Promobit
Promobit Explica

Lava-louças: vale a pena o investimento para ter mais tempo de lazer?

Equipamento de cozinha tem custo inicial alto, mas garante economia de água e energia elétrica. Veja se adquirir uma lava-louças vale a pena ou não.

Avatar do membro Luiza Lamas

Luiza Lamas

9 de jan de 2020

0 comentários

Compartilhe:

Muitos produtos que facilitam o dia a dia com o cuidado da casa têm chamado a atenção, como máquinas lava e seca, micro-ondas, panelas elétricas e outros itens, inclusive as máquinas de lavar louça, desejadas por trazem praticidade, mas questionadas por serem um investimento alto e talvez não tão práticas assim, por precisarem de muita louça suja para serem usadas. Neste artigo, analisamos o funcionamento de uma máquina do tipo e as vantagens e desvantagens dela, para responder se adquirir uma lava-louças vale a pena ou não. 

Como funciona uma lava-louças?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Uma lava-louças é uma máquina que, como o nome sugere, lava a louça nossa de cada dia. Para isso, esse tipo de produto conta com programas de lavagem específicos, geralmente para lavagens de panelas; peças delicadas; ou quando os pratos, talheres e copos estão engordurados, ciclos de lavagem mais pesados. 

Além disso, dependendo do modelo, é possível programar para lavar louça na água quente, morna ou fria (considere que as louças lavadas na água quente gastam mais energia do que as lavadas em água fria). 

Para que uma lava-louças funcione perfeitamente, é necessário ter alguns cuidados: 

  • Retirar os restos de comida dos pratos e jogá-los no lixo (não, não é necessário enxaguar os pratos levemente antes de colocá-los na máquina);
  • Colocar todos os itens organizadamente na máquina, de acordo com cada compartimento (isso garante que a água e o sabão atinjam todas as partes das louças e as peças fiquem realmente limpas);  
  • Para obter melhor reaproveitamento, esperar ter louça suja suficiente para enchê-la completamente (uma máquina pode lavar a louça de até oito pessoas, dependendo do modelo); 
  • Utilizar um tipo de detergente específico; 

Quais são as vantagens de uma máquina lava-louças?

Além da economia de tempo, que pode ser usado para assistir a um episódio de uma série, para descanso ou até para fazer outros serviços da casa, utilizar uma máquina lava-louças também garante economia de água e energia. 

Uma pesquisa realizada pelo Laboratório Falcão Bauer e encomendada pela Whirlpool (responsável pelas marcas Brastemp, Consul e Kitchen Aid) revelou que a substituição da lavagem manual pela lava-louças pode gerar uma economia anual de até 27 mil litros de água, o que equivale a 55 caixas d’água de 500 litros. Isso representa uma economia de até seis vezes mais água em comparação com a lavagem manual. Além disso, o sabão utilizado na máquina de lavar louça é bem mais concentrado do que o nosso, por isso a lavagem é mais eficiente. 

E as desvantagens?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Uma máquina lava-louças tem um custo alto e isso pode ser considerado como uma desvantagem para ela. Além disso, é necessário trocar, de tempos em tempos, o filtro da máquina (que segura a gordura e toda a sujeira que sai das louças) para garantir o bom funcionamento do aparelho. Fora isso, o que vai se caracterizar como uma desvantagem ou não depende do seu perfil ou da sua família (e será abordado no próximo tópico). 

Afinal, o investimento em uma máquina lava-louças vale a pena?

Quem já tem uma máquina lava-louças e a usa da forma correta considera o aparelho um investimento. Apesar disso, se você morar sozinho ou apenas com mais uma pessoa, uma máquina lava-louças pode não valer a pena, porque você pode demorar muito para enchê-la com louça suja e garantir o total desempenho. 

Para tomar a decisão se uma adquirir uma lava-louças vale a pena ou não, considere também o seu perfil: você é do tipo que não pode ver uma louça suja na pia e já quer lavar? Ou tudo bem deixar acumular um pouquinho mais de peças e aproveitar a máquina? Aqui, acreditamos que vale sim adquirir o aparelho, se você tem o investimento inicial necessário, está buscando mais qualidade de vida e mora com pelo menos mais duas pessoas além de você. 


Agora que você já sabe se adquirir uma lava-louças vale a pena para o seu perfil ou não, não se esqueça de acompanhar promoções de lava-louças para comprar a sua pagando barato! Utilizar um cupom Americanas ou cupom Submarino deixa o valor do produto mais baixo ainda!