Campanha Super Deals - Aliexpress
Guias de Compra

Notebooks para rodar AutoCAD que não custam uma fortuna

AutoCAD é um software gráfico muito usado por arquitetos e engenheiros. Selecionamos notebooks para rodar AutoCAD que são boas opções de compra

Avatar do membro Bruno Braga

Bruno Braga

28 de out de 2023

0 comentários

Compartilhe:

Arquitetos e estudantes de arquitetura costumam usar com frequência o AutoCAD, famoso software gráfico de 2D e 3D utilizado para o desenvolvimento de projetos de edificações, pontes, entre outros. Como o programa exige alguns requisitos mínimos de hardware para ser usado, muita gente fica na dúvida sobre notebooks para rodar AutoCAD. Confira nossa lista com sugestões de notebooks que rodam o programa.  

Além artigos e guias de compra, no Promobit você também encontra as melhores promoções de notebook da internet! Depois de finalizar o texto, dê uma olhadinha na nossa página de promoções. E para economizar ainda mais na compra do seu notebook novo.

Modelos de notebook para rodar AutoCAD

Confira os preços:

Lenovo Ideapad Gaming 3i 82MG0009BRMelhor notebook custo-benefício para AutoCAD
MacBook Air M2Modelo premium
Dell Inspiron I15-I1300-M20SOpção mais barata
Dell G15 5530Melhor modelo Dell 
Lenovo Legion 5Melhor modelo Lenovo 
Acer Nitro 5 AN515-58-54UHMelhor modelo Acer
Vivobook Pro 15Melhor modelo ASUS 

Configurações para rodar AutoCAD

O AutoCad é um software para uma função bem específica e não são todos os notebooks que são capazes de rodar o programa. De acordo com a página oficial do AutoCAD, alguns requisitos mínimos são necessários para que o AutoCAD rode de uma forma funcional, embora sem o melhor desempenho. São elas:

  • Processador com clock de 2.5 GHz a 2.9 GHz
  • 8GB de memória RAM;
  • Placa de vídeo com GPU de 1GB;
  • Pelo menos 6GB de HD (para instalar o software);

Vale lembrar que essas são as especificações mínimas para que o AutoCAD funcione, mas é bom ser um pouco mais exigente, até para simplificar a escolha dos modelos. Então selecionamos sugestões de notebooks com placa de vídeo de no mínimo 4GB e processadores core i5 ou i7 e similares. 

Lenovo IdeaPad Gaming 3i 82MG0009BR

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Considerando o foco de sugerir boas opções que não custam tão caro, abrimos a lista com o que é, possivelmente, o melhor notebook para AutoCAD para quem visa um bom custo benefício. O modelo 82MG0009BR do Ideapad Gaming 3i possui um conjunto de hardware interessante e versátil, e digno de destaque para um notebook que é facilmente encontrado por menos de 5.000 reais. A soma do processador Intel Core i5-11300H, com 4 núcleos e 8 threads, com 8GB de memória RAM resulta em um bom desempenho no AutoCAD e softwares similares para a renderização de projetos de tamanho pequeno e intermediário, apresentando engasgos caso vá por projetos muito grandes. 

Parte disso se dá pelos 8GB de RAM DDR4 e pela RTX 1650 de GPU dedicada, que proverão um bom “piso” no desempenho de forma geral, mas não lidam tão bem com aplicações mais exigentes. Mas outro ponto positivo é a sua tela, IPS com resolução Full HD e no tamanho padrão de 15.6 polegadas, ficando dentro do necessário para um boa visualização, além de uma boa definição de cores para uma tela básica. Além disso, ela também conta com revestimento antirreflexo. 

O Ideapad Gaming 3i 82MG009BR é uma boa escolha não só para quem procura um bom custo-benefício, como também para quem ainda está se familiarizando com o AutoCAD e terá no notebook da Lenovo um bom “playground” para se aventurar no software sem grandes limitações para um iniciante. 

  • Tela: 15.6’’, Full HD, IPS, 60 Hz
  • Peso: 2,25 kg 
  • Processador: Intel Core i5-11300H
  • Memória RAM: 8GB
  • Armazenamento: 512GB SSD
  • Placa de vídeo: NVIDIA GeForce GTX 1650

Compre agora o Ideapad Gaming 3i na Amazon

MacBook Air M2

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Apesar do foco em modelos mais baratos, os MacBooks devem marcar presença ao falarmos do melhor notebook para AutoCAD por ser um modelo que une desempenho a portabilidade de forma singular, mas claramente sendo um modelo mais premium e de preço mais alto para quem pode investir em um aparelho de alto nível para realizar seus trabalhos. O grande diferencial do MacBook Air é a possibilidade de carregá-lo para praticamente qualquer lugar, aproveitando uma bateria de até 18 horas de duração e sem abrir mão de um alto desempenho. 

