Campanha AMazon Dia das Mães
Promobit Explica

O que é HGIG? Conheça o HDR dos games

Saiba o que é HGIG, tecnologia que maximiza os efeitos do HDR em jogos e entrega gráficos de alta qualidade para uma maior imersão do jogador

Avatar do membro Jonathan Robert

Jonathan Robert

19 de ago de 2022

0 comentários

Compartilhe:

Imagine um jogar games com cores vivas, bastante realistas, com tons equilibrados e imagens muito bem definidas. Essa riqueza de detalhes nas cenas com certeza melhora a experiência durante as partidas para quem curte videogame. E os consoles da nova geração, os jogos e as TVs têm investido cada vez mais na implementação de tecnologias para aumentar a sensação de imersão do jogador. Neste texto vamos explorar o que é HGIG, um conjunto de recomendações e instruções pensadas por algumas fabricantes para entregar alta qualidade das imagens para os amantes dos jogos.

O que é HGIG?

HGIG surgiu em 2018 e a sigla significa “HDR Gaming Interest Group”, que pode ser entendido como uma associação de fabricantes de consoles e displays para o desenvolvimento de técnicas que otimizem o uso do HDR nos games. Em resumo, são recomendações de grandes empresas, baseadas em pesquisas de experiência de usuários, para a fabricação de videogames e telas visando entregar gráficos de alta qualidade e mais realistas para o consumidor.

Na prática, o HGIG otimiza ainda mais o uso do HDR, mas os recursos são diferentes. O HDR é tecnologia para a melhoria da imagem que equilibra os níveis de contraste, brilho e proporciona cores com tons mais vivos e realistas. O HGIG consiste em configurações corretas da tela para maximizar o HDR, aumentando a fidelidade do conteúdo gamer.

Como funciona o HGIG?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Comparativo entre HGIG desativado e ativado
Fonte: LG

Agora que já sabe o que é HGIG, entender o funcionamento é um pouco menos complicado. Quando um jogo é produzido, os desenvolvedores pensam nas cores, brilho, composições das cenas e tudo mais para elaborar os gráficos. Mas na hora da reprodução pelo usuário, as imagens também dependem das configurações da tela. E como há variações na construção, tecnologias e configurações entre os fabricantes, a experiência de jogabilidade vai depender da TV ou monitor e o que cada modelo consegue entregar.

O HGIG funciona como uma espécie de parâmetro a ser seguido na produção dos games e displays para evitar a variação e diferença do HDR. Ou seja, o HGIG funciona como um mapeador dinâmico dos tons para o melhor aproveitamento do HDR.

Para exemplificar, imagine uma cena muito escura numa floresta ou com nuvens muito claras de um dia ensolarado em um jogo. Com o HDR ativado, os níveis da imagem serão equilibrados para melhorar a qualidade e proporcionar detalhes nestas cenas. O HGIG vai garantir que esse HDR seja aplicado com as configurações corretas e vai potencializar esses detalhes. Portanto, a floresta escura vai ter pretos fiéis e as nuvens ensolaradas vão ter detalhes ainda mais perceptíveis.

Dispositivos com HGIG

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
HGIG garante maior riqueza de detalhes nas partidas

Agora uma informação importante é que os jogos e as telas precisam ser compatíveis com a tecnologia para que o HGIG tenha um bom funcionamento. Quer dizer que nem todas as TVs com HDR também possuem a tecnologia de aprimoramento, assim como os jogos. Mas nos dispositivos que têm a tecnologia implementada, ainda é possível fazer a conversão dos tons utilizando inteligência artificial, mas lembre-se que é um recurso para se aproximar e não se compara aos que já são pensados desde a produção.

O HGIG reúne alguns dos maiores nomes do mercado de jogos e displays como Microsoft, Sony, LG, Samsung, Asus, Epic Games, Ubisoft, Panasonic, Square Enix e outros. Os consoles da nova geração, Playstation 5 e Xbox Series X/S, possuem compatibilidade e alguns exemplos de TV são os das linhas OLED e Nanocell da LG e na linha Neo QLED da Samsung. Alguns outros modelos lançados a partir de 2021 também podem trazer a tecnologia HGIG em suas configurações. Entre os jogos que possuem HGIG está o “Call of Duty War Zone”.


Sabia que aqui no Promobit a comunidade compartilha as melhores promoções em videogames e TVs? Você ainda pode aproveitar cupons de descontos das maiores lojas da internet para economizar.