquanto a Samsung costuma utilizar painel VA. O tipo de painel influencia de maneira direta na qualidade de imagem sob diferentes condições de luz e posicionamento do espectador. Confira as características de cada um dos painéis usados nas TVs de entrada.

Compre agora a TV Samsung CU7700 na Amazon

Painel VA

Os painéis VA utilizados pela Samsung possuem cores mais saturadas e pretos mais escuros, apresentando diferentes tons de cor com maior fidelidade e que agradam aos olhos. No entanto, esse tipo de painel perde qualidade e brilho quando visto por outros ângulos que não sejam o frontal. A TV Samsung é melhor aproveitada em ambientes com iluminação mais baixa ou controlável e, preferencialmente, sendo vista de frente.

Painel IPS

Os painéis IPS utilizados pela LG mantém a qualidade de imagem quando vistos por diferentes ângulos, possibilitando que você assista à TV quase de lado sem que isso prejudique as cores. No entanto, essas telas apresentam menor nível de contraste e preto mais acinzentado. Os tons de preto mais acinzentados são devido ao uso de backlight, que é a camada de iluminação que fica atrás da camada de cristais.

Pelas suas características, o melhor cenário para se assistir TV LG é em ambientes bem iluminados ou grandes. Esse padrão também permite que muitas pessoas possam assistir juntas ao mesmo programa, uma vez que os assentos podem ficar posicionados em qualquer ângulo.

Caso você tenha um olhar crítico, poderá notar as diferenças entre uma TV LG e Samsung apenas comparando-as lado a lado. Caso vá em uma loja, esteja atento às características de cada painel e ao modo como cada tela está configurada — se possível, configure-as você mesmo.

Já entre os modelos intermediários e avançados, a LG e a Samsung utilizam outras tecnologias como os painéis OLED, Neo QLED e QLED.

Painéis QLED e NEO QLED

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Samsung QLED Q70C

Vale uma contextualização sobre as telas QLED que na prática são telas LCD (com backlight atrás da tela para gerar a luz que permite visualizar as imagens), mas com uma camada de pontos quânticos na tela que filtra a luz de fundo para gerar maiores níveis de brilho e cores ainda mais vivas. 

Já as telas Neo QLED possuem o mesmo conceito das telas QLED, porém a composição do backlight é com LEDs menores, os microleds, que possibilitam um maior controle das regiões de iluminação da tela, aperfeiçoando o contraste da imagem e mantendo a camada de pontos quânticos.

MicroLED e MiniLEDs

Já os painéis microLED e MiniLEDs usam o mesmo conceito de usar um painel de LEDs, mas com diodos emissores de LUZ (LEDs) muito menores que os tradicionais, no caso do MiniLED com cada LED menor que 2 milímetros, enquanto o MicroLED a escala é ainda menor, com LEDs abaixo dos 100 micrometros, ou 0,2 milímetros. Nesta tecnologia de painel, cada pixel é composto a partir de 3 MicroLEDs ou MiniLeds sendo cada um responsável por uma das escalas de cor RGB.

Tela OLED

As telas OLED estão presentes nas melhores TVs da LG e recentemente a Samsung lançou seu primeiro modelo OLED no mercado. Esse tipo de tela possui uma característica bastante específica que é a ausência de um backlight, pois os pixels em tela se auto iluminam individualmente, o que resulta em um controle muito avançado do contraste e que oferecem a exibição da cor preta e de cenas escuras com o maior nível de realismo, já que o preto é representado em tela por pixels apagados. 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Esquema de iluminação OLED das TVs LG

Algumas TVs da LG com tecnologia OLED são a LG C2 e a LG OLED evo G3. Já a Samsung, conta apenas com a S90c. Inclusive, aqui no blog do Promobit tem uma análise sobre o novo modelo da sul-coreana. 


Confira:TV OLED Samsung é boa? Saiba mais sobre a Samsung S90C

Qualidade de Imagem

A qualidade de imagem é o principal ponto a se considerar quando vamos escolher um televisor e os modelos da LG e Samsung também diferem nisso. Cada um conta com particularidades diferentes que impactam diretamente em aspectos como: a qualidade das imagens que vemos; o tempo de resposta; nível de contraste; frequência de atualização; input lag; balanço de branco e ângulo de visão.

Você não precisa entender como tudo funciona para escolher uma ou outra marca, mas saber como eles afetam a qualidade de imagem pode te ajudar a calibrar a TV antes de se arrepender da escolha feita. Como essas especificações variam muito de modelo para modelo, não citaremos números, mas falaremos dos principais aspectos das TVs de ambas as marcas em relação à imagem num contexto geral.