O chip M2 de 8 núcleos junto aos 8GB de memória RAM DDR5 são os grandes responsáveis por garantir um bom uso do AutoCAD e demais softwares 3D de mesmo nível, muito pela integração com a GPU M2 de 10 núcleos, fazendo com que todo o hardware se mantenha “alimentado” com o poder de fogo necessário para uma boa usabilidade mesmo em tarefas mais exigentes. E tal qual o padrão da linha e da marca, sua tela Liquid Retina com painel IPS é um grande destaque, com brilho de 500 nits e cores do padrão DCI-P3. 

Tudo isso, em notebook de apenas 1,51 kg, leve e prático de utilizar e transportar para inúmeros locais.   

  • Tela: 15.3’’, IPS, 60 Hz
  • Peso: 1,51 kg
  • Processador: Apple M2 8 núcleos
  • Memória RAM: 8GB
  • Armazenamento: 256GB SSD
  • Placa de vídeo: Apple M2 10 núcleos

Compre agora o MacBook Air M2 na Amazon

Dell Inspiron I15-I1300-M20S

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

A contraparte do MacBook é o modelo mais barato da lista, que tal qual o Ideapad Gaming 3i, é uma baita escolha para usuários gerais que querem economizar, mas principalmente para iniciantes do meio. Apesar de contar com uma GPU básica, uma MX550 de 2GB, este modelo da Dell possui 16GB de memória RAM junto a um i7 de décima terceira geração, mesmo sendo uma versão mais básica. Com isso, é possível ter um desempenho acima do nível intermediário no AutoCAD, além de lidar de forma mediana com os softwares mais pesados. 

Sua tela WVA antirreflexo pode decepcionar um pouco por seu brilho consideravelmente baixo, apenas 200 nits, mas não fica tão atrás no quesito contraste e definição de cores para um notebook de sua faixa de preço, além da resolução Full HD. Por fim, sendo um modelo que pesa apenas 1,65 kg, o Dell Inspiron I15-I1300-M20S também se destaca por sua portabilidade e praticidade de uso. 

  • Tela: 15.6’’, Full HD, WVA, 60 Hz
  • Peso: 1,65 kg
  • Processador: Intel Core i7-1355U
  • Memória RAM: 16GB
  • Armazenamento: 512GB SSD
  • Placa de vídeo: NVIDIA GeForce MX550

Compre agora o Dell Inspiron I15-I1300-M20S na Amazon

Dell G15 5530

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Caso você procure pelo melhor notebook para AutoCAD da Dell que não tenha uma ficha técnica básica como o modelo acima, o Dell G15 pode ser a escolha ideal. O modelo em questão é o i1300-M30P, que se destaca pela ficha técnica bem equilibrada e pelo bom custo-benefício. Sua tela WVA, com resolução Full HD e taxa de atualização de 120 Hz apresenta um bom contraste para um boa visualização de forma geral. Possui um teclado retroiluminado na cor laranja, e é recomendado para usos mais fixos com pouca portabilidade, já que se trata do modelo mais pesado da lista. 

Partindo para suas características principais, o processador é o grande carro-chefe deste notebook, um i5-13450HX que junto aos 16GB de memória RAM DDR5, proporciona um ótimo desempenho na usabilidade de diferentes aplicações, principalmente no AutoCAD em questão. A presença de uma RTX 3050 de 6GB faz do Dell G15 5530 uma boa opção para diferentes usos profissionais, tendo capacidade de executar até projetos mais pesados, sem esquentar tanto o corpo do notebook por possuir um bom sistema de dissipação de calor. 

