Campanha Super Deals - Aliexpress
Notícias

Xiaomi interrompe vendas de novo carregador rápido após descobrir vulnerabilidade

Chip presente no novo carregador não era criptografado e era suscetível a invasões

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

23 de abr de 2020

0 comentários

Compartilhe:

No mesmo dia do lançamento global do Xiaomi Mi 10, a empresa também trouxe ao mercado seu novo carregador de 65w que prometia carregamento bastante rápido do novo smartphone da Xiaomi. Porém, recentemente a imprensa chinesa constatou que os carregadores recém lançados não estavam mais disponíveis para a venda e ao que tudo indica o motivo é uma falha de segurança que fez com que a Xiaomi interrompesse as vendas de seu novo carregador.

De acordo com o site Gizmodo China, a Xiaomi retirou os novos carregadores de circulação ao ser informada por uma equipe de especialistas não ligados a empresa sobre as possíveis vulnerabilidades dos novos carregadores. O carregador Xiaomi GAN de 65w, que funciona com tecnologia de nitreto de gálio, também faz uso de um chip regravável para correções e atualizações, porém o chip não é criptografado, tornando-se vulnerável ao ataque de hackers. 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Entre os riscos do novo carregador está a possibilidade de hackers invadirem o carregador e expor o aparelho a altas voltagens capazes de prejudicar seriamente o smartphone, embora seja pouco provável que o aparelho exploda ou pegue fogo, pois atualmente a maior parte dos smartphones contam com proteção contra tensões elétricas muito altas que também protegem o hardware, mas outros componentes conectados como fone de ouvido podem ser prejudicados. 

Após o incidente a Xiaomi removeu o carregador rápido de todas as plataformas onde estava sendo vendido, de lojas físicas a e-commerce, alegando motivos de emergência. O novo carregador rápido da Xiaomi ainda não chegou oficialmente ao Brasil e após esse episódio pode demorar ainda mais para chegar. 

Fonte: Gizmodo China


Confira as melhores promoções de smartphone no Promobit e economize na compra do seu novo celular. Aproveitando algum cupom de desconto você pode pagar ainda menos.