Compre agora a TV Samsung QN90C na Amazon 

TV LG

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

TVs LG de entrada apresentam configurações que as tornam boas para quem deseja acompanhar esportes, assistir a filmes de ação ou jogar videogame. Isso porque elas tem input lag baixo e um bom tempo de resposta, que é ideal para quem quer ter uma experiência dinâmica e fluída. 

Alguns painéis de entrada possuem 60Hz, o padrão para TVs mais básicas, enquanto boa parte das TVs intermediárias e todas as TVs premium da LG já contam com tela de 120 Hz e entradas HDMI 2.1,  algo irrelevante para muitos, mas que faz a diferença para usuários mais exigentes e, principalmente, para a melhor experiência em jogos. 

O nível de contraste é relativamente baixo, assim como a profundidade do preto em TVs com painel de LED, mas o ângulo de visão faz delas as melhores opções para quem não vai assistir à TV de frente e os reflexos da tela também as tornam modelos indicados para salas com muitas janelas.

TVs Premium da LG, como as com tecnologia NanoCell, são uma bela evolução em comparação às de entrada quando o assunto é a imagem. A gama de cores reproduzida por elas é bem maior, assim como o nível de brilho, resultando em cores mais fiéis e imagens que agradam mais aos olhos; o ângulo de visão continua amplo, como nos modelos de entrada. Já a profundidade da cor preta não é tão precisa quanto em uma TV OLED, mas o resultado pode agradar até mesmo os usuários mais exigentes.

Veja também: LG UQ8050 vs Samsung CU8000: qual melhor TV 4K de entrada?

TV Samsung

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

TVs Samsung de entrada agradam aqueles que desejam uma TV para games, assistir a filmes de ação ou esportes. O nível de contraste, gama de cores e profundidade do preto exibido pelas telas da sul-coreana são bons, mas, dependendo do modo como estejam configuradas, podem apresentar judder (pequenos saltos) e artefatos de imagem em programações em 24p. Infelizmente, assisti-las em locais muito iluminados ou de outros ângulos que não sejam o frontal não será uma boa ideia, uma vez que poderá haver reflexos e perda de nitidez.

Os aparelhos de entrada da marca, assim como os de sua principal concorrente, possuem painéis com frequência de atualização nativa de 60Hz. A Samsung também reserva suas telas com taxa de atualização de 120Hz para alguns modelos intermediários e todas as opções topo de linha. Algumas TVs mais avançadas já contam com taxa de atualização de 144Hz.

TVs premium da Samsung são melhores do que as de entrada em quase todos os aspectos, devendo agradar pessoas que podem pagar a mais para ter qualidade superior. Elas apresentam melhor nível de contraste, menos artefatos de imagem e quase nenhum judder em conteúdo de qualquer fonte. Elas também podem reproduzir conteúdo com taxa de frames maior do que a original, eliminando borrões. O porém fica na queda da qualidade de imagem quando vista por diferentes ângulos, que se mantém até nas TVs QLED. 

Com o recente lançamento do seu modelo OLED, a Samsung também adiciona ao seu portfólio modelos com um alto nível de contraste, cores bem vivas, contraste definido com tons de preto intenso e níveis de brilho equilibrados. A fabricante utiliza a tecnologia Quantum Dots, também presente em sua linha QLED, para melhorar o brilho que a TV consegue emitir com um filtro de luz azul.

Som

A qualidade sonora de uma TV é algo relativo, visto que cada pessoa tem sua preferência. Em se tratando de som, só é possível identificar qual marca ou aparelho é melhor para você ouvindo-o pessoalmente e alternando entre os perfis de áudio. Neste tópico, daremos apenas algumas dicas:

1. Potência não significa qualidade: 

Não é porque o som de uma TV tem 30W de potência que ele é melhor do que o de uma de 20W — de nada adianta a potência mais alta se o som chegar aos seus ouvidos completamente distorcido ou cheio de ruídos.

Ao avaliar o som da TV, seja da Samsung, LG ou qualquer outra marca, dê valor à qualidade do áudio tanto quanto aos números. Não escolha uma TV só por ser potente, mas também não escolha uma com volume muito baixo achando que a qualidade será boa por causa disso.

2. Saiba a qual faixa econômica a TV pertence: 

Saber que tipo de produto está comprando é uma ótima forma de evitar decepções. Não espere qualidade sonora excelente de um aparelho de entrada, pois irá, inevitavelmente, se decepcionar.

