Promobit
Promobit Explica

Conheça o carregador GaN e saiba um pouco mais sobre ele

A novidade do carregador GaN para uma recarga mais eficiente e rápida

Avatar do membro Júlia Queiroga

Júlia Queiroga

10 de jul de 2021

0 comentários

Compartilhe:

Se antes o celular, quando nem era smartphone, precisava ficar 8h na energia para ter sua primeira carga, atualmente esse tempo já foi reduzido para 19 min de uma bateria de 4000mAh. Isso só foi possível graças a tecnologia envolvendo o carregador GaN.

Vamos analisar a novidade do mercado que está prometendo mudanças importantes e trazendo uma nova perspectiva.

Quer economizar em produtos de informática? Aproveite nossa seleção de cupons Kabum.

Significado de GaN

GaN é a fórmula química para nitreto de gálio, um material semicondutor que está começando a “roubar” mais a fama de seu parente arseneto de gálio (GaAs) muito utilizado na indústria eletrônica e a de informática.

O GaN, com sua estrutura de cristal, tem uma forma rígida e resistente. Unindo esses fatores ao seu gap de energia, quando ele adquire características de um isolante elétrico, o torna bastante empregado em aplicações de tecnologia e inovação.

Seu uso começou na década de 90 e vem crescendo por ser uma ótima opção devido às suas características que geram um equipamento leve e potente, além de reduzir os custos de produção e ocupar menos espaço.

No que o GaN vem sendo aplicado e o que vai substituir?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Dos anos 90 até agora já chegou ao mercado de lâmpadas com sua presença em LEDs, ao de DVDs tornando a tecnologia de um CD em Blu-Ray e outros, como produção de laser e radares militares.

Sua mais nova função é substituir o silício em transistores, equipamento utilizado para ampliar ou atenuar a intensidade da corrente elétrica nos circuitos, já que oferece um aumento em velocidade, até 100 vezes mais, economia de energia de até 5 vezes e não esquenta tanto quanto um tradicional com silício.

Mas, enquanto carregador, ele é bom e está sendo adotado pelo mercado? 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Carregador GaN da Razoer

Muitas empresas estão começando a adotar essa tecnologia, como a Xiaomi que apresentou seu Mi 10 com um carregamento ultra veloz e depois anunciou que precisava retirar do mercado por uma falha de segurança.

Um exemplo de empresa que criou um carregador GaN é a HYPER que lançou o Hyper Juice no final de 2020. Esse carregador tem o tamanho de um cartão de crédito, mas vem com quatro entradas USB e tem 100W de potência. Outro exemplo é a Razer, famosa por seus equipamentos gamers, mas que ainda lançará o produto.

Carregadores GaN são uma novidade no mercado, ainda pouco popularizados e integram produtos, como smartphones, ainda topo de linha. Mas apresenta novas possibilidades após tantos anos com transistores de silício.


Aqui no Promobit há promoções e ofertas para acessórios de smartphones, como carregadores e baterias portáteis.