Take a fresh look at your lifestyle.

Raio X Cafeteira Italiana: tudo que precisa saber antes de comprar a Moka

Descubra o segredo do café mais intenso extraído desse modelo de cafeteira

Um modelo de cafeteira que tem ganhado notoriedade nos lares brasileiros, principalmente daqueles que estão começando nesse mundo do café gourmet, é a Moka, também conhecida com Cafeteira Italiana. Parte do sucesso se deve ao modelo ser capaz de produzir um café mais intenso, que lembra um expresso, sem a necessidade de adquirir uma máquina.

Se você está pensando em comprar uma Moka ou um máquina expresso, vale dar uma olhada na nossa página com promoções de cafeteira! 

Como a cafeteria italiana funciona?

O segredo da intensidade do café retirado na Moka se deve à pressão utilizada para extração da bebida, que é o mesmo princípio utilizado nas máquinas de expresso. No entanto, ela não consegue aplicar a mesma força e o resultado lembra, mas não é idêntico, ao expresso.

A estrutura da Moka pode ser dividida em três partes: um bojo inferior onde a água é colocada, um recipiente com furos minúsculos onde é adicionado o pó e recipiente onde o café sairá. Quando o utensílio é colocado no fogo, o calor preenche o bojo com vapor, o que aumenta a pressão e empurra a água para cima, passando pelo pó de café e extraindo a bebida.

cafeteira-moka-bialetti

Quer receber avisos sempre que aparecer Cafeteira Moka em promoção?

Como faz café na cafeteira italiana?

Apesar de ser bastante intuitivo, existem alguns segredos que vão garantir que você extraia o melhor café possível com a Moka. Comece preenchendo o bojo com água até a válvula de segurança. Encaixe a parte do meio e coloque pó até preencher todo o recipiente. Rosqueie bem a parte de cima do equipamento.

Importante: antes de levar a cafeteira ao fogo, despeje um pouquinho de água dentro do recipiente. Essa etapa é importante pois impede que o metal aqueça demais e queime o café quando iniciar o processo de extração.

Outro segredo de fazer café na cafeteira italiana é sempre usar fogo baixo com tampa aberta. Fique atento quando os líquido começar a subir e feche a tampa e desligue o fogo após os cinco primeiros segundos. O calor gerado será suficiente para terminar o processo de extração sem aquecer demais a água a ponto de “queimar” a bebida.

Leia também:

Invista em uma marca de qualidade

Outro segredo para fazer um bom café na Moka é investir em uma marca de qualidade, como a Bialetti. Existem muitos modelos que podem ser encontrados em lojas de departamento por R$ 30 reais em média. Não vou mentir, elas quebram um galho interessante, no entanto, o resultado sempre será aquém ao obtido com uma marca de qualidade. Nesses modelos mais baratos, é comum o café queimar ou passarem alguns grânulos de pó quando fizer a bebida.


Além de informações, no Promobit você encontra as melhores promoções e cupons de desconto da internet! Aproveite os cupons Americanas e cupons Casas Bahia para economizar nas suas compras!

Veja também
Comentários

Novo comentário
cancelar
Responder comentário:

Quer receber alertas de novas postagens?

Receba notificações em seu navegador!