A LG tem modelos de TV LCD premium, com sistema de som assinado pela Harman Kardon e, claro, cobra mais por isso. TVs como a do exemplo realmente entregam qualidade sonora superior às concorrentes, mas nem sempre o que é entregue justifica a diferença de preço.

Se você é alguém que se preocupa com o som mais do que com a imagem e está planejando comprar um televisor de entrada (com preços mais acessíveis) ou assinado por alguma marca referência do ramo, faça os cálculos e tenha certeza de que o custo-benefício de comprar apenas o aparelho é melhor do que montar um sistema de som à parte, com soundbar ou home theater.

Recursos de som

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Esquema mostra como funciona o som imersivo

Fique atento também aos recursos de aprimoramento sonoro presente nos modelos, pois eles podem mudar completamente a experiência em frente à sua TV consumindo os conteúdos. Muitos modelos trazem a tecnologia Dolby Atmos, por exemplo. O recurso aumenta a imersão do usuário aprimorando a qualidade sonora e pode estar presente tanto nas TVs da LG, quanto da Samsung.

Outro recurso interessante de imersão são o “Som surround” na LG e “Som em movimento virtual” na Samsung. Os dois funcionam de forma semelhante, espalhando o som pelo ambiente para perceber o deslocamento de objetos de maneiras diferentes em cada cena, por exemplo.

Confira: O que é Dolby Atmos: a tecnologia de som direcional da Adobe

Sistema operacional

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Tizen e WebOS são, respectivamente, os sistemas utilizados nas TVs da Samsung e LG. Há grandes diferenças entre eles, e, embora ambos possam ser considerados bons, há vantagem para o lado da LG.

O Tizen da Samsung conta com tela inicial que dispõe os principais aplicativos em retângulos, sendo organizada e dando fácil acesso aos principais apps. A loja do sistema tem boa variedade de aplicativos, oferecendo muitos jogos, opções de entretenimento, esportes e também aplicativos infantis. Um ou outro app fica faltando, mas, no geral, a variedade é satisfatória. A navegação entre as abas é rápida e apresenta poucos engasgos. O acesso às configurações do Tizen poderia ser mais simples para usuários comuns ou mesmo leigos.

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Tela inicial do WebOS da LG

Já o WebOS da LG tem a navegação mais fluida, rápida e intuitiva entre todos os sistemas operacionais de smart TVs atuais. É realmente muito simples navegar entre os apps e outras opções através do menu, já que tudo é muito bem organizado e de fácil acesso, além de ser possível reorganizar e ocultar itens para deixar a tela principal de acordo com o seu gosto.

Os aplicativos são organizados por retângulos inclinados que não ocupam tanto espaço na tela e ainda assim tornam simples a tarefa de encontrar o app ou função que procuramos. A LG Store é bem completa e oferece conteúdo para todos os gostos.

As fabricantes têm focado em manter seus sistemas atualizados e, pelo menos nos últimos dois anos, têm mantido os televisores com versões funcionais dos aplicativos mais populares. Portanto, ficar com Netflix ou YouTube desatualizados não é uma preocupação ao comprar uma TV LG ou Samsung.

O Smart Hub da Samsung e o ThinQ AI da LG enriquecem a experiência do usuário ao escolher o que assistir com otimização de pesquisa. O intuito é organizar a tela inicial reunindo sugestão de conteúdos em diferentes plataformas de streaming baseados no que é assistido, além de atualizações esportivas e notícias.

Jogos

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Xbox Cloud Gaming presente nas TVs Samsung

Mesmo que as duas fabricantes tenham tecnologias de aprimoramento de games, a Samsung sai na frente por contar com o Samsung Gaming Hub. Os modelos lançados a partir de 2022 contam com acesso a plataforma Xbox Cloud Gaming para jogar os jogos do Xbox mesmo sem ter o console, através de uma assinatura mensal do Xbox Game Pass.

Por outro lado, a LG possui um menu otimizador de games mais organizado e com mais opções de configurações para proporcionar mais autonomia para o usuário configurar de acordo com seu gosto pessoal.

É importante lembrar que alguns recursos para melhorar as jogadas como HGIG, VRR, compatibilidade com NVIDIA G-Sync e AMD FreeSync Premium, podem estar disponíveis somente em modelos premium de ambas as marcas.

Saiba mais:

Para quem TVs da Samsung são indicadas?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Existem TVs da Samsung para todos os perfis de usuários. As alternativas de entrada são modelos para pessoas que possuem quartos ou salas pequenas e/ou para ambientes cuja iluminação seja controlável (com cortinas nas janelas ou fontes de luz que não iluminam a tela diretamente).

