Campanha Super Deals - Aliexpress
Promobit Explica

Como está o Banco Neon depois da crise

Após liquidação extrajudicial do Banco Neon, a Neon Pagamentos teve de se reerguer. Como estão as coisas dois meses depois?

Avatar do membro Rafael Oliveira

Rafael Oliveira

6 de jul de 2018

0 comentários

Compartilhe:

Há dois meses o Banco Central decretou liquidação extrajudicial do Banco Neon S.A., apontando patrimônio líquido negativo e deficiência de controle e monitoramento para prevenir a lavagem de dinheiro como alguns dos motivos que levaram a tal decisão.

Na época, a fintech Neon Pagamentos, que oferece conta digital e cartão de crédito sem anuidade, ficou impossibilitado de oferecer serviços essenciais para seus clientes, o que inclui pagamento de boletos, transferências, investimentos e recarga para celular.

A empresa precisava estar ligada a uma instituição financeira autorizada pelo Banco Central para operar e, três dias após o escândalo, anunciou parceria com o Banco Votorantim. A pergunta que fica: como está o banco dois meses depois do ocorrido?

Reestruturação do Banco Neon

A liquidação do Neon S.A. afetou não só os serviços, mas a reputação da Neon Pagamentos. O esforço da empresa para disponibilizar serviços essenciais e oferecer toda a transparência necessária durante os meses que sucederam toda a situação foi bem perceptível.

Foi necessário que todas as contas dos clientes do Banco Neon fossem convertidas em contas do Banco Votorantim. Em seu devido tempo, todos os clientes foram notificados com os números de suas novas contas, que poderiam ser geridas pelo aplicativo do Neon.

Isso foi necessário para que os clientes pudessem fazer transferências para correntistas do mesmo banco e de outros bancos — o Neon oferece transferências grátis para outras contas da própria instituição e cobra R$ 3,50 para transferências a contas de outros bancos (a primeira transferência no mês é grátis).

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Os demais serviços do banco foram restabelecidos aos poucos. Hoje, já é possível fazer transferências, recargas, saques e pagamentos com o cartão físico e virtual na função débito. As opções de investimento, conhecidas como Objetivos, também estão de volta, e novos cadastros estão sendo aceitos.

Embora boa parte das funcionalidades já estejam no ar, o Neon ainda está devendo nos serviços relacionados às funções de crédito. Ainda não é possível fazer compras no cartão pela função crédito, muito menos pagar faturas.

O banco tem uma página dedicada às suas várias funções, para que os usuários saibam quais dos serviços oferecidos por ele estão disponíveis.

Vale a pena ter uma conta no Neon?

A conta digital do Banco Neon é muito viável para quem quer se desvencilhar das taxas dos bancos tradicionais e ter serviços úteis totalmente de graça.

No entanto, a falta de pagamentos na função crédito ainda pesa contra o banco. Para quem utiliza tais funções com certa frequência e não pode esperar pela disponibilização deste serviço, há concorrentes que podem suprir a necessidade.

Esse é o caso do Nubank, um cartão de crédito que fica ainda melhor aliado à NuConta. O Banco Inter também oferece conta digital e cartão de crédito livres de taxas. Estas duas opções apresentam possibilidade de investir o dinheiro com facilidade e realizar transferências para outros bancos completamente de graça.

Leia também