  • Tela: 15.6’’, Full HD, WVA, 120 Hz
  • Peso: 2,81 kg
  • Processador: Intel Core i5-13450HX
  • Memória RAM: 16GB
  • Armazenamento: 512GB SSD
  • Placa de vídeo: NVIDIA GeForce RTX 3050 (6GB)

Compre agora o Dell G15 na Amazon

Lenovo Legion 5

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Se uma de suas preocupações ao adquirir um notebook para usos mais intensos está relacionado a superaquecimento ou problemas decorrentes dele, o Legion 5 é a nossa escolha de melhor notebook para AutoCAD da Lenovo por entregar desempenho e economia ao mesmo tempo. Seu bom controle de temperatura se dá não só pelas saídas de ar presentes em seu corpo, mas também pelo processador Ryzen 7 5800H que faz um ótimo trabalho equilibrando desempenho com gasto de energia. 

Processador esse que também trabalha muito bem com os 16GB de memória RAM e a RTX 3050 – nesse caso, de 4GB – para alcançar um bom desempenho a nível profissional do AutoCAD, executando muito bem as principais tarefas dentro das renderizações 3D mais complexas. Sua bateria não é das melhores, por conta disso acaba sendo mais um modelo que é recomendado para ser utilizado como uma workstation mais fixa assim como o Dell G15 acima, apesar de não ser tão pesado. 

  • Tela: 15.6’’, Full HD, IPS, 120 Hz
  • Peso: 2,40 kg
  • Processador: AMD Ryzen 7 5800H
  • Memória RAM: 16GB
  • Armazenamento: 512GB SSD
  • Placa de vídeo: NVIDIA GeForce RTX 3050 (4GB)

Compre agora o Legion 5 no Mercado Livre

Acer Nitro 5 AN515-58-54UH

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O melhor modelo Acer não poderia ser outro a não ser um integrante da consagrada linha Nitro 5, no caso, uma opção mais atual da linha que conta com uma combinação de especificações que fazem dele o melhor notebook para AutoCAD da marca entre os modelos na faixa dos 5.500 reais ou menos. Apesar de não ser tão abrangente quanto os dois notebooks citados anteriormente, o Acer Nitro 5 AN515-58-54UH também conta com um desempenho digno de nível profissional na utilização do AutoCAD, com uma 3050 de 4GB, um i5 de décima segunda geração e 8GB de memória RAM (com um upgrade para 16GB também sendo bastante viável). 

Essas especificações são plenamente capazes de prover uma boa experiência para o usuário até mesmo em outros programas do meio, além de também ser uma tela digna de destaque. Resolução Full HD e painel IPS, bom contraste e cores sem distorções, com revestimento antirreflexo e frequência de 144 Hz, logo, você também poderá aproveitar de uma ótima fluidez ao criar e visualizar diferentes tipos de projetos. 

  • Tela: 15.6’’, Full HD, IPS, 144 Hz
  • Peso: 2,6 kg
  • Processador: Intel Core i5-12450H
  • Memória RAM: 8GB
  • Armazenamento: 512GB SSD
  • Placa de vídeo: NVIDIA GeForce RTX 3050 (4GB)

Compre agora o Acer Nitro 5 na Amazon

Vivobook Pro 15

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Presente em inúmeras listas aqui do blog do Promobit, o Vivobook Pro 15 é um dos melhores notebooks voltados à produtividade da atualidade, com uma ficha técnica robusta e com poder de fogo o suficiente para executar inúmeras tarefas bem, sendo o AutoCAD uma delas. Com 16GB de memória RAM DDR4 e o processador Intel Core i9-11900H, o hardware do Vivobook Pro 15 é apto a rodar projetos de diferentes magnitudes, estando também bem “amparado” pela GPU RTX 3050 de 4GB e um SSD de 1TB, fazendo com que não só tudo relacionado ao sistema funcione de forma fluida, como também tenha uma grande capacidade de armazenamento. 

E falando em fluidez, sua tela também conta com 144 Hz de taxa de atualização, em um painel IPS de resolução Full HD, boa para as mais variadas formas de uso. E mesmo sendo tão completo o Vivobook Pro 15 também tem a portabilidade como ponto positivo, por pesar apenas 1,8 kg e ter apenas 1,9 cm de espessura. 

  • Tela: 15.6’’, Full HD, IPS, 144 Hz
  • Peso: 1,8 kg
  • Processador: Intel Core i9-11900H
  • Memória RAM: 16GB
  • Armazenamento: 1TB SSD
  • Placa de vídeo: NVIDIA GeForce RTX 3050 (4GB)

Compre agora o Vivobook Pro 15 no Mercado Livre

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Para encontrar as melhores promoções de notebook basta acessar o Promobit. Modelos para todos os tipos de uso podem ficar ainda mais baratos com o cupom Kabum ou cupom Submarino.