Promobit
Guia de compras

Notebook Lenovo é bom? Conheça os modelos da marca

O notebook Lenovo é bom já que é um produto de uma das principais fabricantes de notebooks presentes no Brasil. Conheça os modelos e variações disponíveis.

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

10 de mai de 2023

0 comentários

Compartilhe:

Uma das principais fabricantes de notebooks presentes no mercado nacional, a Lenovo é uma marca chinesa com alcance global e que comercializa notebooks, laptops, smartphones, entre outros. Inclusive a fabricante é proprietária da Motorola desde de 2016. Entre as máquinas portáteis é comum surgir a dúvida se o notebook Lenovo é bom e o que podemos antecipar é que depende das necessidades do usuário. 

Com linhas que atendem a diferentes públicos, a Lenovo conta desde de uma linha voltada para todos os usuários como a Ideapad, aos modelos projetados para o mundo empresarial, Lenovo Thinkpad, ou linha Legion para o público gamer. 

A seguir, apresentaremos as principais linhas de notebooks da Lenovo, desde os modelos mais básicos até os mais robustos. Veja quais as principais características de cada um e descubra se um notebook Lenovo vale a pena para você.

Confira o preço dos recomendados:

Notebook Lenovo Ideapad

Ideapad é a série mais ampla dos notebooks Lenovo. Ela é formada por modelos que atendem desde os usuários mais básicos, que precisam de um bom laptop para navegar na internet, estudantes que necessitam de uma máquina com boa bateria e softwares de edição de textos, fotos ou vídeos e notebooks voltados aos gamers e ao público empresarial. 

Ideapad 1 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Composta por modelos mais básicos, a linha Ideapad 1 foi desenvolvida para quem precisa de um bom computador portátil para estudos e trabalho. Com corpo todo em plástico e versões com 14 ou 15 polegadas, a tela não possui tela TN com resolução apenas HD. Todos os aparelhos são equipados com processadores AMD Ryzen e armazenamento em SSD de 256 GB e RAM de 8 GB. 

  • Processador: AMD Ryzen 3, 5, 7
  • RAM: 8 GB 
  • Gráficos: AMD integrada 
  • Armazenamento: SSD 256GB SSD
  • Tela: TN, HD

Ideapad 3

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

A linha Ideapad 3 é mais ampla e formada por notebooks básicos e intermediários com corpo feito de plástico. os notebooks são equipados com processadores intel e 3i, sem i, processador AMD Ryzen. Divididos em duas nomenclaturas, os modelos IDEAP 3i são equipados com processadores Intel, enquanto os modelos apenas Ideapad 3 possuem chips AMD Ryzen. Devido ao grande número de versões, as especificações também variam muito. A seguir, listamos as configurações que você pode encontrar nos notebooks Lenovo Ideapad 3

  • Processador: Intel Core i3, i5 ou i7 de 7ª 11° geração / AMD Ryzen 5, 5
  • RAM: 8GB – expansível até 20 GB em algumas opções;
  • Gráficos: Intel Iris Xe Graphics, AMD Radeon™ Graphics integrada
  • Armazenamento:, 256 GB SSD
  • Tela: HD ou Full-HD de 15.6 polegadas;

Ideapad gaming 3i

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Já o IdeaPad Gaming 3i é o modelo gamer mais acessível da Lenovo com chip gráfico GTX 1650 ou versões mais robustas com RTX 3050 ou RTX 3060. A linha gamer de entrada da Lenovo possui design neutro para um notebook gamer, o que deixa o modelo mais versátil. A linha Gaming 3i conta também com tela IPS de 15 polegadas e resolução Full HD . 

O desempenho fica a cargo dos processadores Intel i5 ou i7 de 11ª ou 12° geração ou chips AMD Ryzen 7 de 5° ou 6° geração. Já o armazenamento é em SSD de 256 ou 512 GB e a memória RAM é de 8 GB. 

  • Processador: Intel Core i3, i5 ou i7 de 7ª 11° geração / AMD Ryzen 5, 5
  • RAM: 8GB – expansível até 20 GB em algumas opções;
  • Gráficos: GTX 1650 4 GB ou RTX 3050 
  • Armazenamento:, 256 GB SSD
  • Tela: HD ou Full-HD de 15.6 polegadas

Ideapad Flex 5i

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Outra boa opção é o notebook 2 em 1, Ideapad Flex 5i, modelos que possuem tela com giro de 360°, sensível ao toque e com tecnologia IPS que possui como principal benefício não distorcer as cores. O aparelho pode ser encontrado com processador da Intel de 11° geração e armazenamento em SSD. Esse tipo de notebook oferece versatilidade ao usuário por poder ser usado com tablet e ter outros benefícios interessantes para ilustradores e artistas gráficos.