Nestes casos, a limitação do ângulo de visão não será problema, assim como os reflexos da tela e o nível de contraste, um dos pontos positivos da TV, ficará mais evidente.

Pessoas que gostam de esportes, filmes e séries repletos de cenas rápidas e também poderão comprar uma TV da marca sem medo de serem felizes, dando preferência para modelos premium caso queiram gastar mais de R$ 4.000.

Para quem TVs da LG são indicadas?

tv lg uk7500 ips

As TVs da LG, sejam modelos de entrada ou premium, são indicadas para pessoas que possuem salas grandes, com assentos posicionados em diferentes posições e/ou ambientes muito iluminados onde a luz seja constante ou não controlável. Também são boas opções caso o televisor fique de frente para uma janela.

Nestes casos, a limitação do nível de preto ficará menos evidente, uma vez que a tela estará iluminada e o ângulo de visão mais amplo será melhor aproveitado.

Caso você precise instalar TV em um salão de beleza, bar, saguão de hotel ou um comércio qualquer, um aparelho da LG também pode ser uma boa pedida, já que os clientes poderão assistir de diferentes direções e como o ambiente estará sempre iluminado, a qualidade de imagem não será prejudicada.

As TVs da marca são boas opções para assistir a filmes, séries e vídeos, seja na Netflix, YouTube ou programação normal da TV, além de serem indicadas para aqueles que desejam uma boa opção para games, não importa qual seja o console usado. Os modelos premium, além de uma excelente qualidade de imagem, também contam com entradas HDMI 2.1, essenciais para ter a melhor experiência com os novos consoles.

Além disso, a LG conta com a linha de TVs NanoCell, que possuem nano-cristais capazes de filtrar as cores para fornecer imagens mais vibrantes e fiéis.

O que vem por aí nas TVs Samsung e LG?

O panorama das duas marcas não deve sofrer muitas alterações ao longo de 2024, dividindo a liderança do mercado nacional de TVs e muito deve-se à amplitude de modelos que as duas fabricantes disponibilizam. Em outras palavras, tem modelos de TVs da Samsung e LG para todas as propostas e perfis de usuários e isso pode ser refletido nas novidades já anunciadas pelas duas fabricantes sul-coreanas e que devem chegar ao Brasil durante 2024. 

Do lado da LG a aposta segue sendo na consolidada tecnologia OLED e suas evoluções, como no caso da OLED C4 que promete um painel com ainda mais brilho que as gerações OLED anteriores da marca. O modelo que é uma ótima alternativa para uso convencional e também para games deve ser a aposta entre as TVs avançadas da marca.
Assim como manda o manual e mantendo a tendência da empresa, a grande novidade das novas TVs da Samsung que podem chegar ao Brasil em 2024 é a inteligência artificial como aliada.

O recurso já foi anunciado na feira de tecnologia CES 2024, em janeiro, e o modelos destacados no evento foram Neo QLED 8K QN900D e OLED S95D e a promessa é que a IA integrada aprimore a sensação de imersão e a resolução dos conteúdos, como upscaling mais precisa para imagens em movimento com resolução abaixo do 8K, além do recurso Active Voice Amplifier Pro que analisa os ruídos externos do ambiente para destacar a audição do que está em reprodução na TV.

TV Samsung ou TV LG: qual a melhor TV?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Não há unanimidade quando nos perguntamos “qual a melhor TV”. Modelos de ambas as marcas poderão agradar usuários de diferentes formas, por isso é importante que você teste bem o televisor antes de tomar a decisão final de mantê-lo ou trocá-lo — lembre-se que você tem até 7 dias para devolver um produto comprado pela internet.

Ao ligar sua TV pela primeira vez, lembre-se de calibrar a tela. Deixe tudo de acordo com o seu gosto e anote as informações para lembrar-se das configurações caso precise configurá-la outra vez no futuro.

Se estiver em uma loja, realize quantos testes puder para se certificar da qualidade dela. Não desista de uma TV sem calibrar a imagem dela primeiro e ter certeza de que a qualidade agradou, mas também não fique com TVs que exibem manchas perceptíveis na tela ou que lhe incomodam de alguma forma.

Caso compare duas TVs, não tire conclusões antes de deixar os modelos comparados nas mesmas situações e exibir diferentes tipos de conteúdo em ambas as TVs, você pode se arrepender da decisão quando resolver testá-las em casa.


As melhores promoções de smart TV você encontra aqui no Promobit e para economizar ainda mais em suas compras aproveite o cupom Casas Bahia ou cupom Americanas.