Take a fresh look at your lifestyle.

Conheça os tipos de cafeteira e descubra como usar cada um

Explicamos o que são e como funcionam alguns tipos de cafeteira para você escolher a melhor para preparar o seu café preferido.

O café é um assunto recorrente aqui no blog do Promobit. Falamos sobre como fazer café, demos alguns conselhos sobre como comprar café no supermercado ou em lojas especializadas, explicamos como comprar uma cafeteira, entre outros textos. Ainda nessa linha, hoje vamos especificar quais são os tipos de cafeteira que você pode comprar para preparar a bebida em casa e como você pode usar cada um deles. 

Quer receber avisos sempre que aparecer Cafeteira em promoção?

Tipos de cafeteira: por que existem produtos diferentes? 

Se o café é sempre a mesma bebida, você pode se perguntar porque existem tipos de cafeteira diferentes para extrair a bebida. Isso acontece porque cada tipo vai fazer com que uma propriedade, qualidade ou característica do grão fique mais em evidência do que outra. 

Além disso, algumas necessitam de filtros de papel, outras não; algumas precisam de um pó mais fino enquanto em outras pode ser usado o pó de café comum. Em algumas, é utilizado mais água, em outras não. Tudo isso vai influenciar no gosto final da bebida e é por isso que talvez você goste mais de fazer café em um tipo de cafeteira do que em outro. 

Leia também: 

Tipos de cafeteira 

Agora que você já sabe como e porque cada tipo de cafeteira diferente é importante, chegou a hora de explicar quais as características e como funciona cada um deles. 

Cafeteira Francesa

prensa-francesa

Também chamado de Prensa Francesa, esse tipo de cafeteira entrega uma bebida suave e potencializa a doçura original do grão de café. Ele funciona através da infusão, ou seja, o sabor é extraído do pó enquanto ele fica em contato direto com a água. 

Para fazer café na prensa francesa, não é necessário coador e nem uma temperatura de água específica (pode-se preparar café gelado com ela), mas o mais comum é o líquido estar entre 92ºC e 96°C para preparar a bebida. O recomendado é escaldar o recipiente anteriormente também, para que ele tenha a mesma temperatura da água. 

Você vai precisar colocar o pó no fundo da prensa francesa (use a proporção de 20 gramas de pó para 360 ml de água) e depois encaixar a tampa no produto sem abaixar a alavanca. Depois, dê início ao cronômetro e conte quatro minutos. Passado esse tempo, empurre a alavanca lentamente para baixo, pois ela vai separar o pó do café pronto. E então é só servir. 

Uma das características da prensa francesa, além das que já citamos no início, é que ela prepara o café bem rapidamente e ainda preserva os óleos essenciais do grão. 

Cafeteira Italiana

cafeteira italiana
Fonte: Pixabay

Também chamada de Moka, a cafeteira italiana produz um café mais intenso, que lembra o expresso. Apesar disso, ela não é uma máquina. Esse segredo de quase ser um expresso se deve à pressão que é utilizada para extrair a bebida. 

A cafeteira italiana funciona da seguinte maneira: ela tem um bojo interior onde a água deve ser colocada; um recipiente com furos bem pequenos onde é colocado o pó; e a parte onde o café vai sair, já pronto. Quando a cafeteira é colocada no fogo, o calor preenche o bojo com vapor, o que aumenta a pressão e empurra a água para cima, passando pelo pó de café e extraindo a bebida. 

Cafeteira Aeropress

Assim como no caso da cafeteira italiana, o café produzido na aeropress também fica pronto por meio da pressão do ar. Mas existem alguns passos para isso acontecer, porque a preparação é um tanto mais complicada se compararmos com a da Moka. 

Primeiro, você vai precisar montar a aeropress. Ela tem três partes diferentes e, ao organizá-la, deixe a parte plástica com a borracha para cima, com a base apoiada em uma superfície. Depois, pegue a outra parte da aeropress e encaixe a parte menor na borracha (como ela é bastante hermética, as partes vão ficar juntas sem dificuldade). 

Logo depois, você vai precisar colocar o pó de café nessa parte menor da aeropress e, depois, a água já quente. Deixe a água com o pó de café ali por um dez ou vinte segundos e enquanto isso vá mexendo levemente, para misturar os dois ingredientes. Por fim, escalde o filtro da aeropress junto com o filtro próprio de café para ela e encaixe no tubo do produto. 

Para preparar o café em si, vire a aeropress de ponta cabeça e pressione o aparelho, como se fosse uma seringa, na própria xícara ou caneca em que você vai beber o produto. E ele estará pronto. Esse tipo de preparo é bem rápido e também garante que os óleos essenciais do grão de café fiquem preservados.

Leia também: 

Cafeteira de Cápsulas 

dolce gusto

Muito conhecidas no mercado, principalmente as Nespresso, Dolce Gusto ou Três Corações, esse tipo de cafeteira funciona por meio da eletricidade e das cápsulas, que podem ser não só de café, mas também de chás e leite para a produção de achocolatados, cafés com leite, cappuccinos, mochas e outras bebidas. 

Apesar de a vantagem ser ter em casa uma cafeteira multibebidas, a desvantagem é a grande quantidade de lixo produzido por elas (que pode ser reciclado se levado ao ponto de coleta correto).

Cafeteira Turca

Nesta cafeteira é usado um pó de café bem fino que não é coado, mas sim misturado na água como se fosse um café solúvel. Ele é consumido principalmente nos países árabes e permite o uso conjunto de especiarias, como anis estrelado, cardamomo e canela. 

A cafeteira turca é também é chamada de ibrik e pode ser feita de cobre, latão, aço ou ferro. Ela parece uma panela bem pequena, tem o fundo um pouco maior que a parte superior e um cabo bem comprido. Para fazer o café nela, só é necessário colocar a quantidade de pó ideal (pode ser uma colher de sopa) e depois colocar água fria e filtrada até encher a cafeteira. 

Logo após, é necessário colocar a cafeteira no fogo e ferver a água (a moagem fina permite isso sem afetar o sabor da bebida) por três vezes. Ocorre a fervura uma vez, deixa a bebida descansar alguns segundos; ocorre a fervura de novo, coloca para descansar mais uma vez; ferve a terceira vez e já pode servir. 

Cafeteira Globinho

Essa cafeteira tem um método de extração do café bem antigo, vindo lá do século XIX. Ela prepara um café bem suave e delicado no sabor, de um jeito bastante peculiar. Para usá-la, é necessário colocar uma quantidade de água filtrada e pré-aquecida na parte inferior da cafeteira, até que ela fique cheia em um terço da capacidade. Depois, é necessário encaixar o globo superior ali. 

Depois, é necessário colocar nesse recipiente a quantidade de café, que é moído mais grosso e diferente do comum que temos em casa. Após essa etapa, é necessário tampar o recipiente e acender a espiriteira (com álcool 92%). A água quente vai subir e passar pelo pó, o que produzirá o café. Depois, a espiriteira é retirada e o café vai descendo automaticamente. 


Agora que você já conhece alguns tipos de cafeteira para comprar, dê uma olhada nas nossas promoções de cafeteiras e use um cupom Americanas ou cupom Submarino para pagar mais barato por uma!

O que você achou desse post?
+1
1
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
Veja também
Comentários

Novo comentário
cancelar
Responder comentário:

Quer receber alertas de novas postagens?

Receba notificações em seu navegador!