Promobit
Promobit
Promobit Explica

Como saber se um suplemento é falsificado?

Separamos algumas dicas sobre como saber se um suplemento é falsificado para você poder cuidar da sua saúde com segurança e não cair numa cilada.

Como saber se um suplemento é falsificado?

10 de set de 2020

0 comentários

Compartilhe:

Aqui no Promobit, vira e mexe aparecem suplementos em promoção. Embora só aprovemos produtos originais e de lojas confiáveis, já que cada oferta é verificada individualmente antes de ser postada, muitos usuários ainda ficam com dúvidas sobre a procedência do produto. Por isso, neste artigo vamos explicar como saber se um suplemento alimentar é falsificado. 

A seguir, você vai conferir dicas práticas e informações que te ajudarão a olhar no seu próprio suplemento se ele é falso ou verdadeiro. 

Quer receber avisos sempre que aparecer Suplemento em promoção?

Como identificar um suplemento e quais informações devem estar no rótulo?

O primeiro passo para identificar um suplemento alimentar de verdade é verificar a embalagem dele. Segundo informações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), além do próprio nome do produto, a embalagem pode trazer: a categoria do nutriente fornecido pelo suplemento, a categoria da substância bioativa e da enzima, além da fonte da qual essa substância foi extraída. 

Além do nome, é dever do fabricante informar no rótulo, segundo a Anvisa: 

  • A quantidade recomendada para uso do produto e a frequência diária de consumo para cada grupo de pessoas e faixa etária; 
  • Advertências gerais e específicas, que variam de acordo com a composição ou forma de administração do suplemento; 
  • Restrição de uso, quando o produto não puder ser consumido por determinado grupo, como gestantes ou idosos; 
  • Tabela nutricional, com descrição das quantidades de nutrientes, substâncias bioativas, enzimas, probióticos;
  • Lista de ingredientes, com todos os constituintes usados na formulação; 
  • Declaração da presença de alergênicos, glúten e lactose.

Portanto, se no rótulo do seu suplemento alimentar não conter todas essas informações, mesmo que seja a presença ou ausência de algum componente, ele deve ser falsificado.

Leia também: 
  • Dicas para aproveitar promoções de suplemento
  • Tudo que precisa saber antes de comprar suplementos online
  • Tipos de Whey Protein: saiba quais são e como eles funcionam

A aparência conta muito 

Além das informações presentes no rótulo, preste atenção também na aparência dele. Marcas reconhecidas prezam bastante pela embalagem e apresentam produtos chamativos e vibrantes, algumas vezes coloridos, mas também pendendo para o cinza ou preto brilhante. 

Quando um suplemento alimentar chegar à sua casa, compare o rótulo dele com a foto do produto no site que você realizou a compra. Outra etapa é ver se ele está bem fechado ou se parece que foi reaberto. Verifique também o código de barras e se há a impressão de que o rótulo é o original ou se parece que ele foi recolocado. Se tiver qualquer dúvida, confira as informações do fabricante e entre em contato com o SAC da loja. 

Há suplementos que devem ser registrados na Anvisa, outros não 

whey-protein

Em 2018, ocorreu o marco normativo da categoria de suplementos alimentares. Isso quer dizer que o órgão regulatório criou uma série de normas para a comercialização e distribuição desses produtos. Essa nova adequação ainda está em vigor e tem prazo de 5 anos, encerrando-se em julho de 2022. Dentre outros pontos, ela dispõe sobre os requisitos sanitários para a comercialização dos suplementos, estabelece os requisitos para a comprovação da segurança e dos benefícios dos probióticos usados, os limites de uso e rotulagem complementar dos suplementos. 

Portanto, é importante saber que é possível encontrar no mercado produtos que estejam dentro dessa adequação e produtos que não. Além disso, a partir das novas regras, nem todos os suplementos devem ser registrados na Anvisa, mas somente aqueles que contém enzimas ou probióticos. 

Os suplementos registrados são avaliados e aprovados pela Anvisa antes de irem para o mercado. O número de registro deve ser declarado na rotulagem do produto e pode ser conferido se for feita uma pesquisa no portal da Anvisa. Esse é um jeito de conferir se o suplemento que contenha enzimas ou probióticos passou mesmo pelos procedimentos sanitários e de segurança e se é original. 

Já os demais suplementos não precisam passar pela Anvisa, ou seja, seguem uma rota simplificada que facilita seu acesso. Em contrapartida, os fabricantes precisam declarar que atendem às regras e comunicar o início da fabricação ou importação do produto ao órgão local de vigilância sanitária (do estado ou município).

E como funciona a importação de suplementos?

caseina-capa

A importação de suplementos é permitida, desde que a quantidade adquirida não caracterize comércio ou prestação de serviços a outras pessoas. Neste caso, seja no próprio suplemento ou na nota fiscal do produto, deve haver os dados do importador. 

Para verificar a veracidade do suplemento, é possível ligar no SAC da empresa e confirmar o número do lote do produto e bater os dados.

Lembre-se também de guardar as notas fiscais, porque se suas dúvidas com a importadora não forem solucionadas e você precisar fazer algum tipo de reclamação, ela vai ser mais efetiva se você tiver em mãos todos os dados e documentos possíveis sobre sua compra.

Preços baixos demais são furada, por isso o Promobit está aqui para te ajudar

Por último, mas não menos importante, sabemos que devemos desconfiar de suplementos que estão baratos demais, principalmente os importados. Por isso, o Promobit está aqui para te ajudar. Nós somos uma plataforma que reúne as melhores ofertas e cupons de desconto do mercado e o que nos garante esse compromisso é todo o processo de verificação que uma promoção passa antes de ser aprovada e liberada para a comunidade. 

Aqui, você vai encontrar ofertas de suplementos que foram verificadas por uma equipe de especialistas (que confirmou se o preço está vantajoso mesmo, se a loja que está vendendo é confiável e segura), por isso, não vai precisar se preocupar se o suplemento é falsificado ou verdadeiro. 


Agora que você já viu como saber se um suplemento é falsificado, aproveite nossas promoções de suplemento e use um cupom Submarino ou cupom Americanas para economizar ainda mais!