Campanha Super Deals - Aliexpress
Promobit Explica

O que é Dolby Atmos: a tecnologia de som direcional da Adobe

O Dolby Atmos foi criado em 2012 para o cinema, mas logo chegou aos lares em TVs, Home theaters e soundbars.

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

22 de ago de 2020

0 comentários

Compartilhe:

Muita gente depara-se com a especificação Dolby Atmos na ficha técnica das TVs e no máximo sabe que refere-se a algo relacionado a qualidade de áudio. De uma forma geral, o Dolby Atmos é uma tecnologia desenvolvida pela Adobe que acrescenta mais imersão ao conteúdo graças ao seu eixo vertical que não está presente nos sons surround. Neste artigo explicamos o que é a tecnologia de som Adobe Atmos e como ela melhora a experiência para cinemas e TVs. 

O que é Dolby Atmos 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Dolby Atmos é uma tecnologia criada pela Adobe em 2012 e quepossibilita um número muito maior de canais de áudio às salas de cinemas, ampliando a possibilidade de sons direcionais, além de acrescentar uma sensação maior de espacialidade, como se fosse uma redoma de áudio que envolve o espectador. Para se ter uma ideia, enquanto o som surround trabalha com 8 canais de áudio em um sistema 7. 1 convencional, uma sala com Dolby Atmos possui 128 canais de áudio. 

Diferença entre surround e Dolby Atmos

O sistema de som surround possui como premissa envolver o usuário e uma forma simples de explicar a tecnologia seria dizer que o surround fica ao redor de quem o ouve. Desta forma a criação do som surround foi revolucionária por acrescentar a sensação de espacialidade e direção aos conteúdos. Em um filme, o barulho de uma ação em uma cena que ocorreu no lado esquerdo da tela teria o audio saindo das caixas do lado esquerdo. 

O som surround é capaz de reproduzir sons vindos de diferentes direções, circulando de forma horizontal pela tela, porém a tecnologia Adobe Atmos acrescentou uma característica que ampliou ainda mais a sensação de estar envolvido pela cena: o áudio com eixo vertical, além do eixo horizontal já presente no som Surround. 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Para exemplificar, imagine que em uma mesma cena uma pedra cai sobre o telhado no lado esquerdo da tela e uma moeda cai no chão do lado direito. Com o sistema de som surround conseguimos identificar o som de cada ação apenas pelo eixo horizontal, no caso esqueda e direita. Já com o sistema do som Adobe Atmos, além do eixo horizontal, é possível perceber o barulho da moeda mais próximo ao chão e da pedrão na parte superior ( o tal eixo vertical). 

Som Dolby Atmos em casa

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Smart TV LG B9 conta com a tecnologia Dolby Atmos

Uma das opções de sistema Dolby Atmos em casa é através da base na distribuição tradicional dos falantes de um Home Theater que pode ser 5.1 ou  7.1, porém são acrescentadas caixas de som no teto para gerar a sensação de movimentação vertical do áudio. Desta forma, o sistema 5.1 tradicional do som surround usado em casa torna-se 5.1.2  ou 5.1.4 com quatro caixas de som no teto e ainda 7.1.2 ou 7.1.4. O mais indicado é que as caixas de som adicionais fiquem instaladas no teto, mas elas também podem ser posicionadas no chão para que o som vá para o teto e seja rebatido.

A tecnologia Dolby Atmos está muito presente também dos dispositivos da LG como o Soundbars LG SK9Y e a Smart TV C9, porém, por não contarem com saídas de aúdio removível, a tecnologia é aplicada virtualmente, simulando direcionalidade e ambiência mais ampla. 


Confira a qui no Promobit as melhores promoções de TV. Para economizar e ainda ganhar imagens de ótima qualidade em sua casa, não deixe de conferir o cupom Submarino.