Campanha Amazon APP Day
Promobit
Promobit Explica

O que é e como funciona o exaustor?

Utilizado para limpar o ar dos ambientes, o aparelho pode trazer maior qualidade para sua cozinha e outros ambientes. Saiba como funciona o exaustor.

Avatar do membro Yolanda Moretto

Yolanda Moretto

14 de mar de 2019

0 comentários

Compartilhe:

Os exaustores são ótimos eletrodomésticos para se ter em casa, principalmente se instalados nas cozinhas, que são os ambientes que mais costumam acumular cheiros e gases diferentes. Ele é capaz de reciclar o ar do recinto, tirar gases, vapores e mau cheiros e ainda ajudam a controlar a temperatura. Parece interessante? Então veja como funciona o exaustor e como você pode aproveitá-lo para melhorar a qualidade de vida na sua casa.

Os exaustores são comumente instalados nos tetos das cozinhas para ajudar a circular o ar, tirando os cheiros fortes que podem ficar acumulados no ambiente, mas esses aparelhos podem ser usados também em outros cômodos, como banheiros, salas e áreas com churrasqueiras.

Como funciona o exaustor

Utilizando um motor elétrico ou energia natural (como correntes de vento), o exaustor trabalha para que o ar contido em um ambiente seja substituído, retirando cheiros fortes e também trocando o ar quente pelo ar frio. O aparelho consegue fazer isso enviando o ar do ambiente para fora (por coifas ou pelas janelas).

Utilizando seu motor, o exaustor puxa o ar do ambiente, que passa por um “labirinto” com filtros específicos, que ajudam a limpar o ar, tirando boa parte da sujeira. Depois, as bocas do exaustor devolvem o ar filtrado junto com uma parte do ar externo, que também passa pelos filtros.

Importante ressaltar que o exaustor não funciona como um ar-condicionado ou climatizador, já que ele não muda a temperatura do ar exatamente, ele apenas permite que o ar fresco de fora entre no cômodo e que o ar quente saia, o que, em uma cozinha e perto de churrasqueiras, já faz bastante diferença.

Isso não impede que os exaustores sejam combinados com climatizadores ou aparelhos de ar-condicionado, além de filtros, para melhorar a qualidade do ar.

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Vantagens de ter um exaustor em casa

Como já mencionamos, você pode utilizar o exaustor em diversos tipos de ambientes, com os mais comuns sendo nas cozinhas e em banheiros sem janela.

O aparelho consegue trocar o ar ambiente e também distribuí-lo melhor pelo cômodo. Alguns modelos mais caros também conseguem ser mais silenciosos do que a maioria, gerando menos incômodo. Esses aparelhos também não geram correntes de vento, como no caso de ventiladores, deixando seu uso mais agradável. Também existem modelos industriais que podem ser utilizados em cozinhas de restaurante etc.

Consumo de energia de um exaustor

O consumo vai depender muito do tipo de exaustor e do ambiente no qual ele será instalado. Geralmente os exaustores de banheiro têm uma potência aproximada de 20W, o que levaria a um consumo mensal aproximado de menos de R$1,00. O exaustor de cozinha fica dentro dessa média também (pensando em 5 horas de uso por dia para cada modelo).

Já um exaustor industrial pode chegar a 750W, o que leva o gasto para aproximadamente R$ 25,00 por mês, com 5 horas diárias de uso.

Saiba mais sobre o cálculo de consumo de energia de um eletrodoméstico

Na hora de comprar seu exaustor, não esqueça de verificar as medidas do aparelho e as indicações do fabricante sobre a instalação.


Gostou do nosso artigo? Ficou com alguma dúvida sobre o funcionamento dos exaustores? Quer indicar algum modelo para a comunidade? Deixe seu comentário! Aproveite também para encontrar aquele fogão em promoção e os principais cupons de desconto da internet.