Campanha AMazon Dia das Mães
Guia de compras

Smart TV 8K: vale a pena investir nos modelos em 2022?

A resolução 8K é muito superior às anteriores, mas será que a evolução tecnológica já vale o investimento?

Avatar do membro Jonathan Robert

Jonathan Robert

14 de jul de 2022

0 comentários

Compartilhe:

As TVs 4K trouxeram mais qualidade de imagem para os conteúdos audiovisuais, mas ainda não dominaram totalmente o mercado e já é possível encontrar televisores com resolução em 8K. Com qualidade de imagem muito superior ao 4K, os modelos de Smart TV 8k possuem um valor mais elevado e já estão disponíveis no mercado nacional há algum tempo. Mas será que vale a pena investir em uma Smart TV 8K em 2022?

Confira algumas das vantagens e desvantagens das TVs que possuem essa resolução, para saber se é uma compra vantajosa ou se compensa esperar um pouco mais.

Vantagens das TV 8K

Qualidade de imagem incomparável

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
TV Samsung QP98R Signage QLED 8K

As imagens em 8K são realmente surpreendentes, afinal, essa é a resolução mais avançada atualmente. Para você ter uma ideia, as smart TVs 8K possuem 33 milhões de pixels, quantidade quatro vezes maior que o 4K. Quando comparado ao Full HD, resolução ainda bastante usada pelas TVs, esse número é ainda maior, são 16 vezes mais pixels em sua tela.

Quanto maior a quantidade de pixels, melhores serão as imagens. O número de informações na tela, assim como a nitidez, brilho e a sensação de realismo das cores, aumentam consideravelmente.

Telas maiores para qualquer distância

As TVs mais atuais precisam ficar a uma certa distância para que o usuário consiga enxergar as imagens com a resolução ideal ou o que acontece são imagens pixeladas (quando ficam com quadradinhos). Com a smart TV 8K não existe esse problema. Ao contrário do que acontece nos televisores 4K, onde os pixels precisam ser expandidos em telas muito grandes, o 8K possui uma quantidade muito maior de pixels em seu painel, proporcionando a mesma qualidade de resolução mesmo de pertinho.

Assim, quem possui um cômodo pequeno, pode colocar uma tela gigante sem grandes preocupações com a imagem. Isso também permite com que televisores com dimensões maiores sejam produzidos.

Desvantagens da Smart TV 8K

Poucos conteúdos em 8K

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Mesmo a qualidade das imagens sendo muito superior, nada adianta se não tiver o que assistir. A quantidade de conteúdos produzidos com a qualidade nativa 8K ainda é muito baixa, se restringindo a apenas alguns poucos conteúdos no Youtube. As grandes plataformas de streaming, como Netflix e Prime Video, começaram a disponibilizar uma quantidade maior de títulos em 4K só agora. Até chegar a um número considerável de conteúdos produzidos originalmente com resolução em 8K, ainda pode demorar algum tempo.

A conversão dos conteúdos para 8K é boa, mas não é 8K.

Os modelos de smart TV 8K possuem uma tecnologia chamada upscaling, que converte os conteúdos atuais para uma qualidade próxima a experiência visual de imagens originalmente produzidas em 8K. A técnica consiste em interpolar pixels, para que os pixels não-ativos copiem o funcionamento dos ativos, criando assim uma imagem esticada. Para que a imagem não fique distorcida, são utilizados efeitos especiais para simular uma imagem do mesmo tamanho da resolução do aparelho.

Mesmo essa conversão sendo muito bem feita e quebrando o galho, já que há uma ausência de conteúdos em 8K nativos, a qualidade da imagem não é a mesma de um conteúdo produzido originalmente nesta resolução. Vale lembrar que a tecnologia do upscaling não é novidade, nem um diferencial das TVs 8K, pois o upscaling já aparece há algum tempo em muitos modelos de televisores 4K.

Preço muito alto

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Smart TV LG 8K NanoCell NANO95

É normal uma tecnologia nova chegar com os valores mais altos no mercado e com o passar do tempo acontece uma redução do preço. Atualmente, marcas como LG e Samsung possuem opções de smart TV 8K disponíveis entre seus produtos. Mesmo sendo a mais avançada em termos de qualidade de imagem, o preço cobrado pode chegar a valores absurdos, dependendo do modelo e do tamanho escolhido.

É bastante provável que o valor dos televisores apareçam em promoções da Black Friday, mas por enquanto, para adquirir o modelo mais barato, o consumidor precisa desembolsar R$7.999,00 pela LG NanoCell NANO 95 de 55 polegadas.

Leia mais: TV Samsung ou TV LG: qual marca é melhor?

A Smart TV 8K é boa para jogos?

Com qualidade de áudio e vídeo superiores a qualquer outro modelo, a smart TV 8K vai agradar ao público que gosta de jogar. Afinal, pode proporcionar gráficos incríveis com cores muito mais reais e tecnologias de aprimoramento de áudio para maior imersão, como o Dolby Atmos, além de outros recursos como HDMI 2.1, VRR, frequência de 120 Hz e outros para melhorar a experiência durante as partidas.

Mas o problema é o mesmo de outros conteúdos: a ausência de jogos produzidos originalmente com resolução 8K. Mesmo com os avanços dos gráficos nos consoles da nova geração, PlayStation 5, Xbox Series X e Xbox Series S, os jogos mais novos ainda estão focados na resolução 4K e pode demorar até ter uma grande quantidade de games em 8K nativo.

Leia mais: Xbox Series S vale a pena? Analisamos o console compacto da Microsoft

Smart TV 8K vale a pena em 2022?

Com certeza o 8K é uma tecnologia que impressiona com a qualidade das imagens. Porém, o 4K ainda é recente e muitos conteúdos estão começando a ser produzidos para esta resolução, enquanto os serviços de streaming se esforçam para expandir a transmissão. A falta de opções no mercado e os preços altos também são fatores que tornam os modelos 8K pouco vantajosos ainda.

Se você está pensando em trocar ou comprar uma TV nova, compensa investir mais em um modelo mais potente 4K. Além de ser uma opção mais barata, você vai ficar satisfeito com a maioria das funções e pode até escolher uma TV com tamanho maior para seu ambiente ou optar por investir também em um sistema de som.


As melhores promoções de Smart TVs e outros eletrônicos estão no Promobit. Não deixe de conferir também o cupom Americanas e cupom Amazon para garantir preço ainda mais baixo em suas compras.