Notebook Lenovo Legion

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

A linha Legion é voltada especificamente ao público gamer e também para quem busca uma máquina mais robusta para usos intensos e isso fica óbvio no visual do Lenovo Legion 5 com teclado retroiluminado cujas cores podem ser configuradas em algumas versões. Atualmente a linha conta com duas opções disponíveis no mercado nacional, são elas o Lenovo Legion 5i e o Legion 5 e assim como acontece com a linha Ideapad a diferença entre elas está no processador Intel ou AMD Ryzen respectivamente. Outras especificações de destaque são a tela IPS com resolução full HD e taxa de atualização de 120 hz e a GPU dedicada que pode ser RTX 3050 ou RTX 3060, a depender do modelo. 

  • Processador: Core i7  de 11° ou 12° geração ou Ryzen 7 de 5° geração
  • RAM: Até 16 GB – expansível até 32 GB;
  • Gráficos: NVIDIA GeForce RTX 3050 ou 3060 6GB;
  • Armazenamento: 512 GB SSD;
  • Tela: Full-HD de 15.6 polegadas IPS, 120Hz

Aqui no Promobit o Lenovo Legion 5 com AMD Ryzen 5 já esteve disponível por R$5.499.

Notebook Lenovo Yoga

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Se você procura um laptop portátil, versátil e durável, a Lenovo também tem uma linha completa de notebooks 2 em 1 e ultrafinos que atendem pessoas com as mesmas preferências. Os notebooks da linha Lenovo Yoga, composta pelo Yoga 9i e Yoga 7i, compartilham muitas especificações com os modelos da linha Ideapad, com algumas adições interessantes e, claro, o diferencial de serem conversíveis.

Destacamos as portas Thunderbolt 4 USB que permitem a transferência de dados com mais rapidez e Wi-Fi 6 para conexões até 40% mais rápidas. O leitor de impressões digitais e a Lenovo Active Pen, que acompanha alguns modelos e também pode ser adquirida separadamente. Esta caneta oferece experiência sem igual para desenhistas, designers, projetistas e editores que podem utilizar a máquina da forma como bem entenderem.

Vamos às especificações do ultrafino Lenovo Yoga 9i:

  • Processador: Intel Core i7 de 12° geração
  • RAM: A partir de 16 GB
  • Gráficos: Integrados – Intel Iris Xe Graphics;
  • Armazenamento: SSD 512;
  • Tela OLED: touch de 14 polegadas com resolução HD – gira em até 360º;
  • Conexões: HDMI, USB 3.0, leitor de cartão SD e USB-C.

Notebook Lenovo ThinkPad

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

A linha ThinkPad é a mais visada por pessoas que desejam notebooks potentes, leves, duráveis e seguros. Indicadas para uso empresarial, estas máquinas são atualizadas periodicamente com novos processadores, unidades de armazenamento, recursos e opções que aprimoram a privacidade do usuário. Porém, essa característica faz com que o estoque desses aparelhos nas lojas físicas e e-commerce seja menor.

O notebook da linha que destacamos é o Lenovo ThinkPad L14 que é bastante procurado por trazer as boas características da linha, como construção robusta, resistente e especificações voltadas para o uso empresarial.

Segundo a fabricante, o modelo oferece até 16 horas de duração de bateria e, graças ao recurso RapidCharge, pode obter 80% de carga, estando ligado à tomada por apenas uma hora.

Confira a seguir as especificações do notebook:

  • Processador: AMD Ryzen 7 
  • RAM: 8 GB DDR4;
  • Gráficos: Integrados – Intel Graphics ou AMD Radeon Graphics
  • Armazenamento: até  1 TB em SSD
  • Tela: Full-HD de 14 polegadas IPS

Estes são os principais notebooks da Lenovo atualmente disponíveis no Brasil. Lembre-se que, com o passar do tempo, os modelos vão sendo atualizados, seus componentes mudarão e seus preços também. Você tem algum dos citados aqui? Acha que eles valem a pena?


Confira aqui no Promobit as melhores promoções de notebooks gamers e economize ainda mais em sua compra com algum cupom de desconto.