Campanha Choice
Guias de Compra

Como escolher protetor solar? Conheça os tipos e formas de uso

Não sabe como escolher o protetor solar para aproveitar o sol e todos os benefícios deste verão? Trouxemos um guia bem completo para você!

Avatar do membro Rafaela Melo

Rafaela Melo

9 de dez de 2022

0 comentários

Compartilhe:

É necessário proteger a pele dos raios UV todos os dias do ano. Mas com a intensidade dos raios solares no verão esse cuidado se faz ainda mais necessário, principalmente para quem deseja aproveitar o clima da estação para passeios durante o dia. Apesar do protetor solar já existir no mercado a anos, ainda existem muitas dúvidas sobre como escolher e usar o protetor solar ideal para você. Por isso, neste texto reunimos tudo o que você precisa saber para achar o seu queridinho.

O que observar na hora de comprar o seu protetor solar

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Para escolher o melhor protetor solar para você é preciso observar algumas coisas como indicação para tipos de pele, composição e até mesmo qual será a sua rotina. Assim você evita se frustrar ao escolher um que deixará sua pele oleosa, por exemplo.

1. FPS

O primeiro ponto a observar na escolha é o seu tom de pele, pois o fator de proteção é gradual para o nível de melanina presente na pele. Então para as peles negras os protetores com FPS 30 podem ser eficazes na proteção, já peles morenas pedem o de FPS 40 e para pessoas que possuem pele clara o recomendado é o de fator 50. 

Crianças em geral e adultos de pele madura precisam usar preferencialmente os protetores de fator 50 ou 60.

2. Textura

A textura é algo que você deve levar em consideração, principalmente se o uso for para o dia a dia. No mercado é possível encontrar os protetores solares cremosos que conta com uma textura mais hidratante, os oil free onde sua composição não contém óleo indicado para peles oleosas ou acneicas e os de toque seco para quem prefere o acabamento da pele sem brilho.

3. Resistência 

Por fim, mas não menos importante a resistência. Passar o protetor solar uma vez ao dia não adiantará nada e só irá jogar seu dinheiro no lixo, por isso verificar a duração e resistência do produto escolhido é importante. Existem alguns produtos que contam com maior resistência ao suor ou água, ótimo para regiões quentes, outros que formam finas camadas na pele e precisam de reaplicação constante. 

A recomendação de alguns dermatologistas é que o protetor solar seja reaplicado de duas a três vezes por dia, já em ocasiões de grande exposição solar como praias e piscinas o uso do produto a cada duas horas deve ajudar a sua pele a ficar protegida.

Quais os tipos de protetor solar existem?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Agora que você já sabe como escolher o seu protetor solar, vamos te apresentar os principais tipos do produto presente no mercado.

1. Protetor solar creme

O protetor solar em creme é certamente o mais conhecido pelas pessoas e também o mais fácil de encontrar. Além disso, já está disponível em uma gama de variações de FPS, cores, texturas e ocasiões. Apesar de o protetor solar ser um item caro de cuidados com a pele, o produto em creme é um dos mais baratos da linha, sendo a primeira escolha.

2. Protetor solar em bastão

O protetor solar em bastão está ficando cada vez mais famoso nas necessaires pela sua praticidade. O produto que não faz meleca, é compacto e possui ótima durabilidade pode ser encontrado nos mais diferentes formatos de stick e preços. Algumas marcas até prometem a aplicação de retoque por cima da maquiagem sem removê-la.

3. Protetor solar em spray

O protetor solar em spray é uma ótima opção para quem deseja pegar um sol e não tem alguém para aplicar o produto nas costas. A praticidade do alcance é um dos fortes da embalagem. Contudo, é um protetor que dura pouco tanto na embalagem pois necessita de grandes quantidades na pele, quanto em proteção pela sua fina camada que precisa ser retocada mais frequentemente.

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

4. Protetor solar em pó

O protetor solar em pó é uma ótima opção para o dia a dia e normalmente possui uma embalagem de fácil aplicação, ajudando não só a trazer a proteção para a pele como também aquele toque sequinho que muita gente gosta. Algumas marcas trazem versões para serem usadas em conjunto com a maquiagem e outras especialmente para proteger o couro cabeludo, ótimo para quem quer pegar sol sem um chapéu!

5. Protetor solar com cor

Protetor solar com cor já caiu na graça de muitas pessoas, já que a adição de cor na composição, seja nos de creme, pó ou bastão, ajuda a evitar aquele efeito esbranquiçado que o produto costuma deixar na pele. Apesar de muito prático, só existem versões com cor para o rosto, ótimo para o dia a dia, mas na praia os ombros vão ter que ficar branquinhos sim.

6. Para o dia a dia

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Os protetores solares para o dia a dia costumam ser mais leves, logo são menos resistentes à água por exemplo, evitando deixar a pele muito carregada. Estes até podem ser usados em praias e piscinas, mas o gasto de produto para reaplicação vai ser maior, além de que os que contam com fórmulas mais leves possuem um preço mais elevado.

7. Para praia e piscina

Já para escolher os protetores solares de praia e piscina é fácil, na grande maioria das vezes existe a indicação na embalagem. Esses tipos são mais densos e possuem maior resistência a água e suor, além de um preço mais baixo que os de uso diário. 

8. Adulto

Escolher um protetor solar adulto é uma tarefa difícil pois exige uma análise de muitos fatores como já vimos. As fórmulas podem conter outros agentes químicos que ajudam no tratamento de idade ou controle de fatores de tipo de pele. Por isso, um protetor pode ser bom para você e ruim para outra pessoa. 

9. Infantil

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Como já vimos acima, os protetores solares de adulto podem conter vários agentes além dos de proteção, o que pode não ser ideal para a pele nova das crianças. Por isso, busque utilizar nas crianças os produtos indicados para a faixa etária. Claro que os de embalagem temáticas podem ter um custo mais elevado, por isso verifique na embalagem a indicação de uso dos protetores solares comuns caso queira ou peça indicação para o pediatra da criança. 

O uso de roupas UV anulam o uso do protetor solar?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

As roupas UV estão ganhando um espaço no armário de quem já contabilizou muitas queimaduras de sol e também nos corpos mirins das crianças. Os modelos com tecidos aquáticos prometem trazer proteção UV e trazer praticidade para evitar ficar aplicando periodicamente o protetor solar no corpo. 

Mas uma dúvida frequente é se é necessário usar a roupa e o protetor solar junto. As marcas fabricantes das peças e até profissionais relatam que as roupas UV possuem uma ótima proteção, dispensando o uso do protetor solar nas áreas que não ficam expostas ao sol. Contudo, para manter a eficácia é importante lavar as peças de acordo com as recomendações. 


Que tal escolher o seu protetor solar com desconto? Aqui no Promobit você tem ofertas e cupons Beleza na Web para garantir